Já faz algum tempo desde aquela manhã do dia 03 de julho de
2007. Lembro-me de saber em primeira mão, que o então empossado Deputado
Professor Sétimo e a prefeita de Timon-MA, Maria do Socorro Waquim e a
Secretária Municipal de Educação, Professora Sueli estavam em Brasília na sede
do MEC para entregar o projeto da criação do IFET de Timon. Um
IFET é uma instituição com o objetivo de promover a educação de jovens e adultos
tanto técnica como básica e superior. IFET’s ou CEFET’s (Centros
de Educação Tecnológica) ou IFMA (Instituto Federal do Maranhão), não importa, o
importante mesmo é a Educação e a oportunidade oferecida.
Sabemos
que a nossa qualidade de vida passa também por uma boa educação e
oportunidades. Dentro das oportunidades cito a oferta de emprego
que deve existir em qualquer município, que é fundamental para gerar renda aos
indivíduos e proporcionar o desenvolvimento local e do país. Mas para que
tenhamos emprego, precisamos de qualificação, competência para executar o
serviço e é isso que o IFET de Timon estar proporcionardo ao povo
timonense.
Hoje, após
um ano de funcionamento e de conclusão de suas obras, procurei o
Deputado Professor Sétimo com a curiosidade de saber noticias do Instituto e o
mesmo me informou que destinou recentemente recursos do Orçamento de Emenda
Parlamentar de 2013, no valor de Hum milhão de
reais, destinado a compra de equipamentos para montagem de dois laboratórios,
com aparelhos e materiais permanentes e que a
implantação do IFIMA foi e é, “ um grande avanço na
educação profissionalizante, não só do município de Timon, como também, dos
municípios de Matões, Parnarama, Buriti Bravo, Lagoa do Mato, Coêlho Neto e
outros. Com isso os alunos dos nossos municípios terão maior comodidade no
sentido de não estarem se deslocando para Teresina”, ... “A relação e integração
da teoria e prática do trabalho manual e intelectual, da cultura técnica e da
cultura geral representam um avanço conceitual e a materialização de uma
proposta pedagógica mais avançada em direção aos interesses da juventude”.
Lembrando ainda que, os estudantes poderão contar, também, com o Pronatec que
oferece mais benefícios.
O Professor Sétimo é o autor do Requerimento de Solicitação
ao MEC para Implantação do Instituto em Timon, e também destinou recursos de
Emenda Parlamentar em anos anteriores, no valor de seiscentos mil reais, para
aquisição de materiais permanentes, como carteiras, mesas, armários, ar
refrigerado e outros.
Em 2012 o Governo Federal lançou o Pronatec que é a criação da
"bolsa-formação", que permite a oferta de vagas em Cursos Técnicos e de Formação
Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. As
aulas são presenciais e realizadas pela Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica, por escolas estaduais e por unidades de serviços
nacionais de aprendizagem, como o Senai
No Programa há dois tipos
de bolsa-formação: a estudante e a trabalhador. A "estudante" tem cursos
técnicos a partir de 800 horas, destinados a alunos de ensino médio da rede
pública. Já a bolsa-formação "trabalhador" oferece cursos de qualificação a
pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis, além de
alunos de ensino médio da rede pública. As inscrições são feitas pelo site do
Pronatec (pronatec.mec.gov.br).
Em 27 de dezembro de 2010 o deputado
professor Sétimo, a prefeita Socorro Waquim, a diretora do CEFET Timon, Márcia,
e o reitor do Instituto Federal do Maranhão senhor José Ferreira Costa,
estiveram no Palácio do Planalto recebendo das mãos do Presidente, Luiz Inácio
Lula da Silva, o Certificado de Criação e Funcionalidade do Centro Federal de
Educação Tecnológica.
Graças ao
empenho do Deputado Professor Sétimo, que não mediu esforços para conseguir uma
escola profissionalizante com ensino de qualidade para os estudantes timonenses,
um grande contingente de jovens e adultos não abandonaram a perspectiva do
estudo e do trabalho. Em todo o País são mais de 200 mil Jovens e Adultos com
perspectivas de um futuro melhor, estabelecidos em cursos técnicos integrados ao
ensino médio ou posteriores a esse; cursos superiores de tecnologia;
licenciaturas para as áreas científicas e tecnológicas; educação profissional
relacionada à educação de jovens e adultos; e cursos de formação inicial e
continuada de trabalhadores. É
importante ressaltar que, recentemente, a integração entre o ensino médio e o
ensino profissional e técnico foi implantada em 20 dos 27 Estados brasileiros,
particularmente nas regiões Norte e Nordeste.
O
Ensino Técnico articulado com o Ensino Médio, preferencialmente integrado,
representa uma possibilidade que não só colabora na questão da sobrevivência
econômica e inserção social dos jovens, como também aponta para uma proposta
educacional que, na integração de campos do saber, torna-se fundamental na
perspectiva do desenvolvimento pessoal e na transformação das realidades sociais
nas quais os jovens estão inseridos
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Diniz