Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Praças revitalizadas pela Prefeitura de São Luís recebem decoração de Natal



Os espaços públicos revitalizados pela Prefeitura de São Luís, como a Praça das Árvores, no Cohatrac e Praça V, na Cohab ganharam decoração de Natal instaladas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Comitês Gestores responsáveis pela manutenção das praças. A decoração, que também será levada para outras praças como Verão, também no Cohatrac e Forquilhão, na Forquilha, integra o projeto "Luzes de Natal nas Praças", que tem como objetivo iluminar e decorar estes locais com temas natalinos e, assim, atrair as famílias para integração.
De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, o projeto, além de garantir iluminação pública, também vai mobilizar as comunidades para ocupar estes espaços. "É determinação do prefeito Edivaldo que cada vez mais se criem oportunidades de estimular as famílias para habitarem as praças públicas e assim fomentar o sentimento de pertencimento da comunidade com os espaços", disse Luiz Borralho.
De 2013 até agora já foram recuperadas cerca de 30 praças e outras estão com obras avançadas devendo ser inauguradas em breve. A Prefeitura recupera o espaço e a comunidade se compromete em cuidar. Esta parceria se consolidou por meio dos Comitês Gestores, cerca de 50 atualmente. "Com parcerias, vontade política e aliança com a população estamos tornando São Luís uma cidade cada vez mais sustentável e amiga do meio ambiente", destacou o presidente do Impur, Luiz Borralho.
INTEGRAÇÃO
A coordenadora do comitê da praça V, Narcisa Enes Rocha, contou que os moradores da região ganharam muito com a revitalização do espaço, antes ocupado por usuários de drogas e por trailers onde reinava o comércio de bebida, o que causava transtorno para as famílias que vivem no entorno do logradouro.
"Esta praça foi inaugurada há oito meses e já são grandes os benefícios que trouxe à comunidade. Posso dizer que o maior benefício é a integração das famílias. A gente passou a se conhecer mais, se encontrar mais e se unir. Hoje temos a liberdade de sair de casa, uma vez que a praça é usada apenas para atividades de lazer, esporte e cultura e tem uma iluminação especial que nos garante mais segurança", pontuou Narcisa Rocha.
Ela disse ainda que a praça hoje é a extensão de casa. "Tem um valor sentimental e mais humano para todos nós que somos vizinhos da praça, um grande valor social. Além disso, tem o fator saúde, está todo mundo caminhando, usando os aparelhos da academia. Às terças e quintas-feiras tem zumba com a participação de mais de 25 mulheres", contou. "No quesito saúde estamos em um nível bem mais elevado do que antes", acrescentou Narcisa Rocha, que estava acompanhada do esposo Alberto de Souza Rocha que também faz parte do comitê.
O senhor Reginaldo Amorim, coordenador do comitê da praças Verão, das Árvores e da Alegria disse que as praças deram mais vida para os bairros. "As famílias têm a alegria de se reunirem no comecinho da manhã e final de tarde para colocar a conversa em dia, fazer uma atividade física ou mesmo acompanhar filhos e netos em brincadeiras na praça. Então é com alegria que nesse período de Natal nos reunimos para enfeitar a praça e torná-la ainda mais atraente para toda a comunidade", disse.
Além da iluminação, arranjos e decoração diferenciada, o "Luzes de Natal nas Praças", também levará serviços de ajardinamento, limpeza e poda. Durante o período noturno, os espaços já contam com atividades esportivas nas quadras, aula de zumba, treino funcional, atividades lúdicas, danças além de reuniões dos próprios comitês que são realizadas em praça pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz