O deputado Levi Pontes (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (31), para registrar que a Comissão de Saúde da Casa recebeu o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Marcos Pinheiro, e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Seção Maranhão, professor Ataíde.
Acompanhados de três odontólogos especialistas, Marcos Pinheiro e Ataíde vieram à Comissão de Saúde, mostrar as necessidades e as angústias da categoria. Levi disse que a Comissão entendeu ser preciso ouvir os odontólogos, acerca de proposições em tramitação na Assembleia para beneficiar a população.
De acordo com Levi Pontes, a pedido dos odontólogos, a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Stênio Rezende (PRTB), está criando o cargo de coordenador de saúde bucal no Maranhão. Outro projeto obriga os hospitais de urgência e emergência, principalmente as UTI’s, a ter cirurgiões odontológicos.
INFECÇÃO HOSPITALAR
Na ocasião, Lei Pontes revelou que 10% dos casos de infecção hospitalar nos pacientes dentro das UTIs são provocados pela cavidade bucal, dos quais, 40% chegam a óbito. Os odontólogos também querem proibir a venda ilegal de produtos e equipamentos e anestésicos odontológicos em passeios públicos.
O parlamentar revelou, ainda, que a categoria pediu a proporcionalidade de 1/4 de vagas de médico para odontólogos no Instituto de Criminalística (Icrim) e no Instituto Médico Legal (IML).
Também estavam presentes na reunião os deputados Antônio Pereira (DEM), Fábio Braga (PT do B) e Ricardo Rios (PEN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário
Diniz