Páginas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Escola Municipal Deusdete Cardoso Da Silva do Povoado São Raimundo Se Destaca No Soletrando 2017


O povoado São Raimundo Zona Rural de Gov.Newton Bello, que recentemente ganhou um novo sistema de abastecimento de água, no esporte conseguiu chegar a final do último campeonato municipal com o time do grêmio, agora tem outro orgulho  que é o destaque da Escola do Povoado no Soletrando 2017. 
O Projeto Soletrando 2017, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Governador Newton Bello, foi marcado por calorosas disputas envolvendo escolas da Zona Rural e da Sede do município.
Na última terça-feira (19), a SEMED realizou a Grande Final tão esperada por todos.  A grande surpresa se deu pelo fato de uma única escola da zona rural vencer em três categorias (6º ano, 7º ano e 8º ano).
A E.M. Deusdete Cardoso da Silva, localizada no povoado São Raimundo, há aproximadamente 56 km da sede, não levou em consideração a distância ao se destacar das demais escolas presentes no evento, conquistando o lugar mais alto do pódio nas 3 (três) categorias que disputou. Vale ressaltar que a escola não competiu nas disputas do 9º ano devido o aluno classificado na escola não ter comparecido na final disputada no polo Barracão de Madeira.
Para chegar até a final, os alunos participaram de disputas internas na escola, passando por quatro eliminatórias, mais uma final na escola. Os selecionados da escola participaram ainda de mais uma final no polo, o qual era composto por 4 escolas.
Da final do polo saíram os 4 melhores para participarem da Grande Final na Sede. Como a zona rural foi dividida em 3 polos (londrina: 4 escolas; Barracão de Madeira: 4 escolas; União: 5 escolas), foram selecionados 12 alunos para competirem na Grande Final. Assim, os alunos da E. M Deusdete Cardoso da Silva suaram bastante para chegar até a final. Não foi fácil, mas valeu apena o esforço.
“Não é de se admirar que a escola tenha se destacado. Para a Zona Rural, sugerimos um cronograma de estudo direcionado aos alunos, mais o empenho dos professores, não somente o de língua portuguesa, mas de todo o corpo docente da escola”. Relata o Coordenador Pedagógico do 6º ao 9º ano – Zona Rural, Prof. Maurício Moraes Carvalho.
 E ainda complementa:
“Foi discutido com cada Gestor escolar um programa de estudo direcionado. A começar pela motivação dos professores, e consequentemente, dos alunos. Depois, partiu-se para a seleção e escolha das palavras que seriam utilizadas durante o projeto. O banco de palavras do projeto, contendo aproximadamente 600 palavras, foi dividido entre os professores para que estes trabalhassem toda semana com base nas regras da língua portuguesa. Os professores ensinavam as regras e utilizavam as palavras do banco. Assim, o projeto não ficou a cargo somente do professor de língua Portuguesa. Durante o período, os professores realizavam ditado de palavras, levavam os alunos ao quadro para escreverem palavras, realizavam disputas na sala de aula para treinar os alunos e afastar a timidez que alguns tinham. Não se pode esquecer que o maior mérito é dos alunos, os quais se empenharam totalmente no Projeto, de forma que estudavam o banco de palavras não só na escola, mas também em casa”.
 No destaque acima vemos nas palavras do Coordenador Pedagógico Mauricio algumas das estratégias sugeridas pelo mesmo, as quais a escola utilizou para chegar até a final do Projeto.
É evidente que a escola se preparou para vencer, e não somente competir.
Em nome da imprensa local e do departamento de comunicação que está a frente nas divulgações das ações no município parabenizamos a todos os professores que se empenharam no projeto. :Adriana Fernandes Almeida Melo (Gestora da Escola), Andréia Fernandes Almeida Melo (Prof. Língua Portuguesa);Andréa Moreira;Maurício da Conceição dos Santos;Domingas Araújo;João Batista Ferreira dos Santos
Parabenizamos também os alunos campeões: Robson de Sousa Nascimento- Vencedor na modalidade 8º Ano, Paloma dos Santos Gomes-Vencedora na modalidade 7º Ano,  Ana Maria Araújo- Vencedora na modalidade 6º Ano  
Segundo a equipe da instituição, a escola já planeja novo cronograma de estudos para o Projeto Soletrando 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz