A deputada Dra. Thayza Hortegal (PP) participou, na manhã desta sexta-feira (1º), de uma operação de fiscalização no Terminal Ponta da Espera, que teve como objetivo verificar in loco os serviços prestados pelos ferryboats, que fazem a travessia São Luís-Cujupe.
A operação foi uma ação conjunta da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB); da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP); do Procon-MA; da Capitania dos Portos e da Polícia Militar. Estes órgãos já vêm trabalhando para garantir mais segurança e qualidade nos transportes aquaviários, que têm um aumento no fluxo de passageiros durante o período carnavalesco.
Na oportunidade, a deputada Dra Thayza Hortegal, que também é usuária do serviço, destacou a necessidade de melhorias na qualidade dos serviços oferecidos durante o trajeto. Também informou que a Assembleia Legislativa do Maranhão vai viabilizar projetos que possam melhorar as condições do transporte.
“Há mais de 10 anos faço essa travessia e sempre verifiquei o grande número de reclamações. Então, como usuária e moradora dessa região, eu não poderia deixar de ir em busca de melhorias da qualidade e segurança desses serviços”, afirmou a deputada, ressaltando que a maior reclamação dos passageiros é referente à qualidade da alimentação, não funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, banheiros sujos, acessibilidade para cadeirante e o ferry enferrujado. “Não se tem nada de qualidade nos serviços oferecidos. É um direito do consumidor exigir melhorias”, disse a parlamentar.
Dra. Thayza Hortegal enfatizou, ainda, que, recentemente, foi feito um levantamento de todos os transportes aquaviários do Brasil e que nenhum é tão precário quanto o do Maranhão. "Estamos estudando um projeto de lei junto à MOB, ao Procon e ao Ministério Público, para que possamos dar entrada para ofertar o que se tem de melhor, mas que, ao mesmo tempo, incomoda, que é o tempo de espera na fila dos ferryboats. Hoje é um dia bem congestionado, onde as filas são enormes e não se tem um horário certo para viajar. Como representante da Baixada, não poderia deixar de questionar e buscar melhorias para os serviços dessas embarcações, que são importantes para a Baixada Maranhense”.
Conforto e Segurança
“Estamos aqui, mais uma vez, no Terminal da Ponta da Espera para intensificar a nossa fiscalização e garantir um transporte seguro, para que os nossos foliões possam viajar com tranquilidade. Foram feitas fiscalizações preventivas, inclusive, pela Capitania dos Portos no que tange à segurança da navegação. Portanto, posso garantir ao folião que ele pode ir até a Baixada Maranhense e voltar com conforto e segurança”, declarou o presidente da MOB, Lawrence Melo.
Karen Barros, presidente do Procon-MA, afirmou que, durante todo o ano, o órgão faz fiscalização preventiva no transporte aquaviário. “Hoje, estamos aqui fazendo a Operação Carnaval exatamente para coibir e prevenir qualquer problema. Aqui estamos verificando a questão do alvará sanitário, das lanchonetes, dos coletes salva-vidas, a reserva de passagens para idosos e pessoas com deficiência e, também, estamos analisando a acessibilidade dos passageiros com deficiência dentro desse transporte”, acentuou.
Ela informou, ainda, que o Procon ficará com uma equipe de plantão para atender o consumidor durante todo o período de Carnaval. “A qualidade dos serviços poderia ser melhor. Outra questão que poderia ser vista com maior atenção é em relação aos idosos e aos cadeirantes”, disse Nita Gomes, enfermeira e moradora de São Luís que sempre utiliza o ferryboat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz