O aumento no número de casos de novo coronavírus em Presidente Dutra vem virando ingrediente para a disseminação de sensacionalismo e fake news.
Usando a pandemia para vender sensacionalismo e fake news, alguns sites, blogs, portais vem publicando de forma equivocada matérias sobre o aumento no número de casos do novo coronavírus em todo Brasil, e agora chegamos ao ponto do mal das fake news ou notícias falsas atingirem a cidade de Presidente Dutra.
Não sabemos se por falta de conhecimento, ou usando de sensacionalismo para fazer política, aumentar a quantidade de cliques, entre outros fatores possíveis, é preciso esclarecer porque o número de casos divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e pela Prefeitura de Presidente Dutra via boletins, é diferente.
Os números são diferentes por inúmeros fatores como: resultados de exames que por vezes demoram a sair devido à alta demanda, o protocolo que tem que ser posto em prática para a notificação da Regional, e o tempo da Regional de também depois dos devidos trâmites necessários informar a SES (conduzida de forma muito séria e correta pelo competente secretário Carlos Lula), que por fim atualiza a quantidade de casos no município no boletim que divulga constantemente.
Isso não acontece só em Presidente Dutra, é notável matérias do mesmo tipo circulando sobre outros municípios, que também tem a discrepância entre os boletins da prefeitura versus o do estado.
Agora vamos analisar
Se o próprio Ministério da Saúde ás vezes demora para atualizar a quantidade dos casos nos Estados, a Prefeitura de Presidente Dutra não deveria ser olhada de forma positiva por sempre divulgar a quantidade de casos com a maior rapidez possível? Sendo assim mais transparente com a população no meio de uma pandemia?
Casos de covid-19 em Presidente Dutra
Presidente Dutra conta com 39 casos do novo coronavírus, de acordo com boletim divulgado ontem dia 6 de maio, no Instagram da Prefeitura @prefeiturapresdutraoficial. No boletim da SES, o número também já foi atualizado para 19 casos segundo boletim divulgado na última noite.
Sensacionalismo
Apesar das fakes news, o decreto nº 108/2020 que declara o “Estado de Calamidade Pública” em razão de agravamento da crise de saúde pública decorrente da pandemia, visa uma coisa, salvar vidas, diminuindo a circulação do vírus no município.
Sobre o sensacionalismo vale citar estudiosos muito famosos no jornalismo, Barbosa e Rabaça (2002) que no livro Dicionário de Comunicação dizem, “o apelo ao sensacionalismo pode conter objetivos políticos (mobilizar a opinião pública para determinar atitudes ou pontos de vista) ou comerciais (aumentar a tiragem do jornal).”
Infelizmente a saúde pública dos presidutrenses está sendo usada para fins não informativos, e inconscientes em alguns lugares na internet.
Não caia nessa, a sua saúde é mais importante, então FIQUE EM CASA!
Fonte da citação: BARBOSA, Gustavo. RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. Editora Campus. 5ª edição. 2002
Do Blog do John Cutrim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz