Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Prefeito Fred Maia comemora sucesso do “ENCONTRO DE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DO MEIO AMBIENTE” com o Ministro Sarne Filho



O evento foi idealizado pelo prefeito Fred Maia, contando com a presença do Ministro do Meio ambiente, Sarney Filho para discutir a situação do Rio Mearia, com a pauta "Nossos rios, igarapés e suas nascentes. O que devemos fazer hoje para mantê-los vivos" foi a principal discussão do Encontro dos Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente da Região do Mearim, foi realizado em Trizidela do Vale contando com lideranças políticas daquela região.
O prefeito Fred Maia ressaltou a importância do encontro para debater os problemas dos Rios do Maranhão, Lagos e nascentes que estão sofrendo degradação, como por exemplo, a do Rio Mearim, que atualmente é cercada por criação de gado e outros desmandos, aproveitaram para e agradeceu a presença das autoridades.

"Queremos agradecer a presença dos prefeitos que estão aqui, e de todos para discutirmos a preservação do Rio Mearim, porque bebemos da água do Mearim, comemos o peixe do Rio Mearim. Mas o nosso rio está sendo maltratado. E hoje vamos mostrar a nossa real necessidade e contar com o apoio do ministro. Tenho certeza que tudo isso vai acontecer. Pois, tivemos uma reunião séria, onde a gente tratou do Rio Mearim, não foram tratadas questões políticas, nós estamos aqui pra tratar de um bem comum de 83 cidades que vivem em função desse Rio, especialmente Trizidela do Vale e Pedreiras”", destacou.
O ministro José Sarney parabenizou a iniciativa do Prefeito Fred Maia e afirmou que serão realizadas várias fiscalizações nas nascentes do Rio Mearim e será lançado um programa de Educação Ambiental para o plantio de mudas de árvores, além de estudos técnicos a serem realizados sobre o Defeso no rio. No final do encontro, o prefeito Fred Maia entregou um documento ao ministro que relata sobre a situação do Rio Mearim.

“O prefeito Fred Maia está de parabéns pela grande de iniciativa e mostrando que um gestor de verdade precisa de preocupar com o Meio Ambiente, pois o equilibro deste é o que nos mantém vivos e com qualidade de vida, o Rio Mearim é um dos mais importantes do Maranhão, dentro do ministério o que podemos fazer de imediato é a fiscalização da legislação da ambiental, mas me comprometo desde já em realizar uma grande mobilização da bancada, para que a mesma seja sensibilizada, para que seja feita uma emenda impositiva e destinadas verbas de melhoria. Quanto a fiscalização não irá faltar nada, inclusive recurso, prometendo, se precisar, até um helicóptero para ajudar a equipe do IBAMA do Maranhão.”
O deputado estadual Vinicius Louro relatou sobre a situação de impacto ambiental que os rios e nascentes vêm sofrendo
"Como representante da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e sempre participando das comissões de meio ambiente, junto com secretários. Nós percebemos como está o Rio Mearim, uma situação agonizante. Já fomos até em uma das suas  nascentes, localizada no município de Formosa da Serra Negra, lá constatamos que há um desmatamento do local por fazendeiros para a realização da pastagem, na criação de gados. É algo preocupante e precisamos de uma solução, porque o Rio Mearim está morrendo. Eu vim apoiar este encontro e solicitar ao ministro Sarney Filho que tome providências", salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz