Páginas
terça-feira, 30 de junho de 2020
Em Paço do Lumiar, indicações do vereador Inácio Ferreira tornam-se realidade na infra-estrutura de comunidades
Prefeitura de Vitorino Freire decreta a prorrogação do lockdown
MÃE E FILHO SÃO ATENDIDOS PELO SAMU APÓS PARTO DENTRO DE CASA
NO PÁREO: Luiza do Friagro é pré-candidata à prefeitura de Açailândia
Prefeito de Bela Vista, Augusto Filho assina convênio para Pavimentação Asfáltica
Pré-candidata a prefeita de São Luís, Detinha concedeu entrevista exclusiva a O Estado
A deputada estadual Detinha, pré-candidata a prefeita de São Luís pelo PL, foi a quarta entrevistada de O Estado, na série iniciada no dia 18 de junho e que se propõe a ouvir todos os pré-candidatos a prefeito da capital até o início do mês de agosto. Na entrevista, Detinha falou sobre o seu projeto para a capital do Maranhão e sobre a experiência de gestão pública acumulada ao longo de sua trajetória na política. Ela também afirmou desconhecer o consórcio de candidatos, apontando nos bastidores, que teria o apoio pelo chefe do Executivo Estadual, governador Flávio Dino (PC do B). E garantiu que seu projeto de candidatura não foi uma espécie de retaliação ao Palácio dos Leões – num momento em que, segundo aliado, o PL sentia-se desprestigiado na estrutura administrativa do Governo do Estado.
O Estado: como se deu a construção de sua pré-candidatura a Prefeitura de São Luís?
Se deu através de algumas reuniões entre os membros dos partido PL, Avante e Patriota. Fui indicada pela minha experiência como gestora e grande currículo em atividades administrativas. Mas também, pela minha história como prefeita em Centro do Guilherme, na qual fui eleita e reeleita com uma grande aprovação do povo.
O Estado: você pode afirmar que conhece os problemas da capital maranhense, depois de ter atuado por quase duas décadas somente no interior do estado [Maranhãozinho e Centro de Guilherme]?
Dos 12 anos que passei em atividades administrativas nos municípios de Maranhãozinho e Centro do Guilherme, sempre precisei estar também na capital de São Luís para resolver assuntos pendentes dos municípios, ou seja, nunca passei mais de 30 dias sem vir a São Luís. Além disso, já morei nos bairros Cohatrac e São Cristóvão por muito tempo, assim como moro até hoje. Convivo com os problemas da capital desde que escolhi esse estado para viver.
O Estado: de que forma você acredita que pode superar a estrutura política de adversários, que possuem bases já consolidadas em São luís?
“Fui indicada pela minha experiência como gestora”
Sou gestora. Tenho experiência à frente da gestão municipal por 8 anos, o que me torna um diferencial diante dos adversários, enquanto nenhum deles tem essa experiência. Minha história é baseada em superação, acreditando sempre na sensibilidade dos ludovicenses. Minha trajetória política me credencia, por isso tenho compromisso com o povo.
O Estado: a sua pré-candidatura possui apoio ou a simpatia do governador Flávio Dino?
“Não tenho apoio ainda [do governador Flávio Dino, mas simpatia espero que sim (risos)”
Não tenho apoio ainda, simpatia espero que sim (risos). O PL é um partido independente nas suas ações e escolhas.
O Estado: qual a participação efetiva do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o seu esposo, na consolidação de sua pré-candidatura?
Na reunião em que foi decidido colocar o meu nome como pré-candidata, ele estava presente, claro. Nesse momento, não temos como deixar de lado a posição como esposo e pai dos nossos filhos. Temos um grande amadurecimento quando se trata da relação de um apoiar o outro. Sempre buscamos superar os desafios juntos.
O Estado: assim que foi anunciada a sua pré-candidatura, muito se falou sobre que o projeto seria uma retaliação ao Palácio dos Leões, por não abrir mais espaços ao PL. Existiu algum tipo de negociação nesse sentido?
Nunca, jamais. Tenho um respeito enorme pelo próximo e coloco meus projetos nas mãos de Deus. Estamos tratando com vidas iguais as nossas, algo muito sério para ser tratado dessa forma, por esse tipo de sentimento que nunca tivemos quando se trata do Palácio.
O Estado: qual a sua avaliação a respeito da gestão do atual prefeito de São Luís?
Os ludovicenses lhe concederam a oportunidade de trabalhar por 8 anos. Eu acredito que se ele fez, eu tenho capacidade e experiência para fazer muito mais.
O Estado: apesar de já ter anunciado a pré-candidatura desde fevereiro, pouco se notou movimentações suas em direção ao pleito. Você tem conseguido obter apoio para a disputa eleitoral? Eu gosto das pessoas, de estar junto, olhar nos olhos e sentir as verdadeiras necessidades de cada um. Nesse momento de pandemia, não pude estar fazendo essas ações, então respeitei bastante o distanciamento social. Mas, sim, os acordos continuaram sendo feitos pelos meios permitidos.
O Estado: muito tem se falado na existência de um “consórcio” de pré-candidatos ligados ao Governo do Estado, numa estratégia para derrotar o primeiro colocado nas pesquisas de intenções de votos, deputado federal Eduardo Braide. Esse “consórcio” incluiria partidos como o PCdoB, PDT, DEM e outros. Qual a sua avaliação a respeito desse tipo de estratégia?
“Se existe esse tipo de ‘consórcio’, não faço parte”
Se existe esse tipo de “consórcio”, não faço parte e nem fui convidada [risos].
O Estado: qual a sua avaliação a respeito do adiamento das eleições municipais? Haverá algum tipo de prejuízo para o eleitor e para os candidatos?
Estamos vivendo um ano de situações novas, onde todos estamos nos adaptando aos poucos. Acredito que o nosso povo precisa antes de tudo, se sentir mais seguro, para que, então, possa fazer uma escolha tão importante.
O Estado: de que forma você analisa o atual cenário político do país, com instabilidade entre o Executivo, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário?
Uma grande tristeza. Estive em Brasília recentemente e a insegurança no cenário é visível. Além do povo ter que passar por problemas causados pela pandemia, ainda tem que passar por toda essa instabilidade na política.
Assaí Atacadista abre 243 vagas de emprego em Imperatriz
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Assembleia Legislativa realiza sessão plenária nesta terça
Vereadores acionam PF para investigar destinação de recursos para Covid-19 enviados à Axixá
Segundo a peça acusatória ao qual o site do Maranhão de Verdade teve acesso, além da prefeita Sônia Campos, são alvos das denúncias o secretário Municipal de Saúde, Tiago Martins santos e o procurador do Município, Rui Pires. No documento, o trio é suspeito de impedir os parlamentares de fiscalizar a destinação dos recursos públicos.
Os vereadores não anteciparam mais detalhes para que as eventuais investigações não sofram prejuízos nesse processo inicial. “Não é nada sem fundamento. Não estamos de brincadeira. Resolvemos agir desta forma devido à postura dos gestores denunciados. Por conta disso, acionamos a PF e as informações são sigilosas e agora cabe aos órgãos responsáveis, investigar”, disse um dos parlamentares em contato com a reportagem.
Desde a semana passada, a reportagem vem publicando denúncias de que a prefeita axixaense, teria realizado compras irregulares de forma fracionadas, beneficiando com cinco contratos, uma empresa registrada “numa portinha”.
Conforme destacamos em matéria anterior, ao analisar a documentação da contratação, ficou caracterizado que os contratos, firmados entre a gestão municipal e a empresa denominada GSA Serviços, totalizam R$ 171.780,20 em serviços prestados às Secretarias de Saúde; de Administração; de Educação e Assistência Social, além do Fundeb.
A empresa tem endereço cadastrada na Receita Federal, na Rua Jacinto Maia, 232, loja 02, no Desterro, em São Luís. O problema, entretanto, é que no local informado existe apenas uma ‘portinha’ com nenhuma característica que lembre o funcionamento de uma gráfica com quase R$ 200 mil em serviços.
A contratação sob suspeita denunciada com exclusividade pelo site já começa a mobilizar alguns dos vereadores para fiscalizar o caso. Um grupo de parlamentares axixaenses já sem movimentam para pedir a abertura de CPI com o objetivo de apurar as supostas irregularidades, mas esse é uma assunto para as próximas matérias. Aguardem!
Prefeitura de Colinas entrega novas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alto Santo Antonio e Serrinha
As regiões do Alto Santo Antonio (Papoco) e Serrinha serão beneficiadas com novas Unidades Básicas de Saúde. A prefeita Valmira Miranda, acompanhada do vice-prefeito João Haroldo e da secretária de Saúde Liliane Carvalho, inaugurou na manhã de hoje, 29, as duas novas casas de saúde dessas localidades. As UBS’s contarão com estrutura moderna conforme padrões exigidos pelo Ministério da Saúde
Construída com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual vice-governador Carlos Brandão, a UBS do Alto Santo Antonio beneficiará aproximadamente 2 mil pessoas que residem no bairro e nas localidades vizinhas e contará com equipes de saúde qualificadas para atender essas comunidades que terão à sua disposição serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacina, coleta e procedimentos como curativos, administração de medicação, dentre outros.
Para a prefeita Valmira Miranda, entregar mais uma unidade de saúde é mais que um sonho, é na verdade uma realidade que vai melhorar a vida de milhares de pessoas desses bairros. “Esta unidade aqui do bairro Alto Santo Antonio é uma obra que começamos a construir ainda em 2011 na minha primeira gestão com recursos de uma emenda do ex-deputado federal Carlos Brandão, mas que não foi possível sua conclusão, mas agora temos a satisfação de entrega-la ao povo. É uma realidade que vai melhorar a vida de milhares de pessoas”, disse.
UBS da Serrinha
Após a entrega da UBS à comunidade do Alto Santo Antonio, a prefeita Valmira se dirigiu ao bairro Serrinha onde inaugurou uma nova UBS, que também foi construída com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Carlos Brandão. A UBS da Serrinha vai beneficiar aproximadamente 3 mil pessoas que residem naquela localidade
A obra, assim como a UBS do Alto Santo Antonio, teve seu início ainda em 2011 na primeira gestão da prefeita Valmira e como as demais unidades entregues e reformadas pela prefeitura também contará com serviços como consultas médicas, serviços odontológicos e de enfermagem, vacina, coleta e procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização e vários outros.
“Hoje temos o melhor sistema de saúde da região. E isso só foi possível graças às ações que empreendemos ao logo da nossa gestão com muita eficiência e aplicação correta dos recursos da saúde. Já construímos e reformarmos diversas unidades básicas de saúde em todo nosso município e até o final dessa gestão entregaremos outras que levarão saúde e bem-estar para toda nossa população”, disse a prefeita.
Em tempo: além da UBS, o Alto Santo Antonio recebeu recentemente pavimentação asfáltica em várias ruas, reforma de escola e regularização do serviço de abastecimento de água, problema que há anos afligia a população. Já a população do bairro Serrinha também recebeu asfalto, reforma de escola e reforma do Centro de Especialidades Odontológicas-CEO
ELEIÇÕES 2020 - DEPUTADO VINICIUS LOURO SE REÚNE COM VEREADOR PAULO CHICOTE
Durante a reunião, algumas demandas de Trizidela também foram levadas ao parlamentar. "O diálogo é necessário para continuarmos cumprindo nosso principal objetivo, que é atender a população de Trizidela, garantindo seu bem estar e prezando por mais qualidade de vida", declarou Vinicius Louro
Webinar promovido pela Seduc discutirá estratégias de volta às aulas na rede pública do Maranhão
Em continuidade às discussões sobre estratégias educacionais em tempo de pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta terça-feira (30), às18h30, webinar com o tema ‘Volta às aulas na rede pública do MA: como será?’. A transmissão do evento ocorrerá pelo canal da Seduc no Youtube e contará com a participação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; da presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Rozana Barroso; e da coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Miriam Abromoway. O mediador do encontro virtual será o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso.
Durante o evento, será lançado o Projeto Emaranhando Vidas, que tem como objetivo promover ações/atividades de caráter formativo, educativo-informativo, junto a profissionais da educação, pais e estudantes visando a promoção e prevenção da saúde mental nas escolas, assim como a redução do estigma do preconceito, associado aos eixos da ansiedade, depressão, drogas e bullying nas Unidades Regionais de Educação do Estado do Maranhão (UREs).
Em julho, por meio do Projeto, será oferecido um Curso Online de Gerenciamento de Emoções para alunos, professores e gestores, pela Plataforma E-Proinfo e abrangerá temáticas sobre depressão, ansiedade, bullying e violência doméstica. O curso contará com coordenadores e tutores no auxílio de aproximadamente 600 cursistas da rede estadual de ensino. O projeto é coordenado pela psicóloga Maria Jucilene Silva G. de Sousa.
No mês de julho também será implantado o Serviço de Psicologia e Psicopedagogia, por meio dos órgãos SEPP/Seduc, onde será feito o acompanhamento psicológico e psicopedagógico, de forma online, de alunos, professores, gestores e demais servidores que estão em situações de vulnerabilidade.
O serviço constitui-se de sessões emergenciais e busca, em curto tempo, ajudar o paciente a sair do estado crítico da demanda apresentada e ser encaminhado a algum órgão parceiro para a continuidade de seu tratamento, caso seja necessário. Os atendimentos serão realizados pela Plataforma Corporativa Google Meet da Seduc.
Fonte:Seduc
Prefeitura de Paulo Ramos promove "Dia de Ação no combate a Covid-19
domingo, 28 de junho de 2020
Deputado Júnior Lourenço acompanha entrega de ambulâncias em Conceição do Lago-Açu
Deputado Josimar de Maranhãozinho entrega duas ambulâncias para Conceição do Lago-Açu
Vinicius Louro, ao lado de Josimar Maranhãozinho e Júnior Lourenço, realiza entrega de duas ambulâncias para Conceição do Lago Açu
Mensagem do deputado Ciro Neto pelos 76 anos de Emancipação Política Politica de Presidente Dutra
Neste 28 de junho, comemoramos os 76 anos de Presidente Dutra. É uma data em que agradecemos, cada um dos presidutrenses que todos os dias, ajudam a construir nossa cidade.
Parabéns Presidente Dutra!
São Luís : Pré-candidata a Prefeita “Detinha” Participa de Encontro com Mulheres do Bairro Cidade Olímpica
Josimar de Maranhãozinho e a pré-candidata a prefeita de São Luís Detinha prestigiam o encerramento do projeto "Tenha Coração
Afonso Manoel e Helena Duailibe apresentam Carlos Madeira a lideranças comunitárias de São Luís
O vereador Afonso Manoel e a deputada estadual Helena Duailibe realizaram um grande ato neste sábado (27), em apoio a pré-candidatura de Carlos Madeira a Prefeitura de São Luís.
Tomando todas as medidas de segurança em razão do novo coronavírus como uso de máscara, distribuição de álcool em gel e adotando o distanciamento, Afonso e Helena apresentaram a lideranças comunitárias de São Luís, o juiz federal aposentado Carlos Madeira.
“Não tenho dúvidas que Carlos Madeira será o melhor prefeito que São Luís vai ter”, afirmou Afonso Manoel.
Helena Duailibe por sua vez falou: “desejo que a população de São Luís deixe de ficar olhando para outras cidades como exemplo, e quero uma cidade melhor, e isso pode ser feito através de Madeira na prefeitura e Afonso Manoel na Câmara”.
O secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplicio Araujo, também participou da reunião e enfatizou as falas de Afonso e Helena.
“Nós estamos ao lado dos maiores políticos do Maranhão. Na Assembleia, Helena é um exemplo de atuação parlamentar, uma exímia conhecedora da saúde, uma deputada que está sempre ao lado do povo. Já, Afonso é aquele guerreiro que não descansa e nós precisamos mantê-lo na Câmara e tenho certeza que ele terá mais de 10 mil votos”, exaltou Simplicio.
Carlos Madeira por sua vez agradeceu o ato de apoio realizado por Afonso e Helena, e afirmou: “obrigado por este grande ato e quero afirmar que irei honrar cada voto. Vamos transformar São Luís em um celeiro de empregos, de oportunidades. Eu não coloquei meu nome para essa disputa, para destruir a minha biografia, eu sou um homem que aprendi a ouvir o povo e nós ficamos fazer história nessa cidade”.