O deputado estadual Vinicius Louro (PR), assinou um importante documento, que pede a transferência da administração das barragens maranhenses que hoje são feitas pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), para a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). O documento foi assinado de forma conjunta durante a audiência pública realizada com o Movimento de Revitalização da Barragem do Rio Flores na Câmara municipal de Pedreiras no último sábado (16), com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil do Médio Mearim.
Durante o evento, o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, destacou a importância da mudança do gerenciamento da barragem do Flores, segundo o gestor municipal ela está abandonada pelo DENOCS. "Fizemos várias visitas naquela barragem, ela se encontra abandonada e sem qualquer plano de segurança que possa deixar a nossa população tranquila, que Deus nos livre de um desastre, mas se acontecesse acabaria com a nossa cidade", disse Fred Maia.
O empresário e um dos idealizadores do movimento para a revitalização da barragem do Rio Flores, Klebinho Branco, avaliou de forma positiva a realização dos debates com as autoridades políticas. “Espetacular! Superou todas as expectativas. Conseguimos reunir os representantes de 16 municípios, que somados chegamos à casa de um milhão de habitantes representados. Estou muito feliz com o resultado desta nossa audiência, de forma especial, agradeço o deputado estadual Vinicius Louro, pelo seu engajamento e apoio à nossa causa", destacou Klebinho Branco.
Ao final da audiência pública todas autoridades e representantes assinaram uma Carta Aberta ao governador Flávio Dino, solicitando em nome do povo do Maranhão a tranferência de administração das onze barragens existentes no estado para a CODEVAF.
Para o deputado estadual Vinicius Louro, a audiência pública foi um ato histórico em favor dos maranhenses e principalmente das populações ribeirinhas.
"Foi um nomento histórico e de união entre líderes políticos em favor do povo do Maranhão, especialmente da região do Médio Mearim. Assinamos com muita convicção porquê assim desejamos todos.
Iremos à Brasília e junto ao Ministério do Desenvolvimento e em nome dos maranhenses, levar pessoalmente esse documento que solicita essa transferência, assinado por deputados, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. Parabenizo o Movimento de União para a revitalização da Barragem do Rio Flores e a todos que estiveram neste momento de união por uma causa tão importante para o nosso estado", finalizou o deputado estadual Vinicius Louro.
Participaram da audiência pública; O prefeito de Pedreiras, Antônio França; Fred Maia (Prefeito de Trizidela do Vale); Socorro Fernandes (Representado o Prefeito Júnior – São Luiz Gonzaga do Maranhão); Aluizinho Filho (Prefeito de Esperantinópolis); Jaílson Fausto (Prefeito de Lima Campos); Creginaldo Rodrigues “Farinha Pae” (Prefeito de São José dos Basílios); Eudina Costa (Prefeita de Bernardo do Mearim); Miltinho Aragão (Prefeito de São Mateus do Maranhão); Divino “Alexandre Lavepel” (Prefeito de Lago Açu); Gracidete Lisboa (Vice-prefeita e representante do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão); Aeenilson (Vice-prefeito e representante do prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria); Erlano Xavier (Prefeito de Igarapé Grande e Presidente da FAMEM); José Cardoso (Diretor do IFMA/Campus Pedreiras); 1º Tenente Veiga (Representando a Defesa Civil do Estado); Bruno Curvina (Vereador e Presidente da Câmara de Pedreiras); Jhones Braga (Superintendente da CODEVASF); Klebinho Branco (Empresário e idealizador do evento); Zildomar Reis (Presidente da Câmara de Vereadores de Conceição do Lago Açu); José Jardim (Secretário de Meio Ambiente de Arari); Manoel da Concórdia (Presidente da Câmara de Vereadores de Bacabal); Padre José Geraldo (Reitor do Santuário de São Benedito); Ciro Neto (Deputado Estadual); Fernando Pessoa (Deputado Estadual); Daniela Tema (Deputada Estadual); Everson Veloso (Vice-Prefeito de Pedreiras); José Filho (Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Hilton Mendes (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Rita de Cássia (Assessora da FAMEM) e Totota (Articulador Politico da Região de Pedreiras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz