Páginas
▼
sexta-feira, 31 de março de 2017
A Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Nova Olinda do Maranhão, realizou na manhã desta sexta-feira (31) o lançamento oficial do calendário esportivo 2017 e do site da entidade.
Participaram da solenidade o deputado estadual Hemetério Weba, o vice prefeito Zé Alberto, que na oportunidade representou a prefeita que estava em São Luis em compromissos de governo, o secretário municipal de esportes, Cícero Ferraz, além de cerca de 50 representantes de clubes e entidades ligadas ao esporte.
Com o novo site todos os processos da secretaria municipal de esportes, como registro de clubes e atletas, inscrições e editais serão realizados por meio de sistema eletrônico.
Stenio Rezende participa da comemoração de 106 anos de Barão Grajaú
A noite festiva contou com inauguração de praça, entrega de troféus e o anúncio de uma ambulância que vai dar suporte à rede de saúde do município.
Na noite da última terça-feira (28) o deputado estadual, Stenio Rezende (DEM), esteve presente na comemoração do aniversário do município de Barão de Grajaú, que aconteceu ontem (29). Os 106 anos da cidade foram marcados pela inauguração da praça Manoel Bispo Sobral, entrega de troféu do campeonato Taça Cidade de Barão e grandes shows com queima de fogos.
Durante a festividade, o parlamentar esteve acompanhado da sua esposa, Andreia Rezende, e encontrou grandes lideranças, dentre elas o anfitrião, prefeito Gleyson Resende (PCdoB), a prefeita da Raposa, Talita Laci (PCdoB), o prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto (PCdoB), secretários e grandes nomes políticos da região.
No primeiro momento da noite, Stenio teve a satisfação em entregar junto com o prefeito Gleydson Resende, a praça Manoel Bispo Sobral, recem construída pela administração municipal, no local onde antes funcionava um lixão. O novo espaço de lazer da cidade conta com rede wifi gratuita, além de um amplo espaço com bancos e brinquedos.
Após o descerramento da placa na nova praça, as autoridades se dirigiram ao estádio Gregorão para acompanhar e entregar os troféus da partida final da taça cidade de Barão, entre os times São Paulo e São Cristóvão, este saindo vitorioso. Em um momento descontraído, o deputado parabenizou o time campeão e elogiou o desempenho de ambos times, reforçando seu apoio ao esporte no município.
Encerrando a noite, todas as autoridades se juntaram à população que se encontrava na praça Santo Antônio, para assistir a apresentação de um vídeo que reuniu todas as grandes ações da prefeitura de Barão de Grajaú nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e esporte, além de um discurso repleto de felicitações e grandes novidades para a cidade.
Stenio Rezende fez um discurso forte e emocionado, onde mais uma vez parabenizou o prefeito Gleydson Resende por tudo que vem sendo feito pela população do município e anunciou a entrega de uma ambulância semi UTI completa para a cidade, fruto da sua emenda parlamentar. “Eu gostaria de anunciar o meu presente neste aniversário. Junto com o governo do estado, consegui trazer uma ambulância que vai dar apoio a rede de saúde de Barão de Grajaú. Ela já está lá em São Luís, e nos próximos dias o governador Flávio Dino realizará a entrega. Estamos juntos. Contem sempre comigo”, enfatizou Stenio.
quinta-feira, 30 de março de 2017
Prefeito Francisco Nagib merenda com crianças da CEMEI Maria Luíza Araújo
O prefeito de Codó, Francisco Nagib, visitou esta semana as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Luíza Araújo, no Bairro Santo Vicente Pallotti, região da Trizidela. Prefeito e alunos foram para o refeitório e saborearam a refeição, que é preparada com muito capricho pelas cozinheiras e tem acompanhamento da nutricionista Juliana Andrade. “Procuramos colocar um cardápio bem variado para crianças, com verduras, legumes, proteínas. A boa nutrição é indispensável para o aprendizado”.
No dia da visita, as cerca de duzentas crianças da pré-escola, juntamente com Francisco Nagib, tiveram como merenda arroz, feijão, cuxá, macarrão e frango. Sendo o melão e milho servido como sobremesa. Estes alimentos, agregados a muitos produtos fornecidos pela agricultura familiar ou empresas, sempre vão fazer parte da merenda nas escolas, segundo a coordenadora da Alimentação Escolar, Meiry Araújo. “O cardápio balanceado é bem nutritivo e foi elaborado pelas nutricionistas da secretária de educação, que desde o início ano letivo vem acompanhando a merenda nas escolas. A alimentação escolar está sendo entregue de acordo com um planejamento, calculado com cada unidade escolar”.
Com o prato recheado de coisas gostosas e nutritivas, que influenciam para o seu desenvolvimento físico e intelectual, os alunos se deliciaram e brincaram com o prefeito. Felizes por ter na escola tudo que necessitam para seu desenvolvimento, os alunos ficaram surpresos com a presença de Francisco Nagib, que foi recebido com carinho pelos pequenos estudantes e retribuiu com toda atenção e cuidado.
Partindo que a educação será uma das prioridades na sua gestão, o prefeito Francisco Nagib garantiu não medir esforços para garantir a todos uma educação e merenda de qualidade. “É imensurável o valor do investimento em nossas crianças. Qualquer investimento na educação de nossas crianças e de valor inestimável, pois são eles que serão os futuros cidadãos que irão cuidar de Codó. A nutrição de qualidade e balanceada é essencial na formação dos estudantes. Olhar a alegria e satisfação das crianças em ter alimentação de muita qualidade é uma grande felicidade pra mim. Cuidar da merenda de nossas crianças sempre será prioridade em nossa gestão”.
Júnior Verde busca reabertura das agências do Banco do Brasil no interior
Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta (29), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a reunião que teve na Superintendência do Banco do Brasil no início da semana, para solicitar a reabertura das agências que foram fechadas em diversos municípios do interior do Estado.
A reunião contou com a presença dos assessores responsáveis pelas agências do interior, Dr. Ricardo e Dra. Conceição; a liderança política Leo Fontes; o vereador de Lima Campos Hebel Cavalcante; e do empresário Natinho.
Nos últimos meses, mais de 18 agências foram fechadas no Maranhão, muitas por conta da onde de assaltos. Um dos municípios foi o de Lima Campos. “Fomos lá com a missão de devolver ao município de Lima Campos a agência do Banco do Brasil. Hoje, ela é apenas um posto de atendimento. Inconcebível, porque nós precisamos do funcionamento pleno daquela agência. Precisamos que ela movimente dinheiro, o que não está acontecendo. Levamos a demanda legítima do povo de Lima Campos, como também aproveitamos o ensejo para defender os 18 municípios”, esclareceu Júnior Verde.
Como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, o parlamentar levará ao secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, a reivindicação para que fortaleça o policiamento nessas regiões. “E que assim, possamos devolver a tranquilidade e fazer com que o Banco do Brasil retorne as atividades nessas agências”, completou.
quarta-feira, 29 de março de 2017
Prefeito de Codó e autoridades inauguram a nova sala de atendimento ao público do SAAE
Na manhã desta terça-feira (27) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, e autoridades municipais inauguraram a nova sala de atendimento ao público do SAAE. Na solenidade estavam presentes o ex-prefeito Zito Rolim, secretários de governo, vereadores, diretores e funcionários da autarquia.
De acordo com o diretor Evimar Barbosa, as novas instalações do atendimento ao público fazem parte da grande reestruturação administrativa feita no SAAE desde o início da administração do prefeito Francisco Nagib. “O governo municipal reestruturou o SAAE. Agora, com a reforma administrativa, nos dividimos em três diretorias, que terão a missão de cuidar bem do abastecimento de água e da saúde dos codoenses, pois iremos primar pela qualidade da água. A boa água é sinônimo de saúde. Saneamos as finanças e estamos investindo na área operacional, em tecnologia e na área comercial, para proporcionar um ótimo relacionamento com nossos clientes”.
Em seu pronunciamento, o ex-prefeito Zito Rolim, exaltou a reestruturação do SAAE e o empenho do prefeito Francisco Nagib em realizar boas mudanças de gestão em um curto período. “Estávamos certo quando escolhemos Francisco Nagib para nos suceder. Em menos de noventa dias ele já realizou muito por Codó. Uma dessas boas mudanças foi a reformulação e reestruturação do SAAE. Esse conjunto de medidas irá beneficiar o cidadão codoense, que irá encontrar um fornecimento de água de qualidade e um atendimento mais ágil, dinâmico e de qualidade”.
Novo atendimento
A nova sala de atendimento do SAAE foi reformada para melhor atender ao público, com ambiente climatizado, novos acentos, quatro guichês para atendimento e novo sistema informatizado. Além da reforma física do espaço, os codoenses poderão contar com os atendimentos durante todo o horário comercial, incluindo o intervalo de almoço e aos sábados até as 13 horas.
O prefeito Francisco Nagib parabenizou toda a equipe do SAAE e a população codoense por mais uma conquista. “Investir em água é investir em saúde. Na semana passada estivemos em São Luiz, junto com o governador do Maranhão, para a assinatura de importantes parcerias de projetos hídricos, como o Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes e o Projeto Água Doce, que irá solucionar problemas de água salinas e salobras em Localidades rurais. A reestrutura do SAAE também visa a melhora da qualidade da água consumida pela nossa população. Por isso iremos investir cada vez mais em reforma e reequipagem dos poços, analise e tratamento para a melhor qualidade da água e na garantia do abastecimento sustentável das famílias codoenses”, finalizou o Prefeito.
Governo do Estado e Prefeitura de Parnarama entregam Escola Digna no Povoado Bonitão
O Governo do Estado, em parceria com o Município de Parnarama, entregou nesta segunda-feira, 27, a Escola Municipal São Francisco, localizada no Povoado Bonitão. A nova escola, construída pelo Governo do Estado faz parte do Programa Escola Digna, política educacional de revitalização do ensino público por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). O Programa Escola Digna, além de revitalizar antigas escolas, substituir as inadequadas escolas de taipa, investe também nas ações pedagógicas e tem por finalidade institucionalizar as ações da SEDUC no Maranhão.
Representando o governador Flávio Dino na inauguração, o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, ressaltou a atenção e o cuidado que o Governo do Estado tem dedicado à Educação, tanto o que diz respeito às instalações físicas das escolas, quanto ao fortalecimento do ensino na qualificação e formação continuada dos profissionais da educação. “Aescola que a comunidade está recebendo hoje tem estrutura diferenciada,com o aproveitamento máximo da ventilação e da luminosidade natural, tudo pensado, elaborado e entregue, para o conforto dos alunos”, destacou o secretário.
Para o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, a inauguração da Escola Municipal São Francisco, no povoado Bonitão, tem grande importância e significado para toda a comunidade, pois essa era uma antiga reivindicação dos moradores. “Nós não vamos poder dimensionar a importância que tem uma escola como essa, com essa qualidade para essas crianças, para os pais e para toda a família que vive aqui. É na verdade a realização de um sonho poder frequentar uma escola que vem de um programa que não poderia receber outro nome a não ser Digna, e o Governo do Estado através desse programa, ao investir na educação, infunde honra e respeito ao povo”, disse o prefeito.
Além da comunidade do Povoado Bonitão, participaram da inauguração, secretários municipais da Mulher, Girlene Costa; da Cultura, Fabianna Ribeiro; da Administração, Gutemberg Barros de Andrade; e os vereadores municipais, Antonio José, Miguel, Ricardo Barbosa, José Washington, além dos, secretário estadual da Infraestrutura, Clayton Noleto; deputado federal, Rubens Pereira Jr.; o deputado estadual, Rafael Leitoa e o ex-deputado estadual Rubens Pereira, que foram prestigiar o evento e a comunidade.
Ana do Gás Acompanha Ações do Governo do Estado em Presidente Dutra e Santa Filomena
A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) prestigiou na durante todo o dia de ontem (27), ações do governo do Estado nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, abastecimento de água e segurança nas cidades de Santa Filomena e Presidente Dutra.
Logo pela manhã a deputada acompanhou o governador Flávio Dino (PCdoB) e sua comitiva na inauguração de três escolas no município de Santa Filomena, escolas essas que receberam investimentos através do programa do governo ‘Escola Digna’ que substitui escolas de taipas e sem infraestrutura por estruturas de alvenaria, dando melhores condições de ensino e aprendizado para profissionais e alunos. As três escolas municipais que foram entregues a população, a Escola Tonielton da Silva Barbosa no Povoado de Ingarana, a Escola Municipal Perolina de Oliveira Bandeira no Povoado Bié II e a Escola Orácio Eliotério Eduardo, construída em parceria com a Paraíba Gás Natural no Povoado Nazaré, juntas, receberam investimentos que se aproximam a um milhão e meio de reais. Santa Filomena está inserida no ‘Plano Mais IDH’, programa que visa melhorar os indicadores sociais em 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano no Estado.
Já no período da tarde, a comitiva do governo seguiu para Presidente Dutra onde foi inaugurada a sede do Viva Cidadão que agora também integra a estrutura do Procon/MA. Após grande reforma o Viva Cidadão de Presidente Dutra tem capacidade de atendimento para realizar cerca de mil atendimentos diários, em 13 guichês e 11 postos de serviços. Também na ocasião, o governador Flávio Dino assinou as ordens de serviço para o início da construção do IEMA - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e da recuperação do sistema de abastecimento de água que faz parte do Programa de Recuperação do Sistema de Abastecimento de Águas, realizado pela CAEMA no valor de R$ 1,75 milhão para substituir e implantar 32 mil metros de rede de distribuição e recuperação dos dois reservatórios de água e perfuração de poços na zona rural em parceria com a Secretaria de Agricultura.
Ainda no evento, aconteceu o ato simbólico de entrega de nove viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Administração Penitenciária (Seap), o anúncio do investimento de R$ 4 milhões para a reforma do Hospital Regional Socorrão, que já teve a obra iniciada, e também o anúncio de recuperação asfáltica em vários trechos da cidade e distribuição por meio da Argep, além da entrega de sementes de feijão para agricultores da região. O governador também anunciou que Presidente Dutra será a primeira cidade do interior a receber uma base do Centro Tático Aéreo (CTA), que terá como foco o atendimento aeromédico e segurança pública.
Ana do Gás que teve oportunidade de discursar nos dois eventos, destacou a intensidade e competência da equipe de governo do Estado:
“Quantas ações importantes em um só dia! Um trabalho intenso, incansável e de qualidade que o governador Flávio Dino vem fazendo pelo nosso Estado em todas as áreas. Em tempos de crise, o Maranhão vem se destacando positivamente pela administração eficaz que vem tendo, recebendo investimentos em todos setores proporcionando mais dignidade, mais cidadania e qualidade de vida. Hoje em Santa Filomena e em Presidente, nós vimos exatamente isso, cidadãos de todas as idades recebendo benefícios nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, agricultura, segurança pública, enfim, um dia para ser lembrado pela população desses dois municípios e suas regiões. Agradeço a oportunidade eu me foi cedida de trazer algumas palavras a população, agradeço aos prefeitos parceiros que estiveram presentes, André Portela de Capinzal do Norte, Drª Jesus, prefeita de Governador Archer, Biné de Joselândia, ao amigo querido Rogério do Conal, grande liderança política de Governador Eugênio Barros e a comitiva do governador que sempre me recebe tão bem”, declarou Ana do Gás
Rosário realiza chamada pública para aquisição de alimentos do PNAE
Programa
gera renda no campo e contribui para o rendimento escolar e a aquisição de
hábitos alimentares saudáveis dos estudantes
Nesta terça-feira (28), foi
realizada a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da
agricultura familiar em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar
(PNAE) em Rosário. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal
de Educação (SEMED) e contou com a presença da prefeita Irlahi Moraes, do
secretário municipal de Educação, Joaquim Neto, vereadores, equipe da
SEMED, equipe do setor de licitação e 108 agricultores aptos a fornecer os
alimentos para a merenda escolar.
Dentre os alimentos que serão fornecidos
pelos produtores locais estão: frutas, verduras, hortaliças, legumes, entre
outros.
Para a prefeita Irlahi, o PNAE
tem grande importância no município, pois, além de contribuir para o rendimento
escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, estimula
o desenvolvimento no campo. “A parceria firmada por meio do programa contribui
para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, e gera renda para os nossos
produtores, que tem garantida a venda de seus produtos”, destacou a gestora
municipal.
São atendidos pelo Programa os
alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e em
entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da
transferência de recursos financeiros. Para participar o agricultor precisa ser
membro de alguma associação, Organização não-governamental (ONG) ou sindicato
dos trabalhadores rurais.
Governo fortalece rede de saúde integrada com entrega de mais seis ambulâncias
Dando continuidade à política de assistência aos municípios maranhenses no fortalecimento da rede de saúde integrada, o Governo do Estado realizou a entrega de mais seis ambulâncias na tarde desta terça-feira (28), no Palácio dos Leões. O vice-governador Carlos Brandão entregou as chaves dos novos veículos para as cidades de Mirinzal, São João Batista, Pio XII, Mirador, Pedreiras e São Benedito do Rio Preto. Ao todo, 33 municípios já foram contemplados. O objetivo é que os 217 recebam pelo menos uma ambulância doada pela gestão estadual.
Os veículos – adquiridos por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais – têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). A entrega de ambulâncias faz parte da estratégia do Governo do Estado de integrar a rede estadual e municipal em todas as regiões do Maranhão para o transporte seguro e eficaz entre as unidades de saúde.
O Governo do Estado investiu R$ 160 mil por cada uma das seis novas ambulâncias, que são equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.O vice-governador Carlos Brandão enfatizou os investimentos do Governo do Estado na área da saúde. “Outras 28 ambulâncias já foram entregues aos municípios maranhenses. A meta é que alcancemos os 217 municípios porque sabemos que esta parceria com as prefeituras promoverá plenamente a ampliação e melhoria dos serviços de saúde no Maranhão. É algo que temos perseguido não só com a entrega de veículos e equipamentos, mas com a viabilização e entrega também de hospitais regionais, macrorregionais, treinamento e capacitação de servidores da área da saúde, realização de mutirões e investimentos na saúde materna e infantil”, reforçou Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que todos os dias se depara com uma história que denota a realidade da saúde dos municípios e da precariedade da frota de ambulâncias na maioria das cidades maranhenses. Desde pacientes sendo transportados em caminhões, até em carros de prefeitos. E essa iniciativa do Governo do Estado, de apoiar as Prefeituras com a entrega de ambulâncias novas e equipadas, é essencial para mudar essa realidade.
“A gente tinha que resolver essa realidade sanitária, porque a ambulância faz parte da nossa rede de saúde, com isso a gente resolveu comprar ambulâncias para os 217 municípios do estado. O maior programa de entrega de ambulâncias já realizado pelo Governo do Maranhão. Com as seis que entregamos hoje chegamos a 34 e a gente com certeza, já no início do segundo semestre, vai atingir a totalidade dos municípios maranhenses”, enfatizou Lula.
Saúde integrada
O prefeito de Pio XII, Carlos do Biné, explicou que essa ambulância será fundamental para auxiliar no tratamento de pacientes. Na região, o Governo do Estado inaugurou os Hospitais Regionais de Santa Inês e Bacabal, e o veículo vem para ajudar o transporte dos piodosences e integrar a rede de saúde. “Essa ambulância é de grande importância, sobretudo porque recebemos a saúde do município debilitada”, destacou.
Outra cidade beneficiada com uma ambulância e que já pode contar com o apoio de um hospital de grande porte inaugurado pelo Governo é São João Batista. Com o Hospital Jackson Lago, em Pinheiro, referência para a região da Baixada Maranhense, o transporte de passageiros será mais rápido e seguro, e acabará com uma situação que ocorria frequentemente: a de ter que pedir emprestada a ambulância de cidades vizinhas. “Para nós representa uma grande ajuda”, frisou o prefeito João Dominici.
Participaram da solenidade de entrega das ambulâncias os prefeitos de Pedreiras, Antônio França; Mirinzal, Professor Jadilson; Mirador, Roni; e São Benedito do Rio Preto, Mauricio Fernandes; além dos deputados estaduais Fábio Macedo, Fábio Braga e Ricardo Rios, que destinaram emendas para a aquisição dos veículos, além de vereadores e lideranças políticas das cidades beneficiadas.
Também já receberam ambulâncias os municípios de Colinas, Barreirinhas, Peritoró, Presidente Dutra, Raposa, Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Tutóia, Penalva, Santa Luzia do Paruá, Paço do Lumiar, Bom Jardim, Buriti Bravo, Coelho Neto, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Presidente Vargas, Santa Inês e Turiaçu.
segunda-feira, 27 de março de 2017
Prefeito Edivaldo participa de inauguração do Cais de São José de Ribamar
O prefeito Edivaldo participou da solenidade de entrega do Cais de São José de Ribamar, na tarde desta sexta-feira (24). O local foi totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, em parceria com aquele município e ganhou uma série de equipamentos para o lazer, além de mega estrutura que conta com áreas de passeio e convivência. O espaço foi inaugurado oficialmente pelo governador Flávio Dino, acompanhado do prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva e dos prefeitos de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa, demais cidades que integram a Região Metropolitana.
Uma celebração ecumênica deu início à solenidade com momento de oração, ministrado pelo pastor Mário Porto e, em seguida, padre Cláudio Cesar. Em sua fala, o governador Flávio Dino avaliou o impacto positivo do projeto para a economia, cultura e turismo da cidade. "Ressalto a grandiosidade dessa obra que destaca a beleza das obras divinas e reforça todo o potencial desse espaço para o lazer e turismo e de forte impacto econômico e social. Este espaço simboliza todo esse potencial e será local de entretenimento, cultura, turismo e no desenvolvimento do comércio nesta região", ressaltou o governador.
Para o prefeito Edivaldo, a entrega desta obra representa um avanço na política de turismo com alcance para os quatro municípios da Região Metropolitana. "Uma obra, que, com toda a certeza, vai impactar no turismo da capital e consolida o projeto de atuação parceira entre o Governo do Estado e os municípios", destacou.
O prefeito de Ribamar, Luís Fernando, pontuou que a presença do governador na cidade representa importantes realizações para a população ribamarense. "Agradeço ao governo pela atenção e dedicação com o nosso município e daremos o devido tratamento a esse novo cartão postal dá nossa cidade e do Maranhão", enfatizou.
O presidente da Empresa Maranhense de Administração e Portuária (Emap), Ted Lago, destacou o compromisso para execução da obra. "Foi um trabalho que nos causou grande preocupação, pois estava há mais de 10 anos abandonada. Com este amplo projeto concluído, nos alegra poder agora entregar à população de Ribamar uma obra de grande significado", destacou.
As autoridades descerraram a placa comemorativa marcando a inauguração oficial do cais e fizeram passeio no local. A requalificação do Cais de Ribamar foi iniciada ano passado, tendo como foco a garantia de segurança e lazer para a população de São José de Ribamar. A obra impulsionou o setor da construção e serviços no município com a geração de 90 empregos diretos e indiretos.
ESTRUTURA
A estrutura do cais possui 4.600 m² de área construída que conta com uma ponte e píer adequados às embarcações que utilizam o local. Foram promovidas ainda melhorias na área do entorno, com instalação de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led e instalação de projetores, pavimentação de ruas e recuperação estrutural de áreas de uso comum da população.
O projeto do cais contemplou ainda a construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias, dois gazebos no píer - que funcionam como pequenos mirantes -, dois quiosques, banheiros com acessibilidade, pavimento tátil para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual, implantação de rota acessível com sinalização entre a entrada do parque e o cais, demarcação de espaços para pessoas com deficiência e idosos e rampas de acesso para cadeirantes, além de academia ao ar livre.
Para garantir a segurança do público frequentador do espaço, foi instalado um posto policial e uma estação de tratamento de esgoto com drenagem pluvial. O objetivo é atender as pequenas embarcações da região e ao mesmo tempo fomentar o turismo local. O evento contou ainda com programação cultural que teve apresentação de grupo de tambor de crioula, cantor da cidade e show de Flávia Bitencourt.
Acompanharam a inauguração o vice-governador, Carlos Brandão; os secretários municipais Socorro Araújo (Turismo), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social) e Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano); secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino; demais secretários de Estado e autoridades políticas do município, deputados estaduais e federais.
Prefeito Edivaldo participa de grande ação para entrega de cartões do Bolsa Escola em São Luís
O prefeito Edivaldo participou, na manhã deste sábado (25), de grande mutirão para entrega de cartões aos beneficiários do Programa Bolsa Escola, em São Luís. A ação, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, contou com a presença do governador Flávio Dino e reuniu milhares de famílias contempladas pelo projeto, na capital. O mutirão aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
"O Programa Bolsa Escola é uma iniciativa vitoriosa do Governo do Estado, que chega ao seu segundo ano com êxito total em sua execução. O mutirão que realizamos hoje é uma ação pontual especifica para São Luís, num grande esforço para que as famílias da capital que ainda não receberam o cartão do programa venham buscá-lo e usufruam plenamente desse serviço, que representa um grande incentivo para que as famílias cuidem ainda mais da educação de seus filhos", disse o governador Flávio Dino, acrescentando ainda que o Bolsa Escola é uma referência no país, por ser o único programa dessa natureza existe no Brasil.
A meta do mutirão é entregar cerca de 22 mil cartões aos beneficiários retardatários da capital maranhense, que não receberam o instrumento no ano passado por motivos diversos, que impossibilitaram o trabalho dos Correios nesse processo. Entretanto, todos os alunos que ainda não receberam o cartão continuam beneficiados pelo Programa, este ano, e puderam ter acesso ao serviço na grande ação articulada para essa finalidade.
O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, destacou o Programa Bolsa Escola como uma iniciativa de grande alcance social. "Essa ação realizada aqui para a entrega dos cartões aos beneficiários que ainda não haviam recebido é um grande ato de respeito e cuidado com nossas crianças e adolescentes, para fazer chegar até eles esse auxílio tão importante. O Bolsa Escola é um dos mais importantes programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, porque congrega uma série de benefícios tanto nas áreas educacional e social como econômica também, em todo o Estado", afirmou Edivaldo.
BENEFICIÁRIOS
O Programa Bolsa Escola consiste na transferência direta de recursos para aquisição de materiais escolares às famílias que já são beneficiárias do programa federal 'Bolsa Família' e que tenham em sua composição crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas. Cerca de 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino são beneficiados pelo Bolsa Escola, em todo o Estado.
Em São Luís o programa beneficia 85.676 crianças e adolescentes. A iniciativa de realizar o mutirão tem ainda como objetivo garantir que os cartões do 'Bolsa Escola' cheguem, de fato, às mãos das famílias contempladas, ainda no início deste ano letivo, beneficiando-os com a compra dos materiais escolares contemplados pelo programa. A expectativa é que, com entrega dessa remessa de cartões em São Luís, entre em circulação cerca de R$ 4,3 milhões, no comércio de papelaria local.
Para realizar o mutirão, a Secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), órgão responsável pela execução do programa no Estado, montou uma grandiosa de estrutura de equipamentos e de pessoal para fazer a entrega dos cartões Bolsa Escola na capital. Paralelamente à ação, foram disponibilizados também no local diversos estandes de estabelecimentos comerciais habilitados à venda dos materiais escolares contemplados pelo Programa, para que pudessem fazer a venda dos produtos, no próprio espaço, às famílias que recebiam o cartão. A medida visa facilitar aos beneficiários o acesso aos materiais escolares, ainda no local da entrega dos cartões
Este ano, o Governo do Maranhão credenciou 1.414 estabelecimentos comerciais, para realizarem a venda dos materiais escolares contemplados pelo programa, em todo o Maranhão. São Luís conta com cerca de 100 lojas credenciadas à venda desses produtos.
Ao todo, o Bolsa Escola está injetando mais de R$ 50 milhões no setor de papelaria, o que, para o governador Flávio Dino, representa um grande estímulo aos comércios do setor. "No atual quadro de recessão que o país vive, fazer com que os comerciante de São Luís e dos demais municípios maranhenses tenham um aumento em suas vendas, com certeza, é um benefício alentador e todos ganham com isso", frisou o governador.
Em ato simbólico, foram entregues cartões do Bolsa Escola a alguns pais presentes ao mutirão. Um deles foi o autônomo Messias Rodrigues, que tem cinco filhos, sendo que quatro deles são beneficiários do programa Bolsa Escola, em São Luís. "É um recurso que vem em boa hora e que muito contribui para a melhoria dos estudos de nossos filhos. Para as família de baixa renda como a nossa, esse programa traz um alívio ao bolso na compra de muitos materiais escolares", disse.
A dona de casa Liliene Ferreira também participou do ato simbólico de entrega do cartão de seu filho, Benjamim Ferreira, 9 anos. "Fazer esse mutirão foi uma grande ideia, porque eu não havia recebido o cartão do meu filho em casa, pelos Correios, e o serviço aqui facilitou para muitas famílias", disse.
Uma das expositoras de materiais escolares postos à venda no local, a comerciante Elisamar Moraes, 47 anos, proprietária de uma papelaria no bairro São Francisco, enalteceu a iniciativa do mutirão. "Considero uma excelente ideia conciliar a entrega dos cartões com a venda de nossos materiais escolares no próprio local, pois em um mesmo espaço estão tanto os beneficiários como os comerciantes aptos a venderem seus produtos, facilitando também que as pessoas comparem preços e adquiram o que for melhor para seus filhos", relatou a comerciante.
"Além de proporcionar mais dignidade aos alunos da rede pública de ensino, que passam a obter produtos escolares que não teriam condições de adquirir, a ação contribui ainda para a redução da evasão escolar e a melhoraria das condições de aprendizagem dos alunos beneficiários do programa", observou o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.
O valor do repasse é de R$ 51,00 por filho matriculado regularmente em escola pública. Os beneficiários têm até 90 dias para realizar a compra dos produtos nos estabelecimentos habilitados pelo Governo do Estado, nos municípios. Podem ser adquiridos todos os produtos com finalidade escolar.
A transferência do recurso é feita pelo Governo do Estado, em parcela única anual, paga no início de cada ano. A compra dos materiais é realizada pelos beneficiários por meio de cartão magnético fornecido ao responsável familiar de cada criança e adolescente. Entre os materiais que podem ser adquiridos estão mochila, lápis, caneta, borracha, régua, cadernos e similares, livros paradidáticos indicados pela escola, uniforme, tênis, meias, calças, bermudas, camisas e camisetas, entre outros produtos compreendidos pelo conceito de material escolar.
Governador Flávio Dino participa do dia de mobilização de entrega de cartões do Bolsa Escola
O Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se transformou na casa do programa ‘Bolsa Escola’ durante todo o sábado (25). Com estande de vendas montados, espaços para a criançada, o Governo do Estado distribuiu 16 mil cartões para compra de material escolar aos estudantes de escola pública, de 4 a 17 anos, de São Luís. O governador Flávio Dino e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., participaram da entrega e celebraram o sucesso da iniciativa, que contempla 1,2 milhão de crianças e adolescentes em todos os municípios do Maranhão e movimenta mais de R$ 50 milhões.
- Leia mais sobre o programa Bolsa Escola
Em São Luís, milhares de famílias compareceram à UFMA para receber o benefício de R$ 51. Pais e filhos puderam comprar produtos escolares nos estandes de 12 lojas credenciadas no programa. No espaço criança, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e as Secretarias de Educação Estadual e Municipal organizaram várias atividades lúdicas como teatro de fantoches, contos infantis, dinâmicas de leitura, desenho e pintura livre, jogos interativos, mágico e brinquedos infláveis. Na capital, o Bolsa Escola auxilia 85.676 estudantes e há, aproximadamente, 100 estabelecimentos credenciados que aceitam o cartão do programa.
No Bolsa Escola não há limite para o número de filhos, pois a família que é credenciada no Programa Bolsa Família tem direito ao programa do Governo do Maranhão para todos os filhos, com idade entre 4 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas. De acordo com o governador Flávio Dino, a iniciativa “avança e hoje é uma referência no país, porque é o único programa dessa natureza existente hoje no Brasil. E contando esse ano com o apoio fundamental das prefeituras, quero agradecer a todos os prefeitos que estão nos ajudando na implementação do Bolsa Escola”.O governador Flávio Dino destacou que o Bolsa Escola é um programa vitorioso, pois, em seu segundo ano de funcionamento, cresceu tanto em número de beneficiários, como na elevação do valor do benefício. “É uma grande movimentação comercial, mais de R$ 50 milhões de material escolar. Isso significa estímulo para que as famílias cuidem ainda mais da educação dos seus filhos, os meninos e meninas ficam muito animados com material novo, quem já foi criança sabe disso, e é também um modo que a gente encontrou nesse quadro de recessão fazer com que os comerciantes de todo o estado tenham essa oportunidade”, destacou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, enfatizou que o Governo conseguiu, neste sábado, levar muitos pais e crianças para receber o seu cartão Bolsa Escola e poder comprar no mesmo local o seu material escolar. “Virou uma grande festa do Bolsa Escola, das nossas crianças de São Luís. E a nossa meta, de em todo o Maranhão chegar a mais de 1,2 milhão de crianças, está sendo atendida nesse ano de 2017”, reiterou.
O Bolsa Escola é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão que visa melhorar a educação em todo o estado. Por meio da aquisição de material escolar digno, os estudantes têm mais motivação para estudar e render em sala de aula. Em muitos casos, o programa deixa para trás a realidade que existia, de alunos sem lápis, caderno e borracha para acompanhar as aulas.Beneficiários e comerciantes elogiam Bolsa Escola
A dona de casa Viulene Pinheiro saiu do Gapara com seus quatro filhos, três deles beneficiários, para participar do mutirão do Bolsa Escola na UFMA. Feliz com o benefício, ela celebrou a nova realidade educacional dos filhos, que agora irão para a escola com material escolar novo e completo. “Para mim é muito importante porque hoje a dificuldade já é grande demais para criar um filho, imagine para criar quatro. Estou muito feliz porque ajuda demais”, relatou.
Além do espaço para crianças brincarem e as famílias comprarem logo o material escolar, o Governo do Estado disponibilizou frota de ônibus reforçada para o campus universitário. Além disso, o mutirão foi uma oportunidade para beneficiários de outro programa, o ‘Mais Renda’, que teve presença de dez deles comercializando lanches como cachorro quente, hambúrguer, churrasquinho, pastel e batata frita.
“Melhora as vendas. Tudo que vem para somar, no incentivo financeiro, é muito bom. E principalmente esse programa, porque o cliente vem para a loja, não pega no dinheiro, abastece o menino e melhora para nós comerciantes porque há uma circulação maior de dinheiro”, enfatizou o comerciante.O comerciante Océsio Nascimento, dono de uma loja de material escolar no Mercado Central, foi um dos 12 empresários do ramo que participaram do mutirão. Para ele, a iniciativa de entregar o cartão e disponibilizar estandes para que os beneficiários comprem logo o seu material foi muito válida e favorece todos.
Em 2016, o programa Bolsa Escola beneficiou 982.681 alunos nos 217 municípios maranhenses com a concessão de R$ 48 milhões em créditos investidos em 841 estabelecimentos comerciais cadastrados. Para este ano, a ação foi ampliada e inclui mais 150 mil famílias. Serão injetados R$ 59 milhões beneficiando mais de 1,1 milhão de estudantes maranhenses.
Numeralha
- 1,2 milhãoÉ o número de crianças e adolescentes em todos os municípios do Maranhão atendidos pelo ‘Bolsa Escola’.
- R$ 50 milhõesÉ a quantidade de recursos movimentados na economia maranhense por meio do Programa.
- 4 a 17 anosÉ a faixa de idade dos alunos atendidos pelo ‘Bolsa Escola’.
sexta-feira, 24 de março de 2017
“O Maranhão está no rumo certo”, diz secretário Márcio Jerry em entrevista
O secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, concedeu entrevista à Rádio São Luís nesta sexta-feira (24), e fez um balanço de 26 meses do Governo do Estado sob a administração do governador Flávio Dino. “É um Governo que tem muitas marcas importantes. E nós temos visto fatos concretos que mostram inequivocamente que o Maranhão está em boas mãos, no rumo certo, recuperando anos e anos de descasos que fizeram com que as políticas públicas fossem desprezadas”, destacou Jerry.
Durante a entrevista, o secretário abordou temas como segurança, educação, saúde, infraestrutura, entres outros, respondeu perguntas de ouvintes, enfatizou que o Governo do Estado trabalha em ritmo intenso e garante realizações todos os dias em todas as regiões do Maranhão. “Isso faz com que a gente tenha, em meio a essa grave crise brasileira, o Maranhão como um estado que tem um diferencial muito grande hoje do resto do Brasil, exatamente pela capacidade de gestão que vem sendo demonstrada pelo governador Flávio Dino”, reiterou.
Segurança Pública
Na entrevista, o secretário Márcio Jerry explanou que a área da segurança pública é um problema, hoje, no país inteiro, mas no Maranhão os investimentos do Governo têm diminuído os índices de criminalidade e o tráfico de drogas. Ele citou a instituição do programa Pacto Pela Paz, que montou um gabinete permanente com outros órgãos do judiciário e da sociedade civil para debater políticas públicas na área da segurança, como instrumento de progresso.
Jerry elencou, ainda, a incorporação de mais 2.500 policiais, a aquisição de mais de 600 novas viaturas, a promoção de cerca de quatro mil profissionais, além da formação para outros três mil. Ele também citou as mudanças ocorridas no sistema penitenciário, outrora destaque negativo até em âmbito internacional. “Muitos internos com atividades de educação, fazendo processo efetivo de ressocialização. Temos na segurança pública muitos avanços importantes. Não é discurso, é fato concreto. São mais policiais, mais viaturas, mais equipamentos, muito mais combate ao tráfico e ao crime”, reiterou o secretário.
Educação
Na área da educação, o secretário Márcio Jerry realçou que os êxitos obtidos nos primeiros meses de Governo já colocam Flávio Dino como o governador da educação. Ele explicou que em 26 meses são mais de 500 escolas recuperadas e construídas no âmbito do programa Escola Digna, que também está substituindo estruturas de palha, bairro e taipa por alvenaria. Serão 300 até o final de 2018. “Se governos passados tivessem cuidado das escolas a gente poderia estar construindo escolas novas. Estamos construindo, mas também é preciso dar conta daquelas que estão precisando de reconstrução”, esclareceu.
Jerry também lembrou as escolas de tempo integral, na qual o Maranhão passou de nenhuma para 18 em pouco tempo, além dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), ensino técnico em tempo integral. Ainda no âmbito da valorização da educação, o secretário destacou que o Maranhão pagará o maior salário para professores do país, além das progressões, dobra de matrícula e incentivos, e realizou eleição direta para gestor. Ele frisou também o ‘Sim, Eu Posso’, programa que alfabetizou mais de 10 mil maranhenses. “Além do Bolsa Escola, que beneficia mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes para a compra do material escolar”, pontuou.
Mais IDH
O Plano de Ações ‘Mais IDH’ é uma das marcas mais fortes do Governo e é uma política de médio e longo prazo, afirmou o secretário. Para ele, já há resultados no âmbito da agricultura familiar nos 30 municípios de menor índice do Maranhão, além de ações como construção de casas populares, escolas, cozinhas comunitárias, sistemas de abastecimento de água, e a atuação da força estadual de saúde. “O tema do ‘Mais IDH’ é importante porque é um dado irrefutável muito grande. A riqueza do Maranhão foi amealhada durante muitos anos. O estado é 16º PIB do Brasil e o 26º IDH. É isso tudo que em pouco tempo o governador está revertendo”, sublinhou.
Saúde
Na saúde, Márcio Jerry explicou que os desafios são imensos. “Foi preciso fazer uma reinvenção do sistema de saúde para que a gente possa pactuar as relações dos municípios com o Maranhão”, disse Jerry.
A reconstrução do sistema de saúde passou pela abertura de cinco novos hospitais macrorregionais – Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal – e a recuperação da rede física nos municípios, além da construção de unidades em outras cidades e foco na atenção básica. Ele lembrou a ampliação do atendimento oncológico desde o início do Governo, e a construção dos Hospitais da Criança e do Servidor. “Há um conjunto bem articulado de ampliação dos serviços de saúde com qualidade”, falou.
Infraestrutura e gestão
O secretário falou ainda das obras de infraestrutura que estão ocorrendo em todo Maranhão, e destacou a pavimentação de estradas, além das ruas e avenidas dos municípios que, em 26 meses, já beneficiou 150 cidades e mais da metade da população maranhense. “Se você bota o olho no Maranhão pode enxergar máquinas e homens trabalhando na infraestrutura do nosso estado em todas as regiões”, destacou.
Durante a entrevista, Márcio Jerry realçou também temas como a responsabilidade fiscal e os salários em dia dos servidores, parcerias com as prefeituras, governabilidade, entre outros assuntos levantados pelos ouvintes. “Podem confiar que o nosso estado está em boas mãos, no rumo certo, são muitas realizações. O governador Flávio Dino foi eleito para fazer mudanças e está fazendo. Muita coisa boa tem sido feita com muita determinação, honestidade e respeito pelo nosso povo. E assim vai continuar”, finalizou.
Governador recebe prefeito e vereadores de Mirador para debater parcerias e investimentos
O governador Flávio Dino recebeu, na manhã de sexta-feira (24), no Palácio dos Leões, o prefeito de Mirador, Roni Sousa, acompanhado de vereadores, para debater parcerias institucionais para o município. Durante o encontro, o governador ouviu os pleitos trazidos, assegurou investimentos na área de infraestrutura, saúde e lazer, além de garantir apoio para gerir o Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Médio Sertão, em que a cidade faz fronteira.
Participaram da reunião, o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Marcio Jerry, e o secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que reafirmaram a intenção do Governo do Estado em realizar ações articuladas entre os estes estaduais e municipais.
O prefeito Roni acredita que o diálogo direto com o governador e secretários são exemplos da preocupação da gestão estadual em conhecer as necessidades e urgências do Maranhão. E comemorou os benefícios assegurados pelo governador Flávio Dino. “Quero agradecer pela oportunidade, pela recepção do governador com o município, dizer da nossa satisfação de trazer nossos representantes, vice-prefeito e vereadores para estar presente. Mais do que justo, é reconhecer o gesto do governador com relação aos benefícios que vai mandar para Mirador, que é um município muito carente e ainda extenso”, pontuou o prefeito.
Dentre os investimentos garantidos pelo governador ao município, estão a construção de uma praça, de um espaço de eventos, do mercado público, a entrega de pavimentação de ruas, além da entrega de uma ambulância e de um carro da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), para atender agricultores familiares.
Cinco parlamentares municipais participaram do encontro, que levará benefícios à população local. “Eu nunca tinha me reunido com um governador e estou muito satisfeito com os investimentos que ele vai fazer no nosso município. A cidade que sai ganhando”, defendeu o vereador Antônio Patrício.
Parque do Mirador
O Parque Estadual do Mirador (PEM) é uma Unidade de Conservação (UC), instituída pelo do Decreto 7.641, de 4 de junho de 1980, e alterado pela Lei n° 8.958, de 8 de maio de 2009. A unidade foi criada com o objetivo de salvaguardar as cabeceiras dos rios Itapecuru e Alpercatas, para conservar a potabilidade das águas e o potencial abastecedor desse recurso hídrico, do qual depende o abastecimento de várias cidades situadas no território dessa bacia hidrográfica. Com destaque para a capital do estado, São Luís, com mais de 1,5 milhões de habitantes.
Além de Mirador, fazem fronteiras com o Parque Mirador, Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Feliz de Balsas, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão, municípios que fazem fronteiras com o Parque.