Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PREFEITURA DE SATUBINHA ENCERRA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA COM GRANDE EVENTO NA CIDADE


A cidade de Satubinha, foi palco, na tarde de quinta-feira, (26/10) e no final da tarde de quinta-feira de um grande evento na praça Chico Carlos culminando no encerramento do Outubro Rosa com uma grande palestra, tratando de temas da Campanha “Outubro Rosa”.
A palestra foi realizado no Posto de Saúde da sede  de organização do Secretário Municipal de Saúde, Pedro Henrique  e todos os membros da sua equipe, contando ainda com a presença da Prefeita Dulce Maciel que fez todos os procedimentos oferecidos pelo evento, entre eles os serviços de Teste de Glicemia, Aferição da pressão arterial, Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, Coleta de Exame preventivo Papanicolau, Exames Clínicos das mamas, Avaliação Nutricional, Aplicação de Flúor.
“Esta ação tem como principal objetivo, chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos facilitando o acesso das mulheres à esses exames, justamente, para trabalhar a prevenção”, ressaltou Dulce Maciel.
O secretário municipal de saúde, Pedro Henrique  , que esteve presente em todas as atividades, disse que o objetivo “é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de desmistificar conceitos em relação à doença. A iniciativa da Prefeita Dulcinha é fundamental para preservação das mulheres de Satubinha”, agradeceu o Secretário.
Em oportunidade, a Enfermeira Joana dos Santos agradeceu a iniciativa e falou da importância do evento, não só dentro da área da saúde, mas agradeceu como mulher.
“Nós sabemos que o principal objetivo dessa campanha é a prevenção e o principal público foi alcançado. As mulheres de Satubinha se fizeram presentes e deixaram de comparecer, debater e relatar. Então não podemos deixar de elogiar uma preocupação tão continua da nossa Prefeita Dulce”, elogiou.

A campanha
Celebrado anualmente, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, 22% dos casos anuais de câncer em mulheres são mamários, ficando em segundo lugar entres os mais recorrentes, atrás somente do câncer de pele não melanoma. A recomendação, adotada no Brasil desde 2015, é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos entre os 50 e 69 anos. Também é recomendado manter hábitos saudáveis como forma de prevenção. Estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz