Acreditando na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades, o Instituto Alcoa renova a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa.
Em 2020, o Programa Ecoa inaugurou um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação das equipes técnicas e educadores frente o contexto da pandemia) e Ecoa Gestão (capacitação em gestão das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos nos três municípios atendidos: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As dez escolas que integraram a iniciativa em 2020 continuarão sendo monitoradas e doze novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim 22 unidades escolares. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 67 escolas públicas brasileiras. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.
Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações serão divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Mesmo com todos os desafios que estão sendo vivenciados diariamente pelas secretarias municipais de educação, o Programa Ecoa foi recebido com muita receptividade pelas equipes nos três municípios. “A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
Para a vice-prefeita e secretária municipal de Educação de São Luís, Esmênia Miranda, a parceria com a Alcoa traz muitos ganhos para as práticas pedagógicas e administrativas implementadas nas escolas. “A contribuição do Programa Ecoa impacta diretamente na qualificação dos professores e dos gestores na medida em que estimula boas práticas de educação e de gestão, que é uma área importante para o processo de avaliar o que estamos fazendo e a partir dos resultados propor novas formas de fazer e pensar a educação de São Luís.”, disse ela.
Já o diretor da Alumar, Helder Teixeira, destaca a atuação do Instituto Alcoa nas localidades onde Companhia está presente. “O Instituto Alcoa tem prestado um serviço gigantesco de apoio na área de responsabilidade social dirigida às comunidades. Nesses 30 anos de atuação, o Instituto tem ajudado a transformar comunidades ao promover centenas de projetos, a exemplo do Programa Ecoa que oferece formações para qualificar os profissionais de educação no sentido de atuar dentro de um universo de aprendizado interdisciplinar e transdisciplinar“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz