Participaram da discussão representantes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Comissões de infecção hospitalar, Promotoria de Justiça, o vereador Gutemberg e representantes de entidades médicas e de enfermagem. AAudiência também foi transmitida via internet, através do site da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A deputada estadual Valéria disse que o problema da exposição a infecções no ambiente hospitalar preocupa toda a população. “Precisamos discutir esta questão para definir medidas que protejam a população desse perigo, por isso, a realização dessa audiência”, explicou a parlamentar.
Valéria também disse que os hospitais devem criar condições para que pacientes e profissionais do serviço de saúde possa se proteger de infecções. “ A infecção hospitalar representa um sério problema de Saúde Pública e custa muito caro para a sociedade”, alertou.
Outro assunto debatido na audiência foi o uso racional de antibióticos. “ Em muitos casos, as infecções hospitalares começam dentro de casa com o uso indiscriminado de antibióticos que, somado à falta de higiene e hospitais lotados, podem levar a infecção”, disse o superintendente Estadual de Vigilância Sanitária, Marcelo Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz