Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Francisca Primo destaca reunião da CPI que apura violência contra a mulher



A deputada Francisca Primo (PT) destacou, na sessão desta quarta-feira (24), a terceira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, ocorrida ontem na Assembleia Legislativa, que tem como objetivo apurar a situação de violência contra a Mulher no Maranhão. Na ocasião, foi feita uma explanação sobre a violência contra a mulher e as dificuldades encontradas pelos órgãos de proteção.

 A reunião contou com as presenças dos deputados Magno Bacelar (PV), Roberto Costa (PMDB), Cleide Coutinho (PSB), Gardênia Castelo (PSDB) e Vianey Bringel (PMDB). Também contou com as participações da representante do Fórum Maranhense, professora Maria Mary; da Delegacia Especial da Mulher em São Luís, Kazumi Tanaka; da Coordenadora do Conselho Estadual da Mulher, Celise Regina; da Secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar; Coordenadora Municipal das Políticas Públicas para as Mulheres de São Luís, Laurinda Pinto e do Defensor Geral do Estado, Aldy Mello.

Os convidados fizeram uma breve explanação do diagnóstico referente à violência contra a mulher e as dificuldades encontradas pelos respectivos órgãos. A professora Maria Mary falou dos autos índices da violência contra as mulheres e o papel da rede e proteção.  Aldy Melo falou da Defensoria Pública como porta de entrada às mulheres vítimas de violência e da rede de apoio e dos projetos de qualificação e da Patrulha Maria da Penha e das defensorias existentes no Estado do Maranhão.

A delegada Kazumi, destacou o trabalho desenvolvido na Delegacia da Mulher, das demandas dos serviços e das dificuldades encontradas, principalmente no interior do Estado, por falta de equipe qualificada. Já a secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar falou da repercussão do pacto nacional pelo enfrentamento da violência contra a mulher e dos investimentos que serão feitos pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, como por exemplo, a construção da Casa da Mulher Brasileira, aqui em São Luís.

No final da reunião, a comissão deliberou, a pedido do deputado Roberto Costa, uma visita a Porto Franco para acompanhar as medidas tomadas sobre o inquérito do caso Tamires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz