Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Prefeitura de São Luís realiza ação educativa sobre uso da faixa de pedestre e segurança no trânsito

Mascotes da Turma do Joca atuaram nas avenidas Daniel de La Touche e Jerônimo de Albuquerque levando informações da campanha de conscientização e educação para o trânsito em ação que segue orientação do prefeito Edivaldo


Prevenir acidentes e informar sobre o uso da faixa pedestre é o foco da campanha educativa realizada pela gestão do prefeito Edivaldo em diversas avenidas da capital, de forma permanente. Na tarde desta quarta-feira (21), equipes da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), estiveram nas avenidas Daniel de La Touche, próximo ao shopping, e na Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do viaduto da Cohama. Acompanhados pelos mascotes da Turma do Joca, a equipe sensibilizou pedestres e também condutores de veículos. Com o tema 'No Trânsito Somos Todos Pedestres', na ocasião foram distribuídos ao público material informativo, cartazes e panfletos.
A campanha é permanente e promovida em avenidas onde faixas de pedestres recebem retificações. São cerca de 450 faixas que estão no cronograma de revitalização da Prefeitura e receberam melhoria com nova pintura. As equipes de educação de trânsito atuam primeiramente nos grandes corredores de transportes e após, nas faixas situadas nas proximidades das escolas da rede pública e também particulares. A campanha retornará à Avenida Daniel de La Touche, Cohama, e após, avenidas nos bairros Vinhais, Jardim América, Cohab, Itapiracó, Cohatrac e outras.
A ação educativa é mais um meio importante para evitar e reduzir acidentes, pontua o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. "O objetivo destas atividades, que são permanentes, é garantir um trânsito seguro para a população e é uma das prioridades na gestão do prefeito Edivaldo. É preciso sensibilizar as pessoas para o uso da faixa de pedestre e educando é o melhor caminho para essa conscientização. A faixa é o local adequado para a travessia com segurança ao pedestre. Aos condutores, cabe respeitar este sinal de trânsito e dar a devida preferência a quem vai atravessar a pé", reforça Barros.
Os mascotes da Turma do Joca, formada pelo Joca, Juca e Gigi, animaram a atividade e a cada parada do semáforo atravessavam com os pedestres distribuindo o material informativo e repassando orientações ao público. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas foram abordados e receberam informações sobre o respeito à faixa de pedestre e sua devida utilização da faixa que é de travessia.
Pedestres abordados durante a atividade elogiaram o caráter educativo. "Todo mundo sabe que tem atravessar na faixa de pedestre, mas, sempre há quem não respeite. Quando estamos na faixa, estamos mais seguros. Eu sempre atravesso na faixa porque não quero colocar minha vida em risco", afirma a técnica de enfermagem, Leidi Naura Lobato Pinheiro, 33 anos.
O engenheiro Eduardo Carvalho Pires, 29 anos, vê nessas campanhas uma maneira direta de sensibilizar o público. "Ajuda muito a mostrar para as pessoas que elas precisam respeitar todos os sinais de trânsito. Mas, tem pessoas muito difíceis e quem sabe com essas ações elas sejam mais impactadas. Afinal de contas, você está zelando pela sua própria vida", avaliou. A dona de casa Jaciara Nascimento acredita que "com estas campanhas de forma regular as pessoas vão ficar mais atentas e respeitar mais a faixa de pedestres, os semáforos e todos os sinais de trânsito".

A campanha educativa vai se repetir em outras avenidas onde há faixas que foram renovadas ou recuperadas, informa a coordenadora de Educação no Trânsito da SMTT, Ana Léa Aranha Carvalho. "As campanhas de educação no trânsito realizadas pela Prefeitura têm como finalidade valorizar a vida humana, prevenindo acidentes e combatendo a violência no trânsito. Temos uma agenda que é permanente e estaremos e outras vias com este trabalho", ressalta a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz