Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM convocou os prefeitos e prefeitas para ter um dialogo aberto, considerando a atual situação que o país se encontra e que acabam refletindo nos municípios, o evento foi realizado hoje com ínicio as 10 horas da manhã, no auditório do CRC, próximo a sede da FAMEM.

O Presidente da Federação prefeito Cleomar Tema falou da necessidade de reunião que já era esperada pelos gestores, uma vez que a crise que encontra-se no Brasil vem atingindo o desenvolvimento dos municípios e os munícipes.

“São muitos assuntos na área da educação e nós temos que ouvir todos quais são as dificuldades para que possamos tomar decisões de realinhamento, hoje a maior queixa dos prefeitos é que os recursos do Fundeb não conseguem pagar nem a folha, imagine para manter a Educação, pois estamos em uma situação de crise, estivemos no Ministério de Educação, mas esses não possuem recursos, cada dia prorrogam mais o reajuste do "aluno-ano" que era pra ser implantado em junho de 2016 e o Governo não implantou e estamos em uma situação de extrema dificuldade, pois perde o aluno, perde a educação, quando exigimos que esse pais tenha melhores condições de educação, pois o repasse não consegue cobrir nem o pagamento dos professores. Tudo isso torna a situação ainda mais critica e quem sofre é a população por falta de repasse do Governo Federal, ou seja, não é falta de compromisso com dos Municípios, mas falta de repasse do Governo Federal que deveria ter implantado esse reajuste há um ano e nunca implantou”, disse o Prefeito.
O Presidente da Federação não deixou também de falar da ultima conquista alcançada pela federação na área da saúde.

“Tivemos algumas conquistas na área da saúde, como foi aprovado 70 milhões que virão para saúde, uma grande conquista, pois nós Prefeitos que fomos lá e conseguimos que fosse atendida parte da nossa reivindicação”, comemorou.

Prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, falou da dificuldade que os Municípios têm encontrado para manter o equilíbrio econômico e social diante da crise que assola o Brasil.
“Não só a cidade de Santa Quitéria, mas todo o Maranhão e ouso afirmar que até o Brasil. Já estamos esperando por essa reunião há certo período, só estávamos aguardando data, mas já estávamos na expectativa que a agente precisa ter essa reunião com o nosso Presidente de Famem e os demais companheiros prefeitos de luta para sair daqui hoje com um norte para sairmos dessa crise e conseguir ver uma luz no fim do túnel”, comentou o Prefeito. 
                   
O Gestor de Alto Alegre do Maranhão, Maninho, falou da importância da reunião, pois o país encontra-se em crise e que os principais atingidos são os munícipes.
 “Vivemos um momento de crise, na verdade, todos os municípios do Maranhão e do Brasil passam por uma situação difícil por conta da falta de verba que atuam sobre a a educação e a saúde e a FAMEM acabou realizando um evento que já era esperado pelos prefeitos para debate desses assuntos. O Maranhão está em crise e todos os municípios não estão mais sabendo como lidar. Pois você administrar é uma coisa, mas administrar sem recurso é totalmente diferente, uma vez que todos os municípios não só o meu quer ver uma solução, dentro da maneira do possível, saber como fazer. Pois os munícipes também sofre com as restrições, inclusive nós os prefeitos que também somos cobrados e não sabemos como fazer, mas esperamos conseguir sair dessa e fortificar nossos municípios da melhor maneira possível” acrescentou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz