Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Moradores do Residencial Nova Esperança, em Paço do Lumiar, recebem serviços e aprovam ação de saúde da SEMUS


Janethe da Luz Santos (24), moradora da rua 11, quadra 10, casa 1, no Residencial Nova Esperança, era só sorrisos ao falar do que havia vindo fazer na ação de saúde, organizada em seu bairro, pela Secretaria Municipal de Saúde do Município (SEMUS), na manhã desta segunda-feira (21).

Além de saber como anda sua saúde, Janete, após consultar com clínico geral, também pode receber informações importantes sobre prevenção e manter a saúde do filho Luan Henrique, de quatro anos em dia.

“Meu filho tomou quatro vacinas para atualizar a carteira de vacinação dele. Estão todas marcadas nessa página aqui. A moça me explicou que foi a de prevenir o tétano e coqueluche, também contra a paralisia infantil, outra contra catapora e mais uma contra a febre amarela”, contou ela a nossa reportagem.

Somado aos serviços recebidos, a satisfação da moradora diz respeito ao fato de que tudo foi feito de forma, rápida sem ter que se afastar muito de casa. 

“Sempre levo meu filho no posto da Vila Cafeteira, lá é um pouquinho mais longe e tenho que gastar 6 reais com carrinho de ida e volta. Aqui, não gastei nada, vim de pé ali da outra rua e já fiz o que precisava”, disse.   

Outro que também aproveitou os serviços disponíveis, foi seu Giovane da Silva Severiano, 45 anos, morador da rua 7, quadra 13, nº27. Por conta de problemas em um dente, ele sentia dor ao mastigar. Ao fazer a uma avaliação do problema com a dentista, recebeu atendimento e voltou para casa, com encaminhamento e já de posse de medicamentos para acabar com a dor, reduzir o inchaço e então fazer uma possível extração dentária de forma segura e mais eficiente. 

Carlos Magno Madeira Abreu, de 45 anos, também morador do Residencial Nova Esperança, foi outro cidadão que passou a ser visto e acompanhado mais de pertinho pela área da saúde. Ele não possuía cartão SUS, documento de identificação importante exigido para fazer procedimentos na rede pública de saúde. De posse do cartão, ele pode iniciar uma consulta, além de verificar as taxas de açúcar no sangue e a pressão arterial.

“Morando aqui estes quatro anos, eu nunca tinha procurado médico e muito menos tinha visto um serviço tão bom deste aqui. Isso aqui é bom, ajuda de mais, porquê nos aqui só temos tempo de trabalhar e correr para pagar as contas, as vezes no dia e o tempo não dá pra ir atrás, mas vindo até nós, não vamos deixar de aproveitar, né! ”, resumiu ele.

Segundo o secretário de Saúde do Município, João Muricy, essa satisfação da população é o que se busca por meio deste tipo atendimento em regime de mutirão de saúde. Ele ressalta que desde que está à frente da SEMUS, os mutirões se intensificaram cada vez mais para cumprir essa missão.  

“As ações em saúde pelos bairros vão continuar na linha de frente da saúde, dando acesso rápido ao atendimento de demandas espontâneas e represadas nestas áreas visitadas. Para isso colocamos a disposição das comunidades todas as ferramentas possíveis e todo o corpo de profissionais necessários para realiza-las. As ações de saúde nas comunidades são e vão continuar sendo uma realidade ajudando a melhorar não só a saúde mais a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou o secretário João Muricy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz