Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Fraude eleitoral: Grupo Fred Maia e Jânio Balé usa pesquisa fraudada para tentar enganar eleitores em Pedreiras e Trizidela do Vale


O grupo político liderado pelo atual prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia e pelo ex-prefeito Jânio Balé, está tentando a qualquer custo fazer seus sucessores políticos no município de Pedreiras e Trizidela. Se para chegar ao poder nas duas cidades é necessário enganar os eleitores com pesquisas fraudulentas, eles assim estão fazendo sem o menor escrúpulo.

A pesquisa lançada nesta sexta-feira (13) em Pedreiras e Trizidela do Vale pela Rádio e TV Maracu de Viana, tem margem de erro de 6,2 e coloca os candidatos Vanessa Maia (Solidariedade) na frente do candidato Dr. Humberto (PSC) no município pedreirense e em Trizidela do Vale, o mesmo grupo político amplia descaradamente o percentual de Deibson Balé ( PDT) em relação ao segundo colocado, Vinicius Louro ( PL).

As pesquisas eleitorais da TV e Rádio Maracu de Viana já são conhecidas da população maranhense por fraudarem pesquisas com interesses de quem as contrata. Recentemente, a juíza Carolina de Sousa Castro, titular da 20ª Zona Eleitoral de Viana-MA, emitiu sentença determinando a imediata suspensão da divulgação de dados de uma pesquisa eleitoral fraudulenta que aponta a atual prefeita de Cajari-MA, Camyla Jansen Pereira (DEM), liderando a corrida sucessória no município da Baixada Maranhense com números fraudados. Veja abaixo o documento da sentença.

Ou seja, se o grupo político de Fred Maia contratou tal pesquisa, é claro que ele pagou para que os seus candidatos estejam na frente dos adversários, isso é óbvio e nem se discute. Só que esse tipo de fraude eleitoral, tem um único objetivo, influenciar a decisão do eleitor. 

Parece que não, mas divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta é crime no Brasil de acordo com o artigo 33, 4° da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/97) com pena de detenção de  6 meses a 1 ano e de multa de 50 mil a 100 mil reais. A pesquisa já está sendo investigada pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz