A deputada Ana do Gás (PRB) integrou a comitiva de parlamentares na inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), na última segunda-feira, 10, no Porto do Itaqui, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Flávio Dino e do presidente da Assembleia, o deputado Humberto Coutinho.
Ana do Gás ressaltou a importância da visita de Dilma ao Estado. "É uma excelente oportunidade de reivindicarmos melhorias e mais investimentos para o Maranhão", pontuou a parlamentar.
A solenidade contou ainda com as presenças do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e a primeira-dama Camilo Braga; do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago; do presidente do consórcio TEGRAM, Hélio Gasparini; dos deputados federais Alberto Filho, Rubens Pereira Júnior, Aluísio Mendes, Zé Carlos, Pedro Fernandes, Cleber Verde, Orlando Silva (BA), Jô Moraes (MG), Janeiro Feghali (RJ) e Chico Lopes (CE).
Participaram ainda o governador do Piauí, Wellington Dias; o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira; a ministra da Agricultura, Kátia Abreu; o ministro - chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo; e o senador Edson Lobão.
Sobre a presença de praticamente todos os deputados e secretários de estado, a deputada foi enfática. "Isso mostra que o governador tem nosso apoio e que essa união é importante em momentos de crise como a que o país está passando", disse Ana do Gás.
Maior porto do Arco Norte
De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, a localização do empreendimento é estratégica para a logística de escoamento da produção brasileira, possibilitando uma nova fronteira agrícola no País. O Tegram recebeu investimentos de cerca de R$ 640 milhões, financiados por bancos públicos.
"O Porto do Itaqui e o Tegram representam um novo tempo no agronegocio no Brasil e trará ganhos de escala em toda a cadeia produtiva e dará vazão à produção do MATOPIBA", assegurou Edinho Araújo.
O governador Flávio Dino afirmou à presidenta Dilma que o Porto do Itaqui e todo o seu potencial é maior que a crise mundial e cobrou mais presença das instituições de fomento como o BNDES e o BNB. "Investir no arco Norte vai aliviar também os portos de Santos e Paranaguá, por onde, historicamente, a produção é escoada”, declarou Dino.
Em seu discurso, Dilma relembrou os investimentos em infraestrutura e que estão mostrando força agora para suportar a crise. "Estamos mais preparados por conta desses investimentos e são eles que vão nos manter vivos para podermos competir em um mundo em crise", garantiu Dilma, que finalizou sua fala dizendo que vai continuar investindo nas regiões Norte e Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz