Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Deputado Sergio Frota solicita asfaltamento em Imperatriz


Apesar do segundo turno das eleições 2016, o deputado Sergio Frota (PSDB) continuou trabalhando pela melhoria do estado. No último dia 26, a assembleia legislativa aprovou indicação exigindo a recuperação de asfaltos, construção de meio fio e sarjetas na rua bom futuro, no bairro Vila Redenção II, na cidade de imperatriz. A solicitação se faz urgente, sobretudo se considerarmos os alagamentos causados pelas fortes chuvas na região.
“Sem sombra de dúvidas a pavimentação trata-se de uma das exigências mais recorrentes da população ao poder público.E com razão, já que a medida proporciona limpeza, valorização dos imóveis, o trânsito da comunidade, e, principalmente saúde. O acúmulo de água nos buracos da rua bom futuro pode causar vários acidentes ou mesmo doenças graves”, argumenta Sergio Frota, autor da indicação.
Protocolada com o nº 635\16, a indicação do parlamentar do esporte foi encaminhada ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira

Humberto Coutinho assumirá o governo do estado


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), assumirá o Governo do Maranhão por três dias.
O governador Flávio Dino (PCdoB) e o vice, Carlos Brandão (PSDB), tirarão licença para tratar de assuntos particulares nos dias 3, 4, e 5 de novembro,tempo em que o presidente do legislativo comandará a máquina administrativa do estado.
Com a ida do deputado Humberto Coutinho para o palácio dos Leões, o deputado Othelino Neto(PCdoB), 1º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, assumirá a  presidência da Casa do Povo.

Flávio Dino realizará encontro com os 217 prefeitos eleitos


Um momento de diálogo e interação entre todos os prefeitos eleitos no último pleito e o Governo do Maranhão será realizado, no dia 25 de novembro, pela gestão estadual A intenção é apresentar aos líderes do executivo municipal que assumirão em 1° de janeiro de 2017 o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo. Na oportunidade, o governador Flávio Dino ainda fará o anuncio do Pro Município, um programa de assistência técnica aos municípios.
“Em novembro, nós vamos convidar todos os 217 prefeitos, indistintamente, para nós apresentarmos os principais programas do Governo do Estado, programas como Mais IDH, Água Para Todos, Mais Asfalto, Escola Digna. Programa de apoio aos municípios no que se refere a urbanização, pavimentação, programas no campo do esporte, na área da cultura. Nós vamos resenhar todos esses programas e mostrar para todos os prefeitos e prefeitas como eles podem fazer parcerias com o Governo do Estado, quais são os caminhos pelos quais será possível haver convergência de esforços, ou seja, conjugação de recursos municipais e estaduais para que haja melhores resultados para a população”, explicou o governador Flávio Dino.
Para o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o encontro será importante para afinar propósitos entre os executivos estadual e municipais. “Este é um Governo democrático e assim seguirá. Estamos organizando o encontro com os prefeitos eleitos a fim de apresentar o funcionamento do Governo do Estado e também ouvi-los”, explicou Marcio Jerry.
Durante o encontro, também será anunciado o Programa ProMunicipio, que é um compromisso do governador Flávio Dino, que conta no plano de Governo. Ele oferecerá assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada cidade, sobre convênios estaduais em vigência e outros números usuais aos prefeitos.

Reeleição de Edivaldo marca mais uma vitória eleitoral de Dino


A vitória do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o apoio do governador Flávio Dino foi um dos temas mais comentados das eleições no Brasil neste domingo. O jornal Valor Econômico disse que a reeleição de Edivaldo “marca mais uma vitória eleitoral do governador Flávio Dino”.
A publicação na edição do jornal desta segunda-feira (31) explicou que no primeiro turno o governador não manifestou apoio explícito a nenhum candidato, porque vários deles eram de partidos que participavam da base de apoio a seu governo. “No segundo turno, o governador mudou de estratégia e deu aval público a Edivaldo, cuja chapa traz Júlio Pinheiro, do PCdoB, como candidato a vice-prefeito”, disse a matéria.
A ampla repercussão nos jornais e portais brasileiros da reeleição de Edivaldo Holanda Júnior credenciam, ainda mais, o bom trabalho e a ascensão do governador Flávio Dino no plano político nacional.

Reeleito prefeito, Edvaldo ganhou em 8 das 9 zonas eleitorais em São Luís


Reeleito prefeito de São Luís com 53% dos votos, Edvaldo Holanda Júnior (PDT) ganhou em 8 das 9 zonas eleitorais na capital. Única zona eleitoral que Edvaldo não ganhou foi na 1ª zona eleitoral, que corresponde aos bairros Centro, Lira e Canto da Fabril, onde Eduardo Braide obteve 54% dos votos, contra 38% de Edvaldo. A região é
Já a zona onde a diferença foi maior entre os dois candidatos foi a zona 89ª  que contempla Santa Bárbara, Estiva, Quebra Pote, São Cristóvão, Tibiri, Cidade Operária, Itapera, Taçjaçoaba, Rio Grande, Jardim São Cristóvão, Vila Brasil, São Raimundo, Jardim América, Vila Magril, Cajupe, Vila Janaína, Santa Clara, São Bernardo, Vila Cascavel, Cidade Olímpica e Tajipuru. Nela Edvaldo ganhou com 47% dos votos, mas que o dobro do conseguido pelo rival, que obteve 22% dos votos.
Os maiores percentuais de votação obtidos pelo candidato Edivaldo Holanda Júnior foram registrados na 2ª, 10ª e 88ª Zonas Eleitorais.
Veja a votação dos candidatos por Zonas Eleitorais:
1ª Zona Eleitoral
Bairros: Centro, Lira, Canto da Fabril e Lira
Edivaldo – 26.851 votos (38,37%)
Eduardo – 32.332 votos (54,63%)

Brancos – 867 votos (1,40%)
Nulos – 1.750 votos (2,83%)
2º Zona Eleitoral
Bairros: Monte Castelo, João Paulo, Filipinho, Bairro de Fátima, Coroado e Sacavém
Edivaldo – 33.123 votos (55,58%)
Eduardo – 26.475 votos (44,42%)

Brancos – 983 votos (1,58%)
Nulos – 1.566 votos (2,52%)
3ª Zona Eleitoral
Bairros: Alemanha, Camboa, Ivar Saldanha, Monte Castelo, Liberdade, Jordoa e Caratatiua
Edivaldo – 31.395 votos (52,77%)
Eduardo – 28.094 votos (47,23%)

Brancos – 1.106 votos (1,76%)
Nulos – 137 votos (3,41%)
10ª Zona Eleitoral
Bairros: Vila Palmeira, Radional, Vila Lobão, Santa Cruz, Anil, Aurora, Ipase, Maranhão Novo, Bequimão, Angelim, Cohab Anil III, João de Deus, Vila Isabel Cafeteira e Santo Antônio
Edivaldo – 36.988 votos (56,89%)
Eduardo – 28.025 votos (43,11%)

Brancos – 1.155 votos (1,69%)
Nulos – 2.020 votos (2,96%)
76ª Zona Eleitoral
Bairros: Renascença, Cohama, São Francisco, Vinhais, Cohama, Vicente Fialho, Vila Fialho e Cohaserma
Edivaldo – 28.775 votos (54,58%)
Eduardo – 23.946 votos (45,42%)

Brancos – 896 votos (1,62%)
Nulos – 1.842 votos (3,32%)
88ª Zona Eleitoral
Bairros: Turu, Cohab Anil IV, Divineia, Cohab Anil, Cohatrac III,  Cohatrac II, Vila Luizão, Sol e Mar, Bom Jardim Turu, Olho d’Água, Habitacional Turu, Cohatrac e Primavera
Edivaldo – 34.201 votos (54,94%)
Eduardo – 28.055 votos (45,06%)

Brancos – 1.088 votos (1,65%)
Nulos – 2.509 votos (3,81%)
89ª Zona Eleitoral
Bairros: Santa Bárbara, Estiva, Quebra Pote, São Cristóvão, Tibiri, Cidade Operária, Itapera, Taçjaçoaba, Rio Grande, Jardim São Cristóvão, Vila Brasil, São Raimundo, Jardim América, Vila Magril, Cajupe, Vila Janaína, Santa Clara, São Bernardo, Vila Cascavel, Cidade Olímpica e Tajipuru
Edivaldo – 47,45% (30.662 votos)
Eduardo – 22,90% (14.800 votos)

Brancos – 2.165
Nulos – 3.165
90ª Zona Eleitoral
Bairros: Sacavém, Parque Timbira, Estiva, Maracanã, Pedrinhas, Coheb Sacavém, Coqueiro, Vila Itamar, Vila Sarney, Rio Grande, Porto Grande, Tauá-Mirim, Coroadinho, Estiva e Vila Nova República
Edivaldo – 27.111 votos (55,76%)
Eduardo – 21.512 votos (44,24%)

Brancos – 748 votos (1,49%)
Nulos – 916 votos (1,825)
91ª Zona Eleitoral
Bairros: Anjo da Guarda, Fumacê, Bonfim, Vila Embratel, Bacanga, Vila São Luís, Vila Nova, Vila Isabel, Vila Bacanga, Mauro Fecury I e Cidade Nova
Edivaldo – 31.500 votos (55,19%)
Eduardo – 25.575 votos (44,81%)

Brancos – 794 votos (1,34%)
Nulos – 1.239 votos (2,10%)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeito Batista se reúne com Governador

O prefeito eleito da cidade de Boa Vista do Gurupi, Antonio Batista (PSDB), esteve reunido, durante um jantar, com o Governador Flávio Dino, com o vice-governador Carlos Brandão e outras autoridades. Na ocasião, o prefeito Batista aproveitou para dialogar sobre obras importantes a cidade, a exemplo de uma construção da rede pública do estado e, ainda, a criação da orla no Rio Gurupi, como importante atrativo turístico.


“É muito gratificante ter a oportunidade de fazer algo para o povo de nosso município. Mais gratificante, ainda, é ter essa parceria com o Governo do Estado, que inclusive já nos permitirá ter uma Escola Estadual em nosso município. Além disso, estamos articulando a criação da orla de nosso rio, que será um importante atrativo, gerando emprego e renda para nossa população. Essa parceria com o governo do Estado e população nos fará avançar mais e mais”, afirmou o prefeito Batista.


Além do prefeito Batista, a primeira dama mostrou disposição em trabalhar pelo desenvolvimento social da cidade.

"Juntos, nós buscaremos melhorias para o nosso povo. Iremos desenvolver sim, priorizando a geração de emprego e, assim, o nosso crescimento econômico, sem esquecer de aspectos essenciais, como educação, saúde e demais direitos da nossa população".

Aprovada indicação do deputado Sergio Frota que pede asfaltamento na Alemanha


O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou solicitação de recuperação de asfalto da rua Cônego Frederico Chaves, no bairro da Alemanha.
Os moradores da região já haviam procurado as autoridades exigindo a melhoria na condição dos asfaltos, bem como a construção de sarjetas e meio fio.  As medidas são necessárias para sanar os buracos e acúmulo de água em períodos de chuva que prejudicam a passagem de pessoas e carros.
“É com grande satisfação que luto pela melhoria na vida do maranhense em qualquer aspecto. No caso da rua Côneco Frederico Chaves, a melhoria é evidente, sobretudo se considerarmos que na região próxima tem escolas. A situação das vias, os buracos e a falta de drenagem compromete a segurança de alunos, pais e dos próprios moradores da alemanha”, diz o parlamentar autor da indicação.
Protocolada com o nº 636\16, no último dia 26 de outubro, a indicação do deputado Sergio Frota foi encaminhada ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior.

Deputado Júnior Verde se reúne com prefeito reeleito de Bela Vista do Maranhão



O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou, nessa quarta-feira (26), de reunião comemorativa à reeleição do Prefeito Orias, da cidade de Boa Vista (MA). Orias é prefeito reeleito de Bela Vista do Maranhão pelo PCdoB na coligação “Bela Vista não pode parar” e obteve 41,50% dos votos.


Aproveitando a ocasião, o deputado Júnior Verde parabenizou o prefeito e se colocou à disposição de Bela Vista do Maranhão.


“É com alegria que recebi a notícia de que Orias continuará sendo prefeito de nossa Bela Vista do Maranhão. Um homem sério, íntegro e comprometido com o melhor para o povo. Eu tenho certeza de que com Orias como prefeito, eu como deputado estadual e nosso governador Flávio Dino, Bela Vista irá avançar sim. O meu gabinete na Assembleia está pronto para servir cada um de vocês. Bela Vista não pode parar e eu tenho certeza de que iremos avançar muito nos próximos anos”, disse Júnior Verde.



Deputado Júnior Verde se reúne com prefeito reeleito de Bela Vista do Maranhão



O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou, nessa quarta-feira (26), de reunião comemorativa à reeleição do Prefeito Orias, da cidade de Boa Vista (MA). Orias é prefeito reeleito de Bela Vista do Maranhão pelo PCdoB na coligação “Bela Vista não pode parar” e obteve 41,50% dos votos.



Aproveitando a ocasião, o deputado Júnior Verde parabenizou o prefeito e se colocou à disposição de Bela Vista do Maranhão.



“É com alegria que recebi a notícia de que Orias continuará sendo prefeito de nossa Bela Vista do Maranhão. Um homem sério, íntegro e comprometido com o melhor para o povo. Eu tenho certeza de que com Orias como prefeito, eu como deputado estadual e nosso governador Flávio Dino, Bela Vista irá avançar sim. O meu gabinete na Assembleia está pronto para servir cada um de vocês. Bela Vista não pode parar e eu tenho certeza de que iremos avançar muito nos próximos anos”, disse Júnior Verde.




Vinicius Louro vai à Brasília em defesa do esporte de vaquejada


O deputado estadual Vinicius Louro (PR) esteve em Brasília na tarde desta terça-feira (25), participando da mobilização nacional em prol da legalização da Vaquejada. O parlamentar representou o Estado do Maranhão ao lado do coordenador da bancada federal, deputado Juscelino Filho (DEM-MA) e de parlamentares maranhenses.  Os participantes protestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país. De acordo com a Polícia Militar de Brasília, 3 mil pessoas, com 410 caminhões, 1,2 mil cavalos, 53 ônibus e 114 carros integraram o ato.
O coordenador da bancada, deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) amante da vaquejada falou sobre a manifestação e a modernização do esporte: “Minha história com a Vaquejada começou quando eu tinha uns 10 anos. Corri e sou apaixonado. Me emocionei com a manifestação hoje aqui em Brasília, com os vaqueiros e as centenas de pessoas cantando os hinos e clamando por nossa ajuda, pois dependem dela. A prática vem se modernizando e a tese de maus tratos não convence, pois há proteção para que os animais não se machuquem. Gostaria que as pessoas que são contra assistissem a uma corrida, conhecessem a prática de verdade para terem sua opinião”, defendeu.
Para o deputado estadual Vinicius Louro autor do Projeto de Lei que regulamenta o esporte em todo estado do Maranhão, instituindo medida de proteção e combate aos maus tratos dos animais, a vaquejada não beneficia só os vaqueiros, mas também a rede hoteleira, os postos de gasolina, os restaurantes e tantos outros estabelecimentos, o que gera empregos diretos e indiretos durante a realização do evento. “Estamos aqui defendendo um direito legítimo da prática do esporte de vaquejada em todo país, não podemos deixar que a nossa cultura caia na ilegalidade, vamos lutar até o fim para que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja revista e possa devolver a livre realização do esporte aos vaqueiros e amantes da vaquejada”, afirmou Vinicius Louro.
Entre os deputados federais que se pronunciaram em favor vaquejada estavam: Deputado Alberto Filho (PMDB-MA), Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), Junior Marreca (PEN-MA), José Reinaldo (PSB-MA), Weverton Rocha (PDT-MA), Aluísio Mendes (PTN-MA), Victor Mendes (PSD-MA), João Marcelo Souza (PMDB-MA) e deputado Hildo Rocha (PMDB – MA).
Também participaram da mobilização, o secretário de meio ambiente de Pinheiro (MA), Hugo Cordeiro e representantes da Abvaq (Associação Brasileira de Vaquejada); da AVMA (Associação dos Vaqueiros do Maranhão); do Parque de Vaquejada Santa Lurdes, de Imperatriz; Grupo Maratá, de Santa Inês; Parque de Vaquejada Gauchinho, de Grajaú, do Haras Quarto de Milha, Haras Jardim e Parque Centauro, todos de São Luís.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

César Pires reafirma crítica ao projeto do governo que cria a Uemasul Aurina Carneiro


O deputado César Pires (PEN) voltou a criticar, na sessão desta terça-feira (25), o projeto de lei do Poder Executivo que propõe a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). De acordo com o projeto do governo, a instituição terá sede em Imperatriz, e servirá para reforçar o programa de regionalização do Ensino Superior no estado.
Em seu pronunciamento, César Pires foi enfático ao apontar falhas no projeto do Executivo e criticou, também, o esforço de deputados da base do governo em tentar aprovar a matéria, de forma açodada, no Plenário da Casa. 

“Não faz sentido esse atropelamento todo para construir uma lei. Não há como negar que não haverá tempo suficiente para a regularização desta pretendida nova universidade, dos seus cursos à luz das exigências resolutivas. Eles querem que comecem a universidade a partir do dia 1º janeiro. Como que vai começar assim, se a própria estrutura acadêmica vai precisar ter Pró-Reitoria de Graduação, de Administração, vai ter Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria Administrativa e de Finanças?”, questionou. 
Em seu discurso, para reforçar seu ponto de vista, o deputado César Pires, com a autoridade de quem já foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), destacou a tradição histórica do Parlamento maranhense, na defesa de princípios e valores fundamentais proferidos por grandes tribunos, entre os quais Coelho Neto e Sotero dos Reis, dentre outros consagrados parlamentares que deixaram seu nome na História. 
“Agora, querem façamos nascer a Uemasul sem um conceito academicista que eu digo a V. Ex.ª que aqui não está tendo. É cruel, Presidente, para mim, poder ver a força bruta ser utilizada para parar aquilo que ainda pode-se dizer de resto da intelectualidade deste Parlamento. Que Deus perdoe o desespero. Que Deus compreenda aquilo que eu disse. Que Deus compreenda que um dia por aqui passou Sotero dos Reis, Coelho Neto e muito outros, cujas histórias estão sendo negadas”, discursou César Pires. 
“Se seus corpos, se ainda existirem cinzas ou resquícios de alguma coisa que um dia foi material humano, devem estar flutuando dentro de seus caixões, se ainda existem, mas dizendo assim: Deus, o César está certo. Perdoe a insanidade de muitos”, declarou o deputado, ao encerrar seu pronunciamento.

Júnior Verde vota a favor da criação da Universidade Estadual do Sul


“Votei sim a favor da educação! Como forma de resgatar uma dívida histórica com o Sul do Maranhão, votamos a favor da criação da Universidade Estadual do Maranhão do Sul do Estado”, declarou o deputado especial Júnior Verde (PRB), após votar a favor da criação da UEMASUL, na manhã desta quarta (25), em sessão no Plenário da Assembleia Legislativa. 
A Universidade da Região Tocantina (UEMASUL) será instalada em Imperatriz, e atenderá a região sul do Maranhão. Júnior Verde destacou o empenho para a criação do centro de ensino pelo hoje deputado Bira do Pindaré (PSB), quando foi secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. 
“O processo levou tempo, quase dois anos, mas amadureceu e agora a criação desse importante centro é realidade. Outros Estados criaram universidades regionais e deram saltos na Educação. Já era hora de contemplarmos a região Sul, com quem temos uma dívida. Hoje, mais uma vez, o legislativo maranhense cumpriu seu papel”, justificou o deputado. 
A criação da UEMASUL é uma reivindicação antiga da população de Imperatriz e região. A ideia é dotar a Universidade com autonomia e estrutura necessárias para atender a população, dentro das exigências do Ministério da Educação (MEC).

Deputado Max Barros afirma que o debate sobre a criação da UEMASUL tem que ser ampliado


O deputado Max Barros se posicionou favorável à criação da Universidade do Sul do Maranhão (UEMASUL), porém ressaltou que a votação em regime de urgência – do Projeto que cria essa instituição -, vai de encontro aos preceitos democráticos, sem ouvir a sociedade sobre o assunto. Max também destacou que o projeto não prevê a criação de uma nova universidade e sim a divisão da Uema.
Na manhã desta terça-feira (25), durante a sessão na Assembleia Legislativa, o parlamentar declarou que as universidades implicam diretamente no desenvolvimento de uma sociedade. “A nossa posição é favorável à criação da Universidade do Sul do Maranhão. Ninguém pode ser contra a criação de uma universidade. Um Estado ou um País para se desenvolver tem que ter mentes e essas mentes podem se desenvolver dentro do ambiente acadêmico. Então sou totalmente favorável à criação de uma universidade que vai sim ajudar no desenvolvimento da região sul do Maranhão”, declarou.
Porém, Max pontuou que a urgência nesse Projeto de Lei apequena o debate que deve ser amplo e que o requerimento vai de encontro ao Projeto de Lei, já que a criação de uma Universidade representa a criação de um espaço de debates.
Max Barros também ponderou que uma nova universidade não está sendo criada e sim estará existindo a divisão de uma instituição. Sobre o assunto, ele levantou questionamentos sobre quais implicações que a divisão da Uema proporcionariam.
“E qual vai ser a avaliação que a UEMA dividida vai ter? Qual vai ser a consequência para a UEMA daqui com esse fracionamento? Quantos doutores ela vai ter? Quantos mestres ela vai ter? Quantos cursos de mestrado ela vai ter? Existe toda uma avaliação em nível federal para cada universidade e que reflete nos alunos e reflete na aceitação desses alunos no mercado de trabalho”, refletiu o parlamentar.
O deputado Max Barros reiterou que não é contra a divisão da UEMA, mas propôs que a discussão seja aberta à sociedade. Ao encerrar seu pronunciamento, o deputado sugeriu que seja feita uma audiência pública, com a presença da administração da UEMA, do DCE, da APRUEMA, sociedade civil de Imperatriz e, desta forma, seja formulado um projeto consistente para que a Universidade nasça forte, com condições de funcionamento

Deputado Stênio Rezende recebe prefeito do município de Benedito Leite


O deputado Stênio Rezende (DEM) recebeu, na manhã desta terça-feira, 25, a visita de cortesia do prefeito eleito do município de Benedito Leite, Ramon Barros (PMDB).
Ramon Barros - que estava acompanhado do vice-prefeito Ribamar Júnior (PDT), popularmente conhecido como Júnior dos Cocos,  e correligionários – veio agradecer o apoio dado por Stênio Rezende na disputa eleitoral.
Ele – que é filho do ex-prefeito Valber Barros e que foi eleito pela coligação “A experiência e a juventude trabalhando pelo povo” – afirmou que o apoio de Stênio foi importante para a sua vitória. “Viemos agradecer o apoio que o deputado nos deu nessa campanha eleitoral. Espero continuar contando com ele para nos ajudar no trabalho em benefício do povo de Benedito Leite”, acentuou Ramon Barros 

Vinicius Louro e Secretário de Estado anunciam retomada das obras do hospital de Pedreiras


O deputado estadual Vinicius Louro (PR) e o secretário-chefe da Casa Civil Marcelo Tavares anunciaram nesta terça-feira (25) a retomada das obras do hospital de 50 leitos no município de Pedreiras durante reunião realizada no Palácio dos Leões. Segundo o chefe da Casa Civil o recurso já está sendo apreciado pelo banco BNDES e que as obras deverão ser retomadas até a primeira quinzena de novembro.
“É com muita honra que recebo o deputado estadual Vincius Louro que sempre vem em busca de notícias do hospital de Pedreiras e hoje temos uma boa notícia que é o anúncio da retomada das obras do hospital de 50 eleitos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está em via de aprovação e dentro de 10 dias as obras serão retomadas e de fato pra valer. É uma obra necessária que o governador Flávio Dino está priorizando para que possamos em no máximo 15 meses entregar à população”, anunciou o secretário Marcelo Tavares.
A indicação N° 295/13 do hospital de Pedreiras foi feita em abril 2013 pelo então deputado Raimundo Louro e passou ser uma luta capitaneada pelo deputado estadual Vinicius Louro que deste que assumiu o seu mandado na Assembleia Legislativa tem se preocupado com os pedreirenses que carecem de um hospital com mais estrutura. “Quero agradecer ao governador Flávio Dino, ao secretário Marcelo Tavares por olhar para a nossa região e atender sempre as nossas reivindicações em favor do povo. Este hospital é uma necessidade não só da cidade de Pedreiras, mas de toda a região, é com muita alegria que recebo esta notícia da retomada das obras, nosso povo merece”, finalizou o deputado Vinicius Louro.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Domingos Dutra revelou quais os desafios que enfrentará para levar desenvolvimento para a terceira maior cidade da Grande São Luís


Com uma longa trajetória política no estado e amparado por uma vitória que superou mais de 20 anos de domínio do grupo Aroso em Paço do Lumiar, o prefeito eleito Domingos Dutra (PCdoB) terá, a partir de 2017, um cenário de enormes desafios e dificuldades a serem enfrentados na terceira maior cidade da Grande São Luís.

Domingos Francisco Dutra Filho, nascido na comunidade quilombola de Saco das Almas, no interior do Maranhão, traçou um longo caminho até a eleição, neste ano, a prefeito de Paço do Lumiar.

Membro fundador do PT, na década de 1980, foi membro do partido Solidariedade entre 2013 e 2015, e atualmente é filiado ao Partido Comunista do Brasil, (PCdoB). Em 1990, elegeu-se deputado estadual e, em 1994, deputado federal. Foi vice-prefeito de São Luís na gestão Jackson Lago, elegeu-se novamente deputado estadual em 2002 e em 2006, para deputado federal, reeleito em 2010.

Em uma entrevista exclusiva concedida a O Imparcial, o político fala sobre sua relação com a cidade de Paço do Lumiar, o cenário político estadual, as relações com o governador Flávio Dino, a busca por investimentos na cidade, entre outros temas.

O Imparcial: A sua vitória quebrou a hegemonia de um grupo político que há décadas dominava a política em Paço. Qual o segredo da vitória?

Domingos Dutra: Nossa campanha não foi muito diferente de todas que fiz até hoje. As 15 campanhas que participei, desde 1982 até hoje, foram campanhas populares, onde os únicos recursos que utilizei foram língua, canela e beleza. Caminhei bastante! Nessa eleição foram 445 quilômetros, ou duas voltas completas em torno do município, em uma campanha propositiva que visava esclarecer a população sobre a minha história e como venho contribuindo há bastante tempo para tirar Paço do Lumiar da escuridão.

Fizemos uma campanha civilizada, com contato direto com a população, e apresentando propostas não fantasiosas, simples e que podem ser cumpridas. Acredito que este tenha sido nosso grande segredo. Mesmo em tempos de crise política, a população entendeu que não vamos vender a prefeitura ou negociar cargos, nem mesmo com aqueles que nos apoiaram. Nossos apoios são baseados em princípios e na limpeza e honestidade.

O senhor esteve ligado durante bastante tempo eleitoralmente a São Luís, como se deu a decisão de mudar de reduto eleitoral para Paço do lumiar?

Quando o Maiobão foi fundado, em 1982, eu fui morar ali. Sou morador de Paço há 34 anos. Todas as conquistas sociais do município tiveram a minha participação, como a lei de meia passagem para todos os municípios do Maranhão, a duplicação da estrada de acesso ao Paço do Lumiar, e os investimentos na cidade, são exemplos de ações que tiveram minha participação.

Como está o processo de transição da gestão municipal?

O prefeito Josemar e seu vice tem se mostrado totalmente disponíveis a fornecer todas as informações necessárias. Fora isso, estou levantando todas as informações possíveis e me reunindo com vereadores eleitos e reeleitos, no sentido de criar um ambiente de unidade para que possamos superar com rapidez os muitos problemas, diante de um cenário de crise. Já fui a Brasília levantar apoios junto à bancada federal no sentido de angariar recursos, principalmente na área da infraestrutura, nosso maior e mais urgente problema.

É um cenário com grandes e longevas dificuldades...

Quando da fundação do Maiobão, como cidade dormitório, Paço tinha 17 mil habitantes e uma economia rural. Hoje temos 130 mil, em 24 conjuntos habitacionais. Esse crescimento sem planejamento e sem contrapartidas do estado, gerou este cenário de caos, aliado, obviamente, a gestores despreocupados e ineficientes. Quando o Maiobão foi entregue, ele estava pavimentado, com feira estruturada e centro comercial e centro de negócios. Hoje 90% das ruas está destruído, a feira não funciona, o centro comercial está no meio do mato. Então hoje as finanças municipais não suportam esta situação.

E como o senhor pretende modificar esta lógica

Quando chegarmos ao governo teremos o desafio da estrutura física que está degradada, problemas com o meio ambiente e a poluição, a limpeza pública caótica, a ausência de hospitais... Temos que trabalhar tudo isso levando em consideração as deficiências de recursos e compatibilizar com as necessidades, que são muitas. Tudo em Paço do Lumiar é urgente, pois há uma defasagem de 34 anos de carência e desatenção ao município por conta de inúmeros motivos, como três prefeitos presos, dois afastados do cargo, e uma realidade de crescimento desordenado da cidade.

Hoje temos que limpar o município, sinalizar, ajudar a segurança criando guarda municipal, criar um hospital, pois hoje não existe saúde municipal na cidade. Quando do governo de Roseana, o senhor Ricardo Murad confundiu saúde com engenharia civil e priorizou leitos para suas regiões de interesse, derrubando a única estrutura do nosso município que era a unidade mista.

Já tivemos reunidos com o governador, pois precisamos do apoio do estado para ajudar nisso. Em 2017, tudo que vamos fazer é para atender estas emergências.

Tais ações não esbarram na limitação causada pelo baixo orçamento do município?

Vivemos um conflito na democracia: A população quer bons serviços, mas os serviços são custeados pela população. Ou a economia funciona circulando dinheiro ou não funciona de vez. Nós vamos buscar formas para angariar recursos para fornecer o mínimo a população. Eu não posso agora pensar em aumento de impostos, pois primeiro preciso trabalhar e manter a expectativa do povo e muito diálogo. Há uma defasagem na arrecadação do município sim, algo que preciso ser contornado, mas com bastante clareza à população.

Se formos mudar algo na gestão tributária, será diminuir alíquotas para aumentar a base de arrecadação, pois o povo de Paço do Lumiar é carente e há capacidade para aumento de tributos de modo algum.

Eu faço um apelo a todos os donos de carros e motos que morem na região de Paço do Lumiar para que transfiram suas placas para o município, e que seus novos veículos sejam emplacados no município. Ações simples, como essa, que não geram nenhum ônus a mais, faz aumentar os recursos do IPVA, por exemplo, que dará a prefeitura capacidade de aumentar seus investimentos e a qualidade de vida da população.

Outro grande problema da cidade diz respeito ao fornecimento de água e saneamento básico. Como modificar esta realidade?

Vamos nos reunir, eu e o prefeito eleito Luís Fernando, para debater se vamos manter o consórcio de privatização do saneamento, feito por Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Tenho clareza que a Odebrecht Ambiental, com as tarifas atualmente cobradas, não é sustentável ao município e sua população, pois está cobrando mais caro que o fornecimento de água a São Luís, por exemplo. A população não tem condições de pagar e, por conta da concessão, estamos impedidos de entrar em parceria com o governo do estado, que tem excelentes projetos para o fornecimento de água.

Vamos tentar chegar a um acordo para que a tarifa esteja ao menos no mesmo patamar de São Luís. Caso a empresa não tenha interesse, vamos buscar alternativas de realizar um rompimento amigável do contrato, para que possamos seguir de modo que a população possa pagar pelos serviços e que, neste caso, possamos buscar o apoio dos projetos de água do governo do estado.

O senhor é do partido do governador Flávio Dino e aliado político do atual prefeito de São Luís, qual o seu posicionamento sobre o segundo turno na capital?

Eu sou do PCdoB, um membro disciplinado, e nosso partido está alinhado com Edivaldo. Gostaria muito que ele se reelegesse, o ambiente é de continuidade. Claro que Flávio Dino trata todos de modo republicano, mas acho importante a reeleição de Edivaldo para manter este ambiente de unidade favorável. Além disso, Edivaldo já está ciente dos desafios a serem enfrentados e já realizou inúmeras parcerias com o governo do estado, por isso apoio Edivaldo.

André Portela reafirma parceria política com deputada Ana


Em visita à capital maranhense, o prefeito eleito de Capinzal do Norte, André Portela, foi ao gabinete da deputada Ana Mendonça (PCdoB) para reafirmar sua parceria com a parlamentar, colega de partido. "A deputada Ana nos apoiou desde o primeiro momento quando anunciei minha intenção de concorrer ao cargo de prefeito de Capinzal e vim até aqui para agradecer o apoio e confirmar minha lealdade política a ela", declarou Portela, que estava acompanhado ainda do ex-prefeito Eleomar, e do advogado do município, Maílson Luís.
Ana do Gás falou da alegria de estar ao lado de André Portela nesse momento tão importante de sua vida pública e da história de Capinzal do Norte. "Acompanhei a trajetória de André, seu crescimento e seu aprendizado enquanto vereador de oposição e é por tudo isso que ele está mais do que preparado para administrar a cidade e com meu apoio", garantiu a parlamentar.
Além de André Portela, Ana Mendonça comemora a eleição de outros aliados políticos em todo o estado, como o prefeito eleito Edijaci Leite (Lago dos Rodrigues), Professora Rosinha (Cururupu), Deusimar Serra (Paulo Ramos), Aluisinho do Posto  (Esperantinópolis), Biné  (Joselândia) e Luís Amovelar Filho (Coroatá).
Ao eleger aliados em várias cidades, Ana Mendonça mostrou que seu grupo político continua forte no interior do Maranhão. "Precisamos reforçar nossa região e nos mantermos unidos é fundamental e fico muito grata em receber o reconhecimento dos meus aliados", pontuou a deputada.

PREFEITA ELEITA DE BOM LUGAR REALIZA CHECK-UP NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN EM SÃO PAULO



“ATÉ CUIDANDO DA NOSSA SAÚDE, A GENTE NÃO PARA DE PENSAR EM NOSSO FUTURO GOVERNO. CONVERSEI COM MÉDICOS E DIRETORES DESSE HOSPITAL DE REFERÊNCIA, E ELES FICARAM ANIMADOS EM PROMOVER PALESTRAS EM BOM LUGAR.


 A prefeita eleita de Bom Lugar, Luciene Costa (PV) e o marido, o líder político Rogério Costa, o "Pitbull", realizaram um check-up no Hospital Albert Einstein, localizado no Bairro do Morumbi, em São Paulo.

A prefeita contou que fez a bateria de exames para saber como anda a saúde antes de iniciar o grande desafio de administrar o município de Bom Lugar (MA). Os exames atestaram que o estado clínico do casal está ótimo, com exceção de Pitbull que deu uma pequena variação na glicemia; nada que uma mudança na dieta não resolva em poucos dias.

“A minha vida foi levar pessoas para consultar, fazer cirurgia e, eu nunca tinha feito uma bateria de exames desses; agora foi a nossa vez de cuidar da saúde”, brincou Rogério Costa.

O casal ficou admirado com a estrutura do hospital Albert Einstein.

“Até cuidando da nossa saúde, a gente não para de pensar em nosso futuro governo. Conversei com médicos e diretores desse hospital de referência, e eles ficaram animados em promover palestras em Bom Lugar. O Hospital Albert Einstein também promove esse intercâmbio com municípios e entidades, levando informações essenciais para melhorar a saúde pública nesses locais. Já acertei com eles e, em 2017 uma equipe do Hospital Albert Einstein vai estar em Bom Lugar ajudando a qualificar ainda mais nossos profissionais de saúde”, explicou Rogério Costa.

                             

A prefeita Luciene revelou que também está estudando vários modelos de sucessos em administração pública para implantar em Bom Lugar. O casal analisa, inclusive, a possibilidade de viajar a um município da Região Sul para conhecer um projeto na área educacional que tem chamado atenção do Brasil.

“Vamos assumir a prefeitura com os pés no chão, com um projeto de governo definido, sério para dá continuidade aos avanços que o municípios têm conquistado. Bom Lugar vai crescer mais ainda e estamos preparados para realizar um grande governo que será referência no interior do Maranhão”, disse a prefeita eleita.

“É por isso que hoje estou aqui, num hospital de referência, cuidando bem da minha saúde, porque sei da importância de uma boa saúde para todos nós. Quero estar bem para os grandes desafios do nosso governo, que é levar uma boa saúde, boa educação, em fim, uma grande administração, em todos os aspectos, para a população de bom Lugar”, finalizou a prefeita Luciene Costa.

Durante os exames no Hospital Albert Einstein, Luciene e Rogério Costa conheceram João Dória, prefeito eleito de São Paulo. O empresário também realizava um check-up de rotina no hospital. Os três conversaram sobre os desafios que eles têm pela frente em seus respectivos municípios.

“O prefeito eleito mostrou que é uma pessoa muito acessível, inteligente, também está confiante e São Paulo estar de parabéns por eleger um administrador como prefeito”, disse Rogério Costa.