Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2019

Hélio Soares defende a formação de consórcios regionais de saúde para combater doenças


O deputado estadual Hélio Soares (PL) defendeu, na sessão desta terça-feira (9), a formação de consórcios regionais de saúde para ajudar a combater várias doenças existentes no Maranhão, a exemplo da Hanseníase.
O parlamentar contou que participou, na sexta-feira (5), de um encontro com as autoridades de saúde do Estado, com as presenças do secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, vários técnicos das secretarias de vários municípios, inclusive o município de São Luís, e de um convidado especial, Yohei Sasakawa, presidente do Conselho de Administração da Nippon Foudation e embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para a eliminação da hanseníase.
“Ele passou ali com muita tranquilidade, com muita calma, os seus conhecimentos e eu achei, assim, que não só ganhei o dia, mas ganhei o mês e talvez tenha ganho o ano com as colocações daquele grande homem. Hoje, depois de conhecê-lo pessoalmente e escutar sua palestra, eu me senti honrado de tê-lo concedido aquela medalha de mérito, a maior medalha de mérito desta Casa. Fiquei muito satisfeito em ter dado a um homem da qualidade, da postura e do quilate que tem aquele homem, pelo trabalho que ele exerce em todo o mundo. E, ali, fez um compromisso também de continuar trabalhando e colocar recursos extremamente importantes e necessários para o combate e erradicação da hanseníase no estado do Maranhão”, afirmou.
De acordo com o deputado, o secretário Carlos Lula relatou que, embora vergonhoso para o Maranhão, o estado é um dos maiores na questão dos novos casos de hanseníase.
“Portanto, é um assunto que todos temos que trabalhar, e dei uma ideia ao senhor secretário Carlos Lula, acho que é importantíssimo os municípios entrarem nessa luta e nós, como representantes dos municípios aqui na Assembleia, também buscarmos formas, não só de gestão, não só na questão epidemiológica, mas, também, na questão social, na questão econômica. E colocando efetivamente nos postos de saúde, chamando não só os médicos, mas os paramédicos, os agentes comunitários de saúde para esta luta, para que nós possamos reduzir essa carga de hanseníase na população maranhense. Acho que todos nós precisamos nos juntar”, disse.
Ele elogiou o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Yglésio (PDT), por debater a questão dos consórcios regionais de saúde. “Eu acho que é uma saída nesse momento tão difícil pelo qual passa a saúde do Brasil e, em especial, a saúde do Maranhão. Não me recordo de um momento tão difícil que o Maranhão tenha passado na saúde como está passando agora. Eu acho que nós temos a obrigação, nesse momento de dificuldade pelo qual o país passa, de darmos as mãos e buscarmos as soluções necessárias para, pelo menos, amenizar a questão da saúde pública no estado do Maranhão. E uma das soluções, um dos caminhos que tem que ser trilhado, é exatamente os consórcios regionais de saúde, para que nós possamos trabalhar na gestão, trabalhar no financiamento. É na cooperação entre os municípios e aí tendo um resultado positivo para a população”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz