Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Fundadora do Boi de Nina Rodrigues receberá a Medalha João do Vale na Assembleia


Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo, mais conhecida como Concita Braga, fundadora do Boi de Nina Rodrigues, será homenageada com a entrega da Medalha João do Vale, uma das maiores honrarias culturais do Estado. A cerimônia ocorrerá nesta terça-feira (18), às 11h, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por indicação do deputado estadual Duarte Jr (PCdoB).
Concita Braga também será agraciada com o Título de Cidadã Maranhense. Natural de Barras, no Piauí, Concita vive no Maranhão desde os 5 anos de idade, onde fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, o Boi Nina Rodrigues, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís. Desde então, vem construindo uma história que coloca a manifestação entre uma das mais populares do Maranhão. Além de fundadora, é presidente, ama e compositora de toadas.
“O Boi de Nina Rodrigues é uma orquestra de emoção. É a minha vida. É o que me faz nascer, renascer, criar e recriar. É o que me faz seguir do anoitecer ao levantar pela manhã. É o que me deixa feliz, porque ao longo de todo este tempo o boi se transformou em uma verdadeira família”, diz Concita.
Com 28 álbuns lançados (cinco vinis e 23 CDs), o Boi de Nina Rodrigues é conhecido pelas coreografias harmônicas e ritmadas. É um boi pioneiro na introdução de novos instrumentos no sotaque de orquestra, sem perder as raízes regionais.
Sua qualidade musical é reconhecida nacionalmente. “Nordeste Brasileiro”, uma das principais toadas do boi, criada pela própria Concita Braga, tornou-se um hino da cultura maranhense. Destaque em todo Brasil e parte do repertório de grandes artistas, esta música teve seus direitos pleiteados pela Rede Globo por ser considerada como a maior representante da cultura nordestina e do Bumba Meu Boi do Maranhão.
O Boi de Nina Rodrigues recebeu vários convites para representar o Maranhão em gravações importantes, como o São João do Nordeste na Praça Maria Aragão, transmitido para todo o país e por filiadas da Rede Record no exterior.
Devido a esse histórico, o deputado estadual Duarte Jr protocolou requerimento para que Concita Braga receba o Título de Cidadã Maranhense e a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, concedida para as cidadãs e cidadãos que, como Concita, contribuem de forma considerável para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz