Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

LUTA PELO ITAPECURU


Em concorrida reunião hoje, quinta-feira 23/05, na cidade de Caxias,  foi constituído a formação do pré-comitê da bacia hidrográfica do Rio Itapecuru.

A deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT), esteve presente assim como outras personalidades do mundo político e representantes da sociedade civil.

Os Deputados estaduais Rafael Leitoa, Adelmo Soares e Zé Gentil; o prefeito da cidade de Caxias, Fábio Gentil, os vereadores caxienses Edilson Martins, Thais Coutinho, Tevi e representantes de 10 cidades banhadas pelo nosso mais importante rio, foram unânimes em afirmar que a preservação do Itapecuru é uma necessidade urgente do Maranhão.

Assertiva e propositiva, como sempre, Dra. Cleide fez uma sugestão prática para que a Assembleia Legislativa aprove uma lei implementando benefícios fiscais do estado aos proprietários de terras às margens dos rios e lagoas maranhenses que comprovem trabalho para preservação das matas ciliares.

O rio Itapecuru é um curso d'água brasileiro que banha o estado do Maranhão. Com 1.450 km de extensão e largura que varia de 50 a 120 metros, o rio nasce no sul do estado e flui no sentido nordeste–norte até desaguar na baía de São José, no golfão Maranhense.
Com 52.972,1 km² e ocupando 16% do território estadual, a bacia do Itapecuru é genuinamente maranhense e abastece 60% da população de São Luís e diversas de outras cidades do estado, como Caxias.

Seu curso pode ser caracterizado fisicamente em três regiões: alto, médio e baixo Itapecuru. Dentre os principais fatores que determinam essa caracterização citam-se a rede de drenagem, o relevo da bacia e a navegabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz