Um dos objetivos do Programa Bolsa Família, desde a sua criação, é o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, quanto a oferta e o acesso às ações de saúde. Dentre elas podem ser destacadas, avaliação nutricional, atualização da carteira de vacinação das crianças e o acompanhamento do pré-natal em gestantes. Em Paço do Lumiar, o último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), revelou um aumento do percentual total deste tipo de cobertura, chegando ao total de 70%.
Os dados obtidos se referem à segunda vigência de 2020 e foram consolidados agora no início deste mês, pelo setor responsável. "Estes dados são muito positivos principalmente quando se vive um período de pandemia da Covid-19. Situação que pode agravar a vulnerabilidade social destas famílias e naturalmente interferir negativamente, propiciando uma possível redução da procura por serviços na saúde devido restrições tanto por parte dos próprios beneficiários, quanto, pelas medidas de proteção impostas para conter a circulação do vírus", avalia Adriana Barroso, chefe do Programa Bolsa Família na Saúde/SEMUS.
Adriana Barroso alerta ainda para a importância da superação da meta pactuada pelo município. "Outros municípios que compõem a região metropolitana e a própria capital, mantiveram suas metas em 50% ou ainda um pouco a baixo, enquanto que Paço do Lumiar, apesar de algumas dificuldades impostas por diversos motivos e o agravante desta pandemia, superou em 5% a sua meta que era de 65% ", explica ela.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, João Muricy, os resultados positivos derivam de um trabalho focado no planejamento, atendimento humanizado e efetivo. "Todo este esforço é fruto do empenho de nossas equipes quanto SEMUS, da parceria com outras secretarias envolvidas, a exemplo da Semdes, e do apoio da Gestão Municipal, com o qual podemos contar sempre tornando nossas ações ainda mais abrangentes, levando à população e aos usuários de maneira geral, serviços cada vez mais acessíveis e eficientes", concluiu o Secretário Municipal de Saúde, João Muricy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz