Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Câmara de São Luís realiza ações em prol da saúde mental dos servidores

 


Os servidores da Câmara Municipal de São Luís assistiram uma palestra, na manhã desta terça-feira (26), sobre saúde mental. Ministrada pelos psicólogos do Departamento de Recursos Humanos da Casa, Mauro Sérgio Barbosa Brandão Júnior e Ruan Marcus de Jesus Pinheiro Ferreira, a discussão foi alusiva ao “Janeiro Branco”, mês dedicado à conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Com o slogan “Todo cuidado conta”, a exposição serviu para explicitar a ligação entre o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Ou seja, que todo mundo possui problemas emocionais, e o melhor caminho para resolvê-los é por meio da terapia. O autoconhecimento pode evitar muitos males, além de cooperar para uma socialização mais saudável.

A servidora Eva Luz ressalta a importância de trazer essa discussão aos colegas da Casa. “A maior parte do dia destes servidores, é gasta no trabalho, convivendo com colegas com as mais diferentes personalidades. Tratar da saúde mental é benéfico e gera resultados positivos para toda a equipe”, afirmou.

O psicólogo Mauro Brandão Júnior abordou o conceito de qualidade de vida, quais os elementos necessários para possuir qualidade de vida, a importância de se ter hábitos saudáveis. Ele fez uma dinâmica, para as pessoas refletirem sobre os seus hábitos, chamando atenção para a importância de se autoconhecerem e de olharem para dentro de si mesmas.

“Falar de saúde mental, não é só a ausência de doenças ou questões psicológicas, mas, uma série de circunstâncias, que envolvem questões sociais e políticas. Então, falar sobre saúde mental é dar a possibilidade para as pessoas compreenderem qual a importância disso, para buscar o bem-estar”, destacou.

Na opinião do psicólogo Ruan Ferreira, a palestra foi importante para refletir sobre a necessidade de se autoconhecer e de aprender a gerar bons pensamentos. O especialista também disse que a palestra serviu para compreender, que, a qualidade de vida e saúde mental estão interligadas.

“A qualidade de vida engloba as questões física, psicológica, emocional, espiritual, social e de relacionamentos, entre outras. E dentro disso tudo, precisamos buscar a estabilidade, para ter uma vida mais harmônica, feliz e saudável”, frisou.

Dicas de Relaxamento

A atividade foi encerrada, com dicas sobre relaxamento mental e técnicas de respiração, proporcionada pela servidora Eva Luz, que é instrutora de Yoga. Segundo ela, a partir da meditação e da disciplina dos movimentos, é possível prevenir e administrar problemas de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

“A Yoga é uma alternativa para prevenir doenças, obter controle emocional e autoconhecimento. A dica que passei hoje, ajuda a ficar mais calmo e diminui o estresse”, orienta Eva.

Por que Janeiro?

O mês de janeiro foi escolhido pelo fato de as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos a cada ano novo. Além disso, muitos passam pela melancolia de fim de ano, sendo esse o momento ideal para começar a cuidar da mente.

Por que Branco?

Porque a cor branca possui a simbologia da “fusão de todas as cores”, significando tanto a ausência, como a soma de cores e representando o papel em branco, que nos convida a escrever e reescrever a história de nossas vidas. O branco é também referência de paz e espiritualidade.

Saúde Mental e Tabu

Quando sentimos alguma limitação na visão, procuramos um oftalmologista, quando temos febre, vamos ao clínico, mas, nem sempre a mesma lógica se aplica ao dia a dia na saúde mental. Persiste ainda, a ideia de que, quando se trata da nossa vida emocional, temos a obrigação de “dar conta sozinhos”.

Por isso, a campanha pioneira busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.

Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz