Páginas

terça-feira, 27 de março de 2018

Newton Bello : Semus segue realizando ações nas escolas municipais


A Secretaria Municipal de Saúde segue realizado ações sobre: hanseníase, verminoses e tracoma, dessa vez aconteceu na Escola Municipal Vereadora Rosimar Silva Araújo, na última sexta-feira(23).
A ação na Escola do Bairro Birolândia é uma parceria da Semus e Semed e foi realizada pela enfermeira Glauciana Duarte e a nutricionista Cleydiane dos Santos que falaram e orientaram os alunos sobre os temas relacionados.
Segundo à enfermeira Glauciana Duarte durante à ação , além de palestras, acontece avaliação de manchas nas crianças e também a entrega da medicação. “O objetivo é conscientizar as crianças quanto a importância da higiene pessoal para evitar as doenças como hanseníase, verminoses.” Frisou a enfermeira.
Entenda mais
A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas de municípios de brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses doenças. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes para esquistossomose, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo.
Hanseníase 
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
Verminoses 
Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz