Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Prefeitura de Paço do Lumiar leva ações em saúde para comunidades terapêuticas do município



  A Secretaria Municipal de Saúde –SEMUS iniciou uma série de atendimentos que estão sendo destinados para pessoas acolhidas por comunidades terapêuticas no município de Paço do Lumiar. A parceria visa contribuir, por meio da prestação de serviços médicos, com o tratamento de internos e pessoas atendidas por estas unidades. 

Na manhã desta segunda-feira, duas destas entidades, Comunidade terapêutica Kairós e a Comunidade Peniel, instituições que desenvolvem trabalhos de apoio à pessoa acometida por dependência química, receberam equipes de profissionais da Semus, durante a realização de mutirão de saúde.  A ação contou com o apoio de unidade para coleta de exames citopatológicos para mulheres, e ainda com o chamado odontomóvel, consultório móvel onde foram feitos atendimentos para tratamento e reforço da saúde bucal dos participantes.  Também foram feitas atualização de carteira de vacinação, ou mesmo iniciado esquema vacinal pela oferta e ministração de doses de vacinas como sarampo, tétano e outras.

“Este tipo de ação é de grande valia, já que, os serviços ofertados pela saúde se destinam ao bem-estar fisiológico que se somam ao nosso trabalho desenvolvido aqui que leva em consideração a saúde e tranquilidade espiritual”, avalia José Carlos Salazar, diretor da Comunidade Terapêutica Peniel.

 “Após o start dado hoje as ações nestas comunidades terapêuticas, deverão ocorrer com frequência de no mínimo uma vez por mês. Os tipos de serviços de saúde e atendimentos destinados deverão ser ampliados gradualmente mediante demanda e necessidade”, explica a coordenadora de Atenção Básica em Paço do Lumiar/SEMUS, Equilma Gonçalves.

Além da SEMUS, participam das ações como parceiros neste trabalho Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, e Secretaria de Direitos Humanos (Sendhu) por intermédio da Divisão De Enfrentamento a Violência e Drogas e Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). 

“São ações completas concretizando a indicação do conselho de se exercer essa assistência junto a essas pessoas precisam tanto de saúde e cidadania. Muitos deles chegam até a nossa comunidade sem ter se quer documentos, algo que também está sendo viabilizado aqui na ação social que conta com o pessoal da saúde do município, assistência social e direitos humanos”, relata Domingos Rodrigues, diretor da Comunidade Terapêutica Kairós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz