Páginas

terça-feira, 30 de maio de 2017

IRACY WEBA PREFEITA DE NOVA OLINDA – MA SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE


Na manhã desta terça feira (30) a prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba esteve presente em reunião com na Secretaria de Saúde, juntamente com o Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão e o deputado Hemetério Weba estreitando as fronteiras para melhoria na saúde da cidade de Nova Olinda.

A Prefeita Iracy Weba falou da importância de diminuir as fronteiras entre o Governo do Estado e os municípios e como isso tem se tornado importante para o crescimento e desenvolvimento da cidade de Nova Olinda, pois só é possível desenvolver um bom trabalho com parcerias
 “Nesse primeiro momento estivemos reunidos com Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão e o deputado Hemetério Weba, vim a pedido do nosso Governador Flávio Dino que priorizou o atendimento a cidade de Nova Olinda para melhorias na saúde, que priorizou e o prometeu aumentar verbas para a que possamos colocar o hospital municipal, que já foi recuperado atualmente encontra-se com trinta e seis leitos, contudo precisamos de auxilio para que se efetive o funcionamento deste, e também viemos pedir que seja direcionada uma ambulância para a população do município de Nova Olinda que encontra-se necessitando  bastante”, contou a prefeita.
Em oportunidade, o Deputado Estadual Hemetério Weba elogiou a atitude do Governador Flávio Dino, representado na figura do seu Secretário de Saúde que tem desenvolvido um belíssimo trabalho no Estado e como se faz necessário o estreitamento desses laços “Foi direcionado uma emenda solicitando uma ambulância revela a preocupação do governo em levar boas condições de saúde a todos os maranhenses, sem distinção partidária ou de localidade. Todos os municípios precisam de ambulâncias e o Governo entende a necessidade de cada região. A Assembléia Legislativa está do lado do governador e do secretário Carlos Lula para destinação de emendas destes veículos, colocando um ponto final no sofrimento de muita gente e transformando a saúde do Maranhão. Nova Olinda ainda não foi contemplada, mas acreditamos que acontecerá em breve, finalizou o parlamentar.

O Secretário de Saúde informou da necessidade de conhecer cada realidade nos municípios  “A gente vai conhecer o sistema de saúde municipal, identificamos que, em poucos meses, o município já avançou e pode avançar mais e, para isso, ele precisa da parceria com o governo do Estado. Por isso, o Hospital Municipal e algumas das estruturas que servem à Saúde do município, para que a gente possa equipá-las e dotá-las do que há de mais moderno em Saúde Pública, como o governo Flávio Dino tem feito em várias cidades do Maranhão”, disse o secretário Carlos Lula.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Em Nova Olinda do MA, SEMEJ realizou abertura da Taça Cidade de Futebol neste final de semana



A Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude realizou neste último final de semana a abertura oficial da Taça Cidade de futebol de campo.

No sábado a partida principal aconteceu entre as equipes do AJAX x Sampaio. A bolivia querida, como é conhecida o time do Sampaio, até tentou colocar pressão, mas a superioridade técnica do AJAX superou a força de vontade da equipe adversária.

No placar final AJAX (4) x (0) Sampaio.

No domingo dois jogos completaram a primeira roda da competição. O Real Madri recebeu o cruzeiro e o NOEC recebeu o Porto.
Em um jogo disputado o Real Madri levou a melhor vencendo a equipe Cruzeirense por 1×0.
Na segunda partida, o NOEC foi pra cima do Porto e goleou por 4×0.






Júnior Verde avalia reunião do Parlamento Amazônico em Manaus


Em mais uma reunião executiva com os integrantes do Parlamento Amazônico, na última sexta (26), em Manaus (AM), o deputado estadual Júnior Verde defendeu a necessidade de investimentos para Amazônia Legal. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas, oportunidade em que foi deliberada a eleição que acontecerá em junho.
O Parlamento Amazônico trata das questões relacionadas à Amazônia e hoje é presidido pelo deputado do Amazonas, Sinésio Campos. Em junho, o Colegiado terá novo presidente de outro Estado. “Independentemente de quem seja eleito, é importante que continuemos discutindo as questões que envolvem a problemática da região”, ressaltou Júnior Verde.
Em junho, serão escolhidos os novos parlamentares do Norte que irão dirigir os trabalhos no biênio 2017/2018. “A nova diretoria continuará defendendo a mesma bandeira, que é discutir os problemas que afetam a Amazônia como um todo, entre as quais as questões fundiárias, a mineração e principalmente a ampliação do Programa Luz para Todos, considerando que comunidades inteiras ainda estão no escuro. Não podemos pensar em desenvolvimento enquanto não solucionarmos um problema tão sério”, completou.
O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
Participaram da reunião o vice-presidente do Parlamento Amazônico, deputado Hemetério Weba (PV/MA); o secretário de Direitos Humanos do Parlamento deputado Wellington do Curso (PP/MA), o secretário da Secretaria de Juventude do Parlamento Amazônico, deputado Júnior Verde (PRB/MA); a titular do Conselho Fiscal do Parlamento, deputada Lenir Rodrigues (PPS/RR) e o deputado Ribamar Araújo (PR/RO).

Ministério Público concede diploma de honra ao mérito à FAMEM


O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM, Cleomar Tema, foi homenageado, no último dia 22, em Timon, com o diploma de honra ao mérito, outorgado pelo procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, durante mais uma etapa do projeto Encontros Regionais de Gestão Estratégica: MP Contra a Corrupção, uma iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão.
Participaram da etapa do projeto em Timon mais de 20 prefeitos, dentre eles Luciano Leitoa; o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins; o corregedor-geral do MP, Eduardo Nicolau; o presidente do TCE do Piauí, conselheiro Olavo de Carvalho; o chefe do departamento jurídico da FAMEM, Ilan Kelson; deputados estaduais; dentre outras autoridades.
Os Encontros Regionais de Gestão Estratégica são resultados das ações desenvolvidas no Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão, onde a principal meta é o combate aos atos de desvio e mau uso do dinheiro público.
O DIPLOMA
“O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, no uso de sua atribuição legal, e com base no ato nº 239,-2017/PGJ/MA, por ocasião do 50º ano de criação do cargo de Procurador –Geral de Justiça, marco inicial de sua autonomia, confere o presente diploma à FAMEM, na pessoa do presidente Cleomar Tema, por sua atuação institucional, contribuindo para o fortalecimento do Ministério Público maranhense, e na promoção da cidadania”.
São Luis, 22 de maio de 2017
Luiz Gonzaga Martins Coelho
Procurador-Geral de Justiça
Visivelmente emocionado, o presidente da FAMEM agradeceu a honraria, destacando que isso é o resultado de um trabalho em conjunto, realizado por toda a diretoria da entidade que dirige e dos demais associados.
“Nos emociona e nos deixa muito alegre uma outorga dessa. Isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando dia e noite no fortalecimento da cidadania e dando total apoio à iniciativa do Ministério Público, no que concerne a esse tipo de evento, que visa combater a corrupção. Agradeço ao Procurador-Geral, doutor Luiz Gonzaga Martins, pelo reconhecimento ao nosso trabalho, e afirmando que estamos sempre de prontidão para esse tipo de atividade que só vem a mostrar que estamos no caminho certo”, salientou Cleomar Tema.

PREFEITURA DE GRAJAÚ RECEBE NOVA AMBULÂNCIA DO DEPUTADO RIGO TELES




O Governo do Maranhão vem entregando as ambulâncias para ajudar a recompor o sistema de saúde pública em todas as cidades do Estado.
E cidade beneficiada da vez foi a do município de Grajaú, que encontra-se em um novo momento na política, independente do cenário econômico nacional, prefeitura da cidade vem mostrando que com muito esforço e determinação,unindo forças, é possível fazer um belo trabalho, em oportunidade, o vice- prefeito Gleisom Torres esteve presente e em entrevista nos contou da satisfação de receber à ambulância “Nós viemos receber não só uma ambulância, mas efetivar como o firmamento de parcerias com grandes deputados, que estão envolvidos com a causa social da nossa cidade de Grajaú, mas como esses parlamentares auxiliam o desenvolvimento da cidade. Atualmente estamos comemorando a reabertura de todas as escolas e como nosso governo vem tomando proporções grandiosas na vida de cada morador e estamos aqui para o que for preciso”, disse o vice-prefeito

As ambulâncias, adquiridas por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Rigo Teles, e ele nos contou da importância de criar emendas que atendam a todos “Sinto-me honrado e feliz. Hoje a cidade de Grajaú vive um outra realidade em seu cenário não só político, mas econômico, uma união entre prefeitura e o Governo do Estado e essa ambulância têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico” , disse o parlamentar



O Secretário de Infrastrutura Carlos Alberto “A aquisição das ambulâncias traduz a preocupação da gestão com a saúde e estamos aqui para mostrar que sabemos fazer trabalhar de um jeito diferente e digno”, disse o secretário. Em oportunidade a secretária administrativa de Grajaú se manifestou alegando que “O sistema de saúde não pode parar e as ambulâncias são importantes ferramentas que oferecem qualidade de vida e segurança a quem precisa. O governo caminha lado a lado das gestões municipais e a entrega dos veículos demonstra que, juntos, iremos mudar o cenário da saúde”, disse.

O governador Flávio Dino agradeceu ao Deputado Rigo Teles por destinar sua emenda parlamentares para um programa tão importante e explicou que a aquisição de ambulâncias significa o acesso a rede municipal de saúde de cada cidade e também à rede estadual, sobretudo os hospitais de alta complexidade que o Governo do Estado mantém em todas as regiões do Maranhão. “No país nós temos um problema de sub financiamento, falta de recursos dramática no SUS, e, por isso, nós SUS, e, por isso, nós precisamos trabalhar em parceria. E é isso que nós estamos fazendo, juntando os esforços dos deputados federais e estaduais, do Governo e das Prefeituras”, destacou o governador

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Rigo Teles prestigia ordem de serviço de estrada e a inauguração de poço artesiano, em Mirador


O deputado Rigo Teles, ocupou a tribuna da AL para registrar que, acompanhado do prefeito de Mirador, Roni Sousa, participou da assinatura de ordem de serviço para construção de estrada vicinal e da inauguração de um poço artesiano.
Inicialmente, Rigo Teles acompanhou o pontapé inicial da construção da estrada vicinal – com cerca de 10 km de extensão e duas pontes – que começa no Bairro Boné, em Mirador e vai até a Várzea, no município de Sucupira do Norte. “A obra é um sonho da população que virou realidade”, disse.
Para Rigo Teles, o prefeito Roni Sousa está de parabéns porque a estrada vicinal trará grandes benefícios à população de Mirador e Sucupira do Norte. O parlamentar observa que com a conclusão da obra, muitos povoados da região, como Riachão, poderão estreitar, ainda mais, as relações políticas, comerciais e sociais.
77% DE APROVAÇÃO
Momentos depois, Rigo participou, no Povoado Saco, da inauguração do poço artesiano, com rede de distribuição de água potável de boa qualidade. “O poço acabará com o sofrimento das pessoas que viviam com a lata d’água na cabeça. É mais um sonho do povo realizado pelo prefeito”, afirmou.
Em sua fala, Rigo Teles disse que esta é a terceira vez nesse ano que vai a Mirador, participar da entrega de importantes obras pleiteadas pela população ao prefeito Roni Sousa que, pelo excelente trabalho realizado junto com vereadores da base aliada e secretários, é considerado um dos melhores do Maranhão.
Finalizando, Rigo revelou que de acordo com pesquisa de opinião pública realizada na região, o prefeito Roni Sousa aparece com 77% de aprovação. “O povo soube realmente escolher um prefeito sério, responsável e competente para governar o município de Mirador. Todos estão de parabéns”, reconheceu.

O Deputado Estadual Hemetério Weba (PV-Maranhão) participou nesta sexta-feira (26) do encontro do Parlamento Amazônico na cidade de Manaus.


O parlamentar maranhense é vice presidente da entidade. O objetivo da reunião foi debater sobre a nova mesa diretoria do Parlamento Amazônico  para o biênio 2017/2018 e para tentar solucionar problemas dos 09 estados que integram a Amazônia Legal.

O deputado destacou a importância do encontro para o estado do Maranhão e para os municípios que estão na Amazônia Legal. "Nós desenvolvemos esse trabalho porque acreditamos que podemos, por meio do parlamento amazônico, levar melhorias para o estado do Maranhão e para os municípios que fazem parte da área da Amazônia Legal", ressaltou.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Prefeita Talita assina projeto de Lei que define limites territoriais entre Raposa e Paço


Durante ato realizado na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (22), a prefeita de Raposa, Talita Laci (PCdoB), assinou o Projeto que define limites cartográficos atualizados e consolidados por meio de Lei.
O assunto já tinha sido amplamente debatido entre todos os representantes dos quatro municípios da Ilha, com apoio do governo do Estado do Maranhão do por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A reunião foi presidida pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional em parceria com os gestores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Talita Laci destacou a importância do momento. “Agora cada município sabe qual o seu limite territorial. Era uma questão que já vinha sendo trabalhada há anos e não se conseguia. É um momento histórico”, afirmou.Os projetos versam sobre a assinatura de acordos entre São Luís e São José de Ribamar; São José de Ribamar e Paço do Lumiar; e Paço do Lumiar e Raposa. As propostas devem sanar conflitos ocasionados pelas indefinições das dividas entre os municípios, como a gestão fiscal, na cobrança, por exemplo, do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), pois muitas pessoas recebem boletos de dois municípios distintos. Além disso, agora será possível a efetiva prestação dos serviços públicos, que muitas vezes se tornam inacessíveis, haja vista que a comunidade não sabe a quem recorrer.

Deputado Zé Inácio faz indicação para implantação da Uema Baixada


O deputado Zé Inácio utilizou a tribuna na segunda-feira (22), para apresentar a indicação que será encaminhada ao Governador Flávio Dino, e que solicita a adoção de estudos com vistas à criação da Universidade Estadual da Região da Baixada Maranhense – UEMA Baixada, com sede na cidade de Pinheiro.
Durante a fala, Zé Inácio abordou que são necessárias ações que venham a desenvolver mais o Estado do Maranhão, por meio da inclusão social. “Eu aproveito este momento para destacar que, fruto de alguns debates que nós já fazemos há meses, e ouvindo a comunidade acadêmica, nós apresentamos hoje a Indicação para a criação da UEMA Baixada”, disse.
A indicação tem o objetivo de beneficiar uma população de quase um milhão de habitantes da região da Baixada, em 19 municípios, além de abranger parte do território Campos e Lagos. “Esta é uma ação que vai beneficiar também grande parte dos municípios da região do alto Turi/Gurupi, e hoje nós queremos compartilhar esse sonho, que com certeza será aprovado por todos os parlamentares”, enfatizou.
O deputado também tratou sobre a importância da criação da UEMA Baixada. “Esperamos que assim como o Governador teve empenho em criar a UEMASUL, também se empenhe em criar a UEMA Baixada, para que aquela região, que também é uma das regiões mais promissoras do Estado, possa contar com o instrumento da educação universitária, proporcionando o desenvolvimento não só educacional, mas como social, tecnológico e econômico da região da Baixada”, falou.
Zé Inácio finalizou abordando os benefícios que serão proporcionados com a implantação da UEMA Baixada. “Portanto o Poder Público Estadual, com essa iniciativa, beneficiará milhares de jovens da Baixada Maranhense e toda a região, dando oportunidade de ensino aos estudantes de 25 municípios do interior do estado, levando o desenvolvimento e garantindo o avanço educacional com autonomia administrativa, orçamentária, disciplinar e pedagógica”, afirmou.

Deputado Francisca Primo denuncia caos na educação em residencial de Buriticupu


Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (23), a deputada Francisca Primo (PCdoB) denunciou a falta de escola infantil, creche e de transporte escolar no Residencial Eco Buriticupu, construído pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
A denúncia chegou até a deputada através de moradores daquele residencial que, de posse de um vídeo, denunciou o caos no transporte das crianças de educação infantil, com idade variando entre quatro a cinco anos de idade.
“Não posso me calar, pois sou mãe e, quando se trata de criança, não meço esforços para resolver o problema. Obtive informações que só uma van faz o transporte de cerca de 60 crianças, isso quando vai, porque muitas das vezes, atende uma ou duas vezes por semana”, afirmou Francisca Primo, chamando a atenção do Ministério Público.
Francisca Primo afirmou ainda no final de 2012, Buriticupu foi contemplada com cinco creches - iniciadas na gestão anterior - mas, até o momento a atual administração não concluiu nenhuma das obras.
“Onde fica a educação no nosso município? Quero aqui deixar registrada a minha indignação com essa situação; como estão sendo tratadas as crianças no nosso município. As mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar os seus filhos que ficam esperando até 08h30 da manhã e a van não vem; sem contar que as escolas, as creches que ficam a 5 km do residencial”, acentuou a deputada

segunda-feira, 22 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda do Maranhão, realizou na manhã desta última sexta-feira (19) um encontro com gestores e coordenadores da rede municipal de educação



O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação do gestor regional de educação do Alto Turi, Ezequiel Almeida, do vice prefeito, Zé Alberto, da secretária municipal de educação, Gorete Carvalho, dos vereadores, Jotinha Menezes, Belimário e Betinho.
Na oportunidade,o gestor regional, trouxe para o debate, a situação das 03 escolas do programa Escola Digna, que estão prontas para serem inauguradas no interior de Nova Olinda do Maranhão.
O encontro tem como objetivo capacitar os novos gestores para atuarem de forma moderna dentro das escolas da rede municipal de ensino.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Município de Parnarama promove mobilização em favor dos direitos da criança e do adolescente


As ações pelo Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Parnarama, 18 de maio, iniciaram há uma semana, e culminaram nesta quarta-feira, com a realização de um seminário e uma caminhada para chamar a atenção de toda a população em prol da causa que defende crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais. As ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Parnarama, aconteceram de forma integrada e articulada entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e de Política para Mulheres, e entidades autônomas, como o Conselho Tutelar, local.

O objetivo da campanha, que acontece simultaneamente em todo o território nacional, é chamar a atenção da população de Parnarama, através dos poderes constituídos, entidades públicas e privadas, escolas e família, para a necessidade de se prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Eliane Moura, ressaltou a importância das parcerias para o Município, no desenvolvimento dos projetos em prol da população e que nesta campanha todos saíram vitoriosos devido a essa união. “Contamos com o apoio interno e externo, e isso nos permitiu fazer um bom trabalho. Mas esse é somente um momento de mobilização, a luta para garantir esses direitos e oferecer proteção às crianças e aos adolescentes, é constante, é de todos os dias”.

Girlene Costa, secretária de Política para Mulheres, reforçou a fala de todos os gestores afirmando a necessidade da campanha ser efetivada e abraçada por todos. "O Município de Parnarama alcançou o seu objetivo, e atingiu um número expressivo de pessoas através dessa campanha. Ela chama a atenção para um sério problema que deixa marcas irreversíveis nas crianças e nos adolescentes, que é o abuso e a exploração sexual, precisamos fazer com que elas tenhas os seus direitos garantidos e assegurados por todos", assegurou a secretária. 


Gábia Silveira, secretária de Educação, destacou a educação como um dos pilares de sustentação da sociedade, e acentuou que o poder público não é o único responsável, a presença e parceria da família no processo educativo é tão necessário quanto fundamental. “O Município de Parnarama conseguiu chamar a atenção de toda a população para a questão que envolve a violência sexual de crianças e adolescentes, e obteve uma excelente atuação junto aos parceiros, com essa campanhaA atuação da Educação Municipal de Parnarama, é atenta no sentido de eliminar essa vulnerabilidade, mas precisamos contar sempre com a presença de toda a família para fazermos juntos esse enfrentamento”, pediu a secretária.

Segundo Rayanna Vasco, coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, a campanha alcançou grande êxito e superou as expectativas dos organizadores. “A campanha foi realmente como planejamos, todas as redes estaduais e municipais foram mobilizadas, e caminhamos juntos em prol da defesa dos direitos da criança e do adolescente do município. Trabalhamos a prevenção, e o nosso objetivo é desenvolvermos esse trabalho ao longo de todo o ano e não somente no dia 18 de maio. Estamos empenhados para cumprir o nosso papel e garantir os direitos para nossas crianças e adolescentes, para que eles desenvolvam sua sexualidade de forma segura e protegida”, afirma.

Luiza Batista,coordenadora do Conselho Tutelar disse que a campanha promovida pelo Município tem grande importância, e chamou a atenção pelo significativo número de pessoas que participaram de todas as ações. “Estamos o tempo todo junto à população de Parnarama, mobilizando a todos, levando palestras às escolas e material informativo aos pais e à família, oferecendo orientação quanto à prevenção e denúncia. Abraçamos a campanha, que surpreendeu de forma positiva a todos nós. Estamos de braços abertos, para, junto ao Município e a população, tomarmos parte nessa luta”.

Entenda melhor

O desfecho de um crime bárbaro que chocou o país inteiro serve de mote para a campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A criança de apenas oito anos de idade, sequestrada, torturada, drogada, violentada e morta, chamava-se Araceli Cabrera Sanches, e o crime aconteceu em 18 de maio 1973, praticado por Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, de família tradicional capixaba, impunes até hoje. Os acusados eram conhecidos pelas festas que promoviam, uma das quais em um lugar chamado ironicamente de “Jardim dos Anjos”. Também conhecida de todos, era a íntima relação que ambos mantinham com as drogas e o submundo da violência e do crime, os dois comandavam toda a malta, e era comum violentar meninas durante as festas que promoviam. O de Araceli ficou na história negra do país, não pela proporção, mas pela chocante exposição, quando seu corpo, desfigurado pelo ácido, apareceu em uma rua movimenta da cidade de Vitória, no Espírito Santos e pelo silêncio ensurdecedor que passou a inquietar os que não aceitam a violência, os abusos e os crimes, como situação normal.

O silêncio da cidade impôs o seu peso e abafou a tragédia por 25 anos, exceto a voz da mídia, que ecoou de norte a sul e hoje o Brasil inteiro se mobiliza, dar as mãos e faz um só coro entoando um basta à violência contra a criança e ao adolescente. Vinte e cinco anos depois, em 18 de maio de 1998, quase 100 entidades reuniram-se no I Encontro do Ecpat no Brasil (coalizão de organizações da sociedade civil que trabalha para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes, nas dimensões da prostituição, pornografia, tráfico e turismo para fins de exploração sexual) é a representante oficial do Ecpat (organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia), organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes – CEDECA, na Bahia, surgindo a ideia da criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. No ano de 2000, a Lei 9.970, institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil e estabelece, em seu Art. 1º, o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quando o país inteiro se une para legitimar a luta em defesa das crianças e dos adolescentes.

Dados

Os crimes de exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, não possuem uma estatística atualizada e oficial. Os dados são fornecidos pelo serviço do Disque-Denúncia Nacional, Disque 100. Em 2015, mais de 17,5 mil crianças e adolescentes no Brasil, foram acometidas pela violência sexual, esse número porém, mostra apenas uma pequena parcela dos 80.437 registros realizados nesse mesmo ano. Um número preocupante, e infinitamente reduzido diante da realidade vivida por crianças e adolescentes, que são expostas a situação de violência, abuso e desrespeito sexual, moral e emocional, por parte dos adultos, diariamente, dentro e fora de suas casas, como testam as denúncias e os fatos.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prefeitura de Nova Olinda faz distribuição de kit de proteção a gestantes


As gestantes moradoras de Nova Olinda do Maranhão receberam, na manhã desta quinta-feira (18) no auditório da Prefeitura Municipal frascos de repelentes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.

Os produtos serão distribuídos pela SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social em reuniões mensais em 7 remessas. Na zona rural os produtos chegaram por meio dos agentes comunitários de saúde de cada comunidade. 

Cerca de 150 gestantes inscritas no programa vão receber os repelentes no primeiro mês de atendimento e, para ter direito ao produto nos meses seguintes, elas precisam realizar as consultas de pré-natal, atualizar a caderneta de vacinação e atender os critérios exigidos. 
A prefeitura aponta que o repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente com as gestantes, pelo risco de contrair o vírus zika, a fim de diminuir a probabilidade da microcefalia em bebês.


Mesmo assim, ressalta que se deve realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, usar calça e camisa de manga comprida.

PEDIDO DE CLAMOR DO JORNALISTA AO DEPUTADO SOUZA NETO NA ASSEMBLEIA PARA O MUNICÍPIO DE OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS




O Deputado Estadual Souza Neto contou as dificuldades encontradas para autorização de suas emendas e agradeceu a presença do jornalista: "Antônio Filho pra mim é uma referência de comunicação do Vale do Pindaré e toda aquela região do médio Mearim que eu fico muito feliz, me visitou hoje falando das demandas da preocupação porque o Governo ainda não chegou com suas ações lá e o Prefeito Rodrigo Oliveira tá trabalhando em prol a comunidade, ele tá preocupado para desenvolver um grande serviço por lá, mas infelizmente ainda não chegou às ações. Eu fui votado lá, ele Prefeito hoje independente de laços políticos, eu através do meu amigo Antônio veio trazer algumas



informações e o que eu falo pra ele, eu amo o povo de Olho d'Água das Cunhãs que eu infelizmente ainda não pude mandar nada para lá por ser oposição do Governo do estado e eles não liberam as emendas feitas por mim, mas eu peço que ele mande uma mensagem para essa cidade maravilhosa que tá no meu coração, eu os amo e eu vou tá junto com eles e vamos retornar o Governo do Estado junto com a Roseana Sarney e mandaremos recursos para eles", disse o parlamentar.
Em entrevista, o jornalista contou os problemas que Olho d'Água das Cunhãs vem sofrendo e como a população encontra-se em dificuldade. "Vim hoje pedir ajuda ao grande Deputado Estadual Souza Neto para nosso município de Olho d'Água das Cunhãs que encontra-se sofrendo com o descaso por conta do Governo do Estado, não tem benfeitorias feita pela cidade por uma questão de ordem política. Quem sofre é a população e nos, como comunicadores, temos a obrigação de trazer à casa do povo o que nossa comunidade vem sofrendo", comentou Antônio.