Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Alunos entregam carta sugestiva ao prefeito Almeida Sousa durante culminância realizada pela SEMED



A gestão pública do município de Igarapé do Meio nos últimos meses vem discutindo e elaborando junto com a população, o Plano Municipal de Saneamento Básico do município, pois este irá estabelecer diretrizes para o saneamento básico, por meio da fixação de metas de cobertura e atendimento em serviços de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico, coleta e destinação do lixo urbano e drenagem de águas pluviais. A secretaria municipal de educação em um dos seus planejamentos de ‘Sequência Didática’ resolveu discutir sobre um dos temas transversais mais ensinados em sala: questão do LIXO e a sua destinação correta.
O objetivo de se trabalhar com os alunos de 1º ao 5º anos, foi sensibiliza-lo que qualquer ser humano é um produtor de LIXO, ampliar os conhecimentos deles sobre a reciclagem do LIXO, mostrar a eles a importância de uma coleta seletiva e mostrar a todos sobre os danos que o LIXO pode causar ao meio ambiente. Uma das coordenadoras pedagógica disse ao Jornal A CORDA que os alunos conheceram o lixão de Igarapé do Meio e que eles realizaram trabalho de campo ao redor de sua escola, onde conscientizaram a comunidade da importância da coleta do lixo para a cidade.
Os alunos receberam o incentivo dos professores para que eles produzissem uma carta sugestiva, onde seria entregue ao prefeito Almeida Sousa durante uma culminância que daria por encerrada parte das atividades. David Loha do 5º ano da Escola Isabela, Lanny Ketely do 4º ano da Escola São Marcos, Vitória Sophia do 1º ano do Centro Educacional e Fabrício Caldas do 4º ano da Escola Jorge Moisés tiveram suas cartas selecionadas e durante o evento realizado na Escola Isabela na manhã desta segunda-feira (10), eles entregaram para o prefeito suas sugestões sobre a coleta seletiva do lixo.
Em sua fala o professor Isaias Barbosa parabenizou a equipe da SEMED e disse que a educação do município está no caminho certo. “Quero aqui dizer que iremos nos sair muito bem nessa nova trajetória.”, disse ele. “Aproveito o momento para agradecer ao gestor pelas reformas. Agora sim, houve reformas.”, finalizou o professor. Já a secretária adjunta de educação que na ocasião representava a secretária, disse estar feliz por presenciar um evento tão importante acontecendo com alunos das series iniciais.
A prefeito Almeida Sousa declarou que já tinha um projeto em andamento para ser executado no próximo ano (2018), mas depois de ouvir a leitura das cartas dos alunos ele declarou: “Ainda este ano (2017), vamos atender as sugestões dos nossos alunos que é a de colocar o coletor de lixo nas escolas e ruas de nossa cidade. Tudo padronizado e indicado o local especifico para cada tipo de lixo.”. Almeida falou também da importância de um evento como o que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), e disse que não poupara esforços e irá investir na capacitação dos educadores.
Os alunos receberam certificados e os que tiveram suas cartas entregues ao prefeito receberem um kit leitura. As atividades continuarão e segundo a organização da ‘sequência didática’, na zona rural também irá acontecer uma culminância, pois os alunos também estão produzindo suas atividades.
É importante dizer que desde do inicio do ano (2017), a secretaria de obras e urbanismo vem realizando a coleta do lixo e o prefeito até disponibilizou um carro compactador de lixo – algo inédito em Igarapé do Meio, pois outrora o lixo era recolhido em caminhões e até de forma irregular na caçamba do PAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz