A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (23), o Projeto de Lei 189/2020, de autoria do deputado Rigo Teles (PV), que dispõe sobre visita virtual por meio de videochamada a pacientes internados em isolamento decorrente da contaminação pelo novo coronavírus.
Conforme a proposta, deverão ser aplicados todos os protocolos sanitários de segurança visando à implantação do modelo de contato virtual entre os pacientes e seus familiares, com o objetivo de proteger todos os envolvidos, inclusive os profissionais da área de saúde.
Rigo Teles destaca também que a realização da videochamada deverá ser previamente autorizada pelo profissional responsável pelo tratamento do paciente. A chamada deverá ter duração máxima de 15 minutos. “Essa é uma medida que visa humanizar ainda mais o nosso sistema de saúde, levando-se em conta que essa pandemia também provoca problemas neurológicos, principalmente por conta da extrema solidão a que são submetidos os pacientes internados com Covid-19”, ressalta o parlamentar.
Logística
Em seu artigo 2º, o projeto estabelece que às unidades de saúde da rede estadual pública e particular caberá propiciar a operacionalização logística ao previsto na lei, conforme sua regulamentação.
O deputado afirma que já escutou muitos relatos de pessoas que sobreviveram à pandemia e que passaram dias e dias internados sem qualquer contato com o mundo exterior, nem mesmo com seus pais, irmãos, cônjuges ou filhos. Para ele, essa é uma situação que agrava ainda mais o estado de saúde dos internados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz