segunda-feira, 22 de abril de 2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será lançada nesta quarta

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza nesta quarta-feira (24), a reunião de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), edição 2013. O evento acontecerá no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, a partir das 10h.
O tema da Semana Nacional é “Ciência, Saúde e Esporte”. Em nível nacional, o evento é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. No Maranhão, a cerimônia será presidida pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, e pela presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.
Foram convidados a participar da reunião, secretários de Estado, reitores e pró-reitores de universidades públicas e privadas, entidades parceiras como Vale, Alumar, Fiema, Sebrae, Corpo de Bombeiros, entre outras. Durante o lançamento, o governo vai apresentar o projeto para o evento no estado e convidar os parceiros a contribuir com propostas para divulgação da ciência no estado.
A SNCT 2013 vai acontecer entre os dias 21 e 26 de outubro e a ideia é promover e estimular pesquisas que tenham como meta a divulgação de temas científicos e tecnológicos relacionados com saúde e esporte. A intenção é ampliar o debate em escolas, universidades e comunidades como forma de integrar o maior número possível de pessoas com o tema proposto.
O Ministério da Ciência e Tecnologia aposta no atrativo dos grandes eventos esportivos - como os torneios de futebol da Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), bem como as Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016) - para despertar a participação popular e estimular a produção de conhecimento entre os pesquisadores.
No ano passado, a SNCT teve como tema “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. No Maranhão, a Semana foi considerada um sucesso. O estado alcançou o primeiro lugar no número de atividades inscritas entre todos do Nordeste e ficou em terceiro lugar em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz