Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

PARADA GAY DE PAÇO DO LUMIAR FOI UMA FESTA DA DIVERSIDADE E CIDADANIA


Paço do Lumiar contra a LGBTfobia: Cidadania e Direitos para a comunidade LGBT”. Com este tema, a 12ª Parada do Orgulho LGBT de Paço do Lumiar reuniu uma multidão no início da noite de domingo, 24, no Maiobão. A festa foi realizada pelo Grupo Passo Livre e teve o apoio de diversos parceiros, entre eles a Prefeitura de Paço do Lumiar. Muita animação e criatividade marcaram a manifestação a partir da concentração, na MA-201, até a Praça do Viva Maiobão.

Pelos cálculos dos organizadores, cerca de 20 mil pessoas passaram pela festa desde o início até a chegada à praça. A parada teve o desfile de trios elétricos decorados e shows performáticos de transformistas ao ritmo de músicas eletrônicas comandadas por DJ’s convidados. O prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a primeira-dama e secretária de Administração e Finanças, Núbia Feitosa (madrinha da parada), diversos secretários municipais e convidados acompanharam a parada do alto do trio elétrico, ao lado de Herbert Sousa, do Grupo Passo Livre e principal organizador da parada.

“Estamos aqui hoje para comemorar a diversidade e dizer não ao preconceito. A Parada Gay de Paço do Lumiar já faz parte do calendário do município, movimenta a economia de toda a região e a Prefeitura não poderia deixar de apoiá-la”, declarou o prefeito Domingos Dutra.

Ao longo de todo o percurso, os organizadores gritaram palavras de ordem, passaram mensagens de respeito às relações homoafetivas e destacaram a necessidade de políticas públicas para a comunidade LGBT.

“Após uma semana em que se discutiu a liminar polêmica de um juiz que autorizou o tratamento psicológico para a chamada ‘Cura Gay’, nós, do movimento LGBT de Paço do Lumiar e simpatizantes, estamos aqui para mostrar nossa força. Ocupamos as ruas na parada para chamar a atenção e sensibilizar as pessoas de que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo também é a representação do amor e uma escolha que deve ser respeitada”, afirmou Herbert Sousa, do Grupo Passo Livre.
MADRINHA

A primeira-dama de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa, afirmou que se sentia feliz em ser a madrinha da Parada Gay de Paço do Lumiar este ano. Ela observou que, apesar de ser um momento de alegria e descontração, o evento serve para sensibilizar a população e dar visibilidade aos problemas que a população LGBT enfrenta. “É uma manifestação bonita, alegre. Mas o mais bonito é a mensagem de que todos devem ser respeitados, sem discriminação por sua opção sexual”, afirmou a secretária.

A primeira-dama mais uma vez lembrou que a gestão do prefeito Domingos Dutra é democrática e trabalha para que os direitos de todos os cidadãos sejam respeitados. “Os direitos humanos são universais e invioláveis, não importando a orientação sexual, religiosa ou cultural da pessoa”, reforçou Núbia Feitosa.
Foi a primeira vez que a Prefeitura Municipal apoiou institucionalmente e de forma tão intensa a Parada Gay em Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz