Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Comissão de Assuntos Municipais discute novos limites de Santa Inês e Altamira do Maranhão


A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional realizou, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião de trabalho com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), para definir os novos limites territoriais dos municípios de Santa Inês e Altamira do Maranhão.
O presidente da Comissão, deputado Bira do Pindaré (PSB), destacou a importância do entendimento entre os prefeitos de Santa Inês, Vianey Bringel, e de Altamira do Maranhão, Ricardo Almeida, que também participaram da reunião, juntamente com o deputado Stênio Rezende (DEM).
Os prefeitos Vianey Bringel e Ricardo Almeida louvaram o esforço da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais, em resolver o problema de oito povoados que hoje pertencem ao município de Altamira, mas que sempre foram administrados pela Prefeitura de Santa Inês. Os povoados são Bom Futuro, Santa Cruz, Bom Jesus, Bairro Branco, São João dos Crentes, Três Satubas, Boa Vistinha e Centro Meio.
“Estes oito povoados sempre pertenceram a Santa Inês. Na verdade, Santa Inês perdeu estes oito povoados, através de uma manobra política, feita em gestões anteriores, mas agora eles irão voltar legalmente, de fato e de direito, para o município de Santa Inês”, comemorou a prefeita Vianey Bringel.
O deputado Bira do Pindaré informou que, com base em estudos realizados pelo IBGE e pelo Imesc, será celebrado um acordo entre os dois municípios, mediante um projeto de lei que será submetido à apreciação da Assembleia Legislativa.
O deputado Stenio Rezende destacou a importância do entendimento entre os dois prefeitos, que possibilitou um acordo para que os oito povoados hoje pertencentes ao município de Altamira voltem a pertencer à cidade de Santa Inês. “Estou à frente desta questão por ser um conhecedor de todo este problema. Aconteceu uma distorção, que agora será corrigida com todo o apoio da nossa Assembleia Legislativa”, frisou Stênio Rezende.
Ao final da reunião, o diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do Imesc, Josiel Ribeiro Ferreira, informou que já existem elementos técnicos para a definição tanto dos novos limites de Santa Inês quanto de Altamira do Maranhão. Com base neste estudo, será elaborado o projeto de lei com a definição dos novos limites dos dois municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz