A Creche-Escola Sementinha, instituição mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), disponibilizará, a partir de segunda-feira (6), das 14h às 15h30, uma série de videoaulas para garantir o aprendizado dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, neste período de suspensão das atividades escolares, como medida preventiva à pandemia do novo coronavírus.
A ideia partiu da presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, que garantiu a parceria com a TV Assembleia (canal aberto digital 51.2/ 17 TVN), para exibição do conteúdo na sua programação.
“O objetivo é garantir que as nossas crianças continuem tendo acesso às aulas, com a atualização do conteúdo e garantido o processo de aprendizagem durante o período de isolamento social. Estamos todos em um esforço conjunto, para atravessarmos esse momento da melhor maneira possível”, afirmou Ana Paula.
Além de transmitidas pela TV Assembleia, as videoaulas também ficarão disponíveis para acesso no site www.al.ma.leg.br, no link da Creche-Escola Sementinha, além do canal no YouTube (TV Assembleia Maranhão).
As videoaulas serão disponibilizadas também para as crianças das redes públicas estadual e municipal de ensino, contemplado a mesma faixa etária, como parte da parceria celebrada entre a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Antes dessa iniciativa, a Creche-Escola Sementinha já havia disponibilizado no Portal da Alema um link com atividades e conteúdos de sala de aula, onde pais e alunos têm livre acesso.
Antes dessa iniciativa, a Creche-Escola Sementinha já havia disponibilizado no Portal da Alema um link com atividades e conteúdos de sala de aula, onde pais e alunos têm livre acesso.
Ensino a distância
A supervisora pedagógica, Diná Carvalho, falou sobre a contribuição do ensino a distância para o desenvolvimento dos alunos, nesse período de isolamento social. Ela destacou também que, quando houver o retorno das aulas normais, todos os assuntos deverão ser revistos em sala de aula para reforçar ainda mais o aprendizado.
“A partir de uma demanda da presidente do Gedema, surgiu a necessidade de ampliar as nossas atividades e dar continuidade, por conta da pandemia do coronavírus, e usar a ferramenta da modalidade a distância em parceria com o Complexo de Comunicação", assinalou a supervisora.
Dulce Diniz é professora do Maternal II da Sementinha e participou da gravação das primeiras videoaulas. O conteúdo abordado foi sobre autonomia, assunto que já estava sendo trabalhado em sala de aula e, agora, retomado de outro ângulo, contando com recursos pedagógicos para chamar a atenção dos alunos da Educação Infantil.
“Tudo o que nós vivenciamos dentro da sala de aula, estamos trazendo para o estúdio para que a criança possa interagir, mesmo estando em casa", destacou a professora.
As gravações das videoaulas são consideradas pela professora do Maternal I, Daphine Araújo, uma ferramenta de aprendizagem para os alunos nesse período longe da escola. "Estamos já há duas semanas sem aula, e essa forma veio somar e contribuir com o aprendizado das crianças”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz