Foi realizada na Assembleia uma sessão solene em homenagem aos 110 anos do Ensino Tecnológico no Maranhão. A solicitação da sessão foi de autoria do deputado Zé Inácio (PT). Foram homenageados o reitor, ex-reitores e diretores, alunos, professores e todos que compõem a rede de ensino tecnológico.
Em seu discurso, Zé Inácio fez um resgate do início da educação tecnológica no Brasil e no Maranhão e dos avanços imprimidos durante os governos do PT. E ressaltou a importância da luta em defesa do ensino tecnológico, contra o que considera de "retrocessos do atual governo federal".
“Enquanto no governo FHC foi sancionada uma lei que proibia a criação de novas escolas técnicas, 140 escolas construídas de 1909 a 2002, no governo do PT o avanço foi significativo. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concretizou a construção de mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento”, disse Zé Inácio.
E continuou: "Quero parabenizar o IFMA pelos 110 anos de luta pela educação transformadora dos maranhenses, ressaltando que as senhoras e os senhores têm um aliado nessa casa legislativa para, junto a vocês, seguir na luta contra os cortes na educação maldosamente encetados pelo governo Bolsonaro e defender o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, porque, como diz o nosso ex-presidente Lula, 'Não tem como ter um país desenvolvido sem investir em educação'.".
Foram homenageados com placas durante a sessão: o reitor do IFMA, Roberto Brandão, o ex-reitor e professor do IFMA, Zé Costa, a ex-reitora, Valéria Martins, o ex-diretor do antigo CEFET, Zé Lima e os alunos Ribamar Carneiro, do curso de Meio Ambiente, e Izabelly Vitória, do curso de Química e multi-paratleta.
Também participaram do evento o diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida, o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, e os diretores-gerais dos vários campi do IFMA no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz