Páginas

sábado, 14 de setembro de 2019

Ciro Neto destaca projeto de apoio à agricultura familiar em entrevista à TV Assembleia



O deputado Ciro Neto (PP) foi o entrevistado desta sexta-feira (13) no quadro “Sala de Entrevista”, do telejornal “Portal da Assembleia”, apresentado pelo jornalista Juraci Filho, da TV Assembleia. Durante a entrevista, ele destacou um projeto de sua autoria voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar.
No último dia 28, a Assembleia aprovou um projeto de autoria do deputado Ciro Neto que versa sobre agricultura familiar, denominado “Linha de Produção”. O projeto original é da cidade de Quixeramobim, no Ceará, mas recebeu adequações para ser implementado no Maranhão e visa ampliar e melhorar as diversas cadeias de produção animal e hortifruticultura
Em 2013, Ciro Neto fez parte da equipe de governo do prefeito Juran, de Presidente Dutra, que tinha em sua plataforma de governo um viés muito forte voltado para a agricultura familiar. O deputado explicou que naquele momento foi solicitado um projeto que beneficiasse o município, e ele encontrou o projeto “São José” na cidade de Quixeramobim.
“Nós fomos visitar o projeto e conhecer como era executado essa valorização do trabalhador rural e da agricultura familiar. E trouxemos para nossa realidade aqui no Maranhão, sendo implantado em Presidente Dutra. E por conta desse projeto, o prefeito Juran recebeu um prêmio pelo Sebrae, na categoria Sustentabilidade e Inovação.”
Projeto Estadual
O parlamentar disse que quando decidiu ser candidato a deputado estadual, uma de suas bandeiras era a da agricultura familiar. “Quando tivemos o objetivo a nível estadual, nós tivemos em nossa campanha essa bandeira da agricultura familiar. Sou farmacêutico bioquímico de formação, mas um entusiasta da agricultura”.
Ciro Neto explicou pontos do projeto com suas principais diretrizes. Como no caso do gado de leite, que envolve o melhoramento do valor genético do animal, a produção de leite e seus derivados, e no setor hortifrúti, que busca melhorar a qualidade e a aparência do produto.
“O gado de leite envolve o beneficiamento em queijo, iogurte, a própria produção do leite e o valor do melhoramento do animal para revenda, por onde passa a inseminação artificial e melhoramento genético, que hoje é simples e barato. Na hortifruticultura, temos as hortaliças, que dentro das diretrizes do projeto, buscamos trabalhar de forma orgânica, levando um alimento mais saudável, livre de agrotóxico”, disse o deputado.
Ciro Neto explicou ainda que o projeto pode usar a estrutura já existente do governo como doação de maquinário, de sementes, acompanhamento técnico e integrar-se ao Centro Integrado de Produtores, previsto no nosso projeto, e com isso criar uma cadeia virtual da produção do estado, desde o pequeno ao grande produtor, facilitando o comércio das zonas produtoras e não produtoras do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz