Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Em entrevista concedida para a TV Mirante, Eric Costa presidente da FAMEM falou, dentre outros assuntos, sobre a assessoria aos prefeitos quanto a “maximização” na aplicação do Auxílio Financeiro liberado pelo Governo Federal


Na manhã dessa quarta-feira(10), o presidente da FAMEM – Federação dos Municípios Maranhenses, Eric Costa – Prefeito de Barra do Corda(MA), concedeu uma entrevista ao programa de Tv Bom Dia Mirante de São Luis-MA. Confiram os principais tópicos:

Números da COVID 19 em Barra do Corda

Eric Costa esclareceu a cerca da divergência entre os números constantes do sistema da Secretaria de Estado de Saúde, que registrou 888 casos confirmados, até o dia 09 de junho, em relação aos que são divulgados pelo município através de boletins epidemiológicos informados diariamente.

O prefeito atribuiu a divergência existente, por conta do horário que a atualização é feita por parte da Secretaria Estadual de Saúde, em seus sistemas de centralização de dados, em relação a informação prestada diariamente pelo município.

No entanto, Eric Costa frisou que, no último boletim divulgado ontem dia 09 de junho, existem 1.023 casos confirmados e que, o número de pacientes recuperados (553 casos) supera o número de pessoas com a doença ativa (457), bem como, ressaltou que Barra do Corda encontra-se há 19 dias sem registrar nenhum óbito por COVID 19, o que não deixa de ser uma notícia animadora, segundo ele. O prefeito informou ainda que, no dia de hoje (10), os leitos com respiradores estão todos sem ocupação.

Reforma da UPA do município

O prefeito esclareceu que, durante a reforma e ampliação da sua estrutura física, a UPA-Unidade de Pronto Atendimento nunca foi fechada ou teve seu atendimento suspenso. Eric costa aduziu que e a adequação realizada permitirá, caso necessário, o atendimento da demanda do município e região, principalmente quanto aos casos acometidos pela COVID 19, além da estrutura disponibilizada pelo COE – Centro de Operações de Emergência e da Central de Triagem. Eric Costa fez questão de agradecer a contribuição da FESA – Força Estadual da Saúde, quanto as orientações e recomendações prestadas aos profissionais de saúde do município, no enfrentamento da pandemia.

Desafios ao assumir a FAMEM

Eric Costa enalteceu o relevante trabalho do Prefeito de Igarapé Grande-MA, Erlânio Xavier, enquanto esteve à frente da presidência da FAMEM, até o último dia 04 de junho, falando da responsabilidade que é dar continuidade a esse brilhante trabalho, com toda a assessoria que permaneceu, fortalecendo ainda mais a bandeira do municipalismo e o devido apoio aos prefeitos.

Auxilio Financeiro do Governo Federal para o combate da COVID 19

O presidente da FAMEM falou que, durante toda essa terça-feira(09), esteve reunido com a assessoria técnica-jurídica da entidade, ocasião em que já foram tratadas com os prefeitos, as primeiras orientações nesse sentido e que, já estão sendo formuladas algumas recomendações que estão pautadas no fortalecimento das causas municipalistas, principalmente no que diz respeito a prestação de um serviço de saúde cada vez melhor para cada munícipe maranhense.

Eric Costa frisou que, apesar de o Governo Federal somente agora ter efetuado a liberação da primeira parcela do Auxílio Financeiro, os municípios não vinham medindo esforços em utilizar, há meses, seus orçamentos no enfrentamento da COVID 19.

Alertou ainda, acerca das diversas especulações, carregadas de leviandades, de que os prefeitos estavam forjando números, criando doentes, que haviam determinações de enterrar caixões com pedra dentro para maquiar óbitos e assim os municípios criassem falsas estatísticas para que pudessem receber mais recursos financeiros do Governo Federal.

Quanto a isso, segundo Eric Costa, está sendo feito, por parte da FAMEM, todo um trabalho, junto aos órgão de controle, para desfazer esse desserviço contra as administrações municipais.

Eric Costa adiantou ainda que a FAMEM estará disponibilizando, de hoje para amanhã(11), as primeiras recomendações aos prefeitos para que os mesmos maximizem o uso do auxilio financeiro liberado pelo Governo Federal, de forma otimizada, principalmente quanto às compras de insumos para o combate da COVID 19, através do sistema de pregão eletrônico em suas licitações.

Operação “Cobiça Fatal” da Polícia Federal

No que diz respeito a operação realizada pela Polícia Federal, no último dia 09, batizada de “Cobiça Fatal”, no município de São Luis, que teria a finalidade de desarticular uma suposta associação criminosa que estaria fraudando licitações, superfaturando preços, com o objetivo de desviar recursos públicos federais que seriam usados no enfrentamento da COVID 19, Eric Costa lembrou que não teria como fazer um pré julgamento da operação, até mesmo porque não estaria na alçada da FAMEM.

No entanto, Eric Costa considerou que os município investigados terão a devida assessoria para prestar os esclarecimentos devidos.

Ainda quanto ao contexto da operação, Eric Costa fez questão de ressaltar que os municípios enfrentaram, a exemplo dos consumidores maranhenses, as mesmas dificuldades para adquirir, a época do inicio da pandemia, os insumos necessários para combater a COVID 19, uma vez que havia uma escassez de produtos/equipamentos no mercado, onde a oferta era muito inferior a demanda, o que levou a muitos fornecedores elevarem, sabidamente, seus preços e assim inflacionarem suas vendas. Ou seja, na época, os municípios ficaram refém da situação pois o objetivo era salvar vidas.

Assistam abaixo, a íntegra da entrevista do Presidente da FAMEM, Eric Costa, concedida na manhã dessa quarta-feira, dia 10 de junho, ao programa Bom Dia Mirante da TV Mirante de São Luis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz