Os 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, fundada em 4 de novembro de 2004, foi um dos destaques do discurso da deputada Helena Duailibe (Solidariedade), na sessão plenária desta segunda-feira (18). A parlamentar falou sobre a importância da Pastoral e o papel desempenhado pela fundadora, a médica Zilda Arns, que também já havia fundado, anos antes, a Pastoral da Criança.
Helena Duailibe chamou atenção para o quanto é difícil o atendimento aos idosos no país, que muitas vezes ficam sozinhos. “Com a modernidade e a necessidade de todo mundo trabalhar, as pessoas da terceira idade ficam esquecidas dentro de casa”, afirmou.
De acordo com a deputada, a Pastoral da Pessoa Idosa capacita os agentes para o acompanhamento dos idosos nas visitas domiciliares e em outras atividades complementares; organiza redes de solidariedade humana nas comunidades e nos diferentes níveis para promover o bem-estar dos idosos; incentiva a criação e a participação, também, nos Conselhos de Direito do Idoso em todos os níveis.
A Pastoral também realiza parcerias somando esforços com outras pastorais, comunidades científicas, associações de geriatria, gerontologia, organização de defesa dos direitos dos idosos, de assistência social e em outras entidades afins.
Ainda segundo a parlamentar, a Pastoral também mantém um sistema de informação sobre a situação das pessoas acompanhadas, democratiza notícias e informações sobre os idosos nos meios de comunicação social e promove esclarecimento sobre os preconceitos contra as pessoas idosas, a fim de que sejam superados, somam esforços com a iniciativa de educação continuada para cuidados de idosos e valoriza a vida até a sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos que asseguram o caráter espiritual das existências humana.
Helena fez referências aos coordenadores da Pastoral no Maranhão e a todos os que iniciaram essa caminhada, “fazendo um trabalho muito bonito”.
“Parabéns à Pastoral por esses 15 anos. Nós estamos aqui para apoiar, parabenizar e para dizer, nesta Casa do Povo, a todos os nossos colegas deputados, que procurem e apoiem cada vez mais a Pastoral da Pessoa Idosa no estado do Maranhão”, ressaltou.
Feminicídio
Em seu discurso, Helena Dualibe também destacou o encerramento da 3ª Semana de Combate ao Feminicídio, no último sábado (16), com corrida e caminhada na avenida Litorânea, que contou com a participação do deputado Roberto Costa.
Na avaliação de Helena Duailibe, a 3ª Semana de Combate ao Feminicídio foi um momento de extrema importância, que também contou com expressiva participação popular na praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.
“O feminicídio é um problema muito sério que, muitas vezes, acontece dentro de casa, matando mulheres”, disse a parlamentar, que é procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa.
Pêsames
A deputada prestou, também, homenagem póstuma a Elias de Sousa Almeida, que faleceu no feriado do dia 15 de novembro, em Imperatriz, em decorrência de choque elétrico, quando consertava um ventilador em sua casa. O jovem pertencia ao grupo de oração Louvor e Glória, da Renovação Carismática Católica de Imperatriz.
“Presto homenagem póstuma a este jovem cheio de esperança, uma das pessoas que quando eu chegava para os encontros da Renovação Carismática estava sempre disponível, pregando, e hoje já se encontra nos braços do Pai. Quero dizer à família que receba a minha solidariedade”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz