Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE É A PRIMEIRA PESSOA VACINADA CONTRA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR

 


A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Rosenilde Moraes Silva, de 61 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 em Paço do Lumiar, na manhã desta quarta-feira (20). A vacinação fez parte de um ato simbólico para marcar o início das fases de imunização contra a covid-19 no município.

O ato simbólico para startar a vacinação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Íguaiba. A ocasião contou com a presença da prefeita do Município, Paula Azevedo, do secretário Municipal de Saúde, João Muricy, além de diversas outras autoridades que prestigiaram o momento.

Para a ACS que recebeu a 1ª dose da vacina Coronavac, mais que a sua própria proteção contra a doença, a vacinação representou uma grande esperança para todos os profissionais de saúde e população.

"Nós estamos na linha de frente do Covid. Eu como ACS, fico feliz com esta vacinação e mais tranquila para desenvolver meu trabalho. E assim espero, que todas as pessoas possam receber esta imunização para ajudar a combater e acabar com essa pandemia", disse ela.

A prefeita Paula Azevedo lembrou que além da vacinação o município continua atento a situação da pandemia. "Através da saúde e demais secretarias envolvidas, continuamos monitorando e não medindo esforços para fazer aquilo que for preciso e necessário para enfrentar essa pandemia".

Doses - O secretário João Muricy, por sua vez destacou que a vacinação seguirá fases e protocolos contidos em um plano municipal para a vacinação. O plano converge com as indicações técnicas e determinações de grupos prioritários instituídos em portarias do Ministério da Saúde e SESMA.

"Neste primeiro momento a vacinação será destinada aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, eles receberão agora a primeira dose e reforço dentro de um prazo de 21 dias. Ao passo que forem chegando mais doses, outros grupos prioritários inseridos na programação também irão sendo imediatamente imunizados", declarou.

As primeiras doses de vacinas contra covid-19, foram recebidas pelo secretário João Muricy e o coordenador de Vigilância em Saúde/SEMUS, Raphael Pessoa, na manhã desta quarta-feira (20). Ao todo, foram entregues neste primeiro lote enviado pelo Governo do Estado do Maranhão, um total de 842 doses da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz