Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2019

Prefeita Prof. ROSINHA palestra na COP 25, na Espanha



A prefeita professora Rosinha participou na manhã de ontem, sexta-feira, 6, do painel Mulheres Prefeitas da Amazônia, na Conferência da ONU sobre o Clima (COP 25) que ocorre até o próximo dia 13, em Madri, na Espanha. Professora Rosinha foi uma das três convidadas do Instituto Alziras, ao lado das prefeitas Fernanda Hassem, de Brasiléia (AC) e Teresa Surita, de Boa Vista (RR).
A prefeita de Cururupu participou do painel que teve o objetivo de discutir barreiras comuns e trocar soluções inovadoras para impulsionar a ação climática em nível subnacional, ressaltando a importância das mulheres para moldar um futuro mais saudável, sustentável e inclusivo.
Rosaria de Fátima Chaves (Prof.Rosinha) falou sobre os trabalhos realizados em Cururupu, falou da Reserva Extrativista de Cururupu e das comunidades Quilombolas, apresentou um vídeo de Cururupu compartilhando com o mundo imagens do nosso povo e região e principalmente, na questão Modelos de experiências sustentáveis na Amazônia legal: CURURUPU e suas riquezas naturais e culturais. Tema de sua palestra na Conferência da ONU.
A prefeita de Cururupu apresentou entre as prioridades do movimento municipal internacional, experienciais, ações, planejamentos e desafios, colaborando para a construção de uma plataforma para as comunidades do futuro que devem moldar meios de vida sustentáveis, ancoradas em justiça, inclusão cidadã e cumprindo sua função social. O direito à cidade é um direito garantido a todos os habitantes das gerações presentes e futuras. No vídeo e em seu discurso professora Rosinha apresentou nosso território, nossa cultura, tradições, ancestralidades e a forma de vida do nosso povo.
A Amazônia maranhense é dona de rica biodiversidade, ocupa 26% do bioma amazônico, encontra-se em 62 municípios do Maranhão e representa, em termos de bioma, 34% do território do Estado. No entanto, ela corre o sério risco de desaparecer. Há anos vem sofrendo com desmatamentos, retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão, caça excessiva e criação de gado.
A convite do Instituto Alziras, e com as despesas todas custeadas pelo Instituto, a prefeita de Cururupu, participa de 06 a 09, da Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A 25ª Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas reuni cerca de 29 mil pessoas em Madrid, Espanha.
COP 25 - É a Conferência sobre Mudança Climática, uma das mais importantes para as Nações Unidas. Reúne líderes mundiais que selam seus compromissos e acordos nessa área. Nesta edição, o objetivo é ampliar a ambição dos países para alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz