Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

PREFEITURA BUSCA NOVAS ESTRATÉGIAS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL



 Promover políticas de ressocialização de egressos do sistema prisional é muito importante para garantir novas oportunidades para esses indivíduos. Na manhã desta terça-feira(23) a prefeita municipal de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), recebeu no Centro Administrativo do Tambaú, representantes da Unidade de Monitoramento e Fiscalização(UMF) do sistema carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão(TJMA) para planejar políticas de atendimento à essa população em Paço do Lumiar.

Durante a reunião, foi proposto um levantamento para acompanhar e monitorar o processo de ressocialização de egressos ao convívio social e com base nos dados levantados, será possível fortalecer as políticas assistenciais de maneira mais efetiva para atender essa população no município. Participaram da reunião, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga; Educação, Marcos Ferreira; Saúde, João Murici; e o Procurador Geral do Município, Adolfo Fonseca, além da chefe da divisão do programa Começar de Novo, Perla Rocha; a Secretária administrativa da UMF, Luciana Braga; a Coordenadora Regional do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça no Maranhão e Amazonas, Claudia Gouveia e a assistente social, Jercenilde Cunha.

Desde o segundo semestre de 2019 o município vem reforçando as políticas de prevenção à criminalidade e de ressocialização de egressos do sistema prisional na reinserção no mercado de trabalho e na vida social por meio de treinamento de representantes de programas como Cadúnico e outros; serviços de saúde e apoio social a Comunidades Terapêuticas; políticas de educação, com 24 indivíduos em cumprimento de regime semi-aberto sendo assistidos pelo programa de Educação para Jovens e Adultos(EJA), além de suporte com doações de cestas básicas, kits e cursos voltados para homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A prefeita Paula Azevedo falou sobre a importância da reunião: "Nosso município já realiza muitos programas de assistência à população em situação de vulnerabilidade, agora estamos buscando viabilizar ainda mais o retorno desses cidadãos à uma vida digna, com emprego, educação, saúde e outros direitos, pois assim, dificilmente ele será reincidente. Com nossas políticas sociais e educativas também estamos impedindo que nossos cidadãos conheçam o mundo da criminalidade", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz