Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

NOVA OLINDA DO MARANHÃO RECEBE MAIOR ENTREGA DE TÍTULOS DE DOMÍNIO DOS ÚLTIMOS ANOS NO ESTADO DO MARANHÃO



A cidade localizada no Alto Turiaçu tem tomado grandes proporções de desenvolvimento desde que a Prefeita Iracy Weba assumiu a prefeitura da cidade, pois além de atuar no desenvolvimento da infraestrutura da cidade como o desenvolvimento das construções para educação, recebimento de apoio na segurança pública, atua também para oferecer dignidade para aquele povo.

 A solenidade de entregas da maior entrega de Títulos de Domínio dos últimos anos no país aconteceu na última sexta-feira (15/9), na cidade de Santa Luzia do Paruá, 1.031 famílias de projetos de assentamento de nove municípios receberam o documento de posse definitiva da terra. A solenidade reuniu Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, totalizando  cerca de 5 mil pessoas e marcou mais um importante passo da política de titulação de lotes do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Foram beneficiadas famílias de trabalhadores rurais dos municípios de Santa Luzia do Paruá (122 títulos), Centro do Guilherme 106), Nova Olinda do Maranhão (273), Maranhãozinho (163), Presidente Médici (9), Montes Altos (54), Junco do Maranhão (66), Cidelândia (172) e Maracaçumé (66).
O presidente do Incra, Leonardo Góes, participou do evento e destacou a importância da entrega dos Títulos de Domínio aos benficiários da reforma agrária. Segundo ele, o documento de posse definitiva, além de proporcionar maior segurança às famílias assentadas, abre novas perspectivas para os beneficiários da reforma agrária.

“O Título de Domínio é o sonho de todo assentado. Com o documento em mãos, o pequeno produtor da agricultura familiar passa a ser efetivamente o proprietário do lote e pode ampliar o investimento na terra. Além disso, o documento permite que ele acesse linhas de crédito mais robustas e possa ascender econômica e socialmente. Este é o grande legado da reforma agrária, a efetiva melhoria de vida dessas pessoas. O que estamos vendo hoje, aqui em Santa Luzia do Paruá, representa um marco na história do Incra. Entregar 1.031Títulos de Domínio traz benefícios não só para os assentados, mas para a economia dos municípios e do Estado do Maranhão”, ressaltou Góes.

O Deputado Estadual Hemetério Weba participou da cerimônia e destacou a importância e grandiosidade do recebimento dos Títulos de Domínio para cidade de Nova Olinda do Maranhão que foi a maior com o número de famílias beneficiada, totalizando de 273.

“A entrega desses títulos foi muito importante não só para Nova Olinda do Maranhão quanto para os demais municípios do Alto Turiaçu, pois nossa população já esperava há muito tempo para receber seus documentos de título de domínio. Essa iniciativa atua também para o auxilio no desenvolvimento da Agricultura Familiar, bem como para a criação de gados e desenvolvimento na Pecuária, sem dúvidas foi a maior entrega de título no Estado, a maior entrega de títulos já vista na história do Maranhão. Nova Olinda foi a maior recebedora de títulos de terra do Maranhão o que vai dar uma grande alavancada no desenvolvimento econômico da cidade e também dos nossos Produtores Rurais, pois com a devida documentação facilita a concessão de empréstimos, o que incidirá diretamente em uma maior garantia de trabalho e por consequência uma condição vida mais digna melhorando, e influenciando também o município enquanto ente federativo”, afirmou Hemetério Weba.

A Prefeita Iracy Weba esteve presente na cerimonia e destacou como a economia da cidade poderá influenciar futuramente na economia, uma vez que esse o principal documento que nossos agricultores consigam financiamento para melhor desenvolvimento de suas atividades.

“Esse momento foi muito importante para Nova Olinda do Maranhão, pois foi o município que mais recebeu título definitivo de domínio de suas terras em Nova Olinda, totalizando foram entregues 243 títulos. Então foi um evento muito importante para nossa região, pois muita gente já esperava este título há muitos anos então foi um evento que trouxe bastante progresso para que os nossos agricultores, pois foi aberta mais uma porta para essas pessoas, uma vez que elas procurando aos órgãos competentes conseguirá o seu financiamento de crédito que vai possibilitar, sobretudo cuidar melhor da sua terra. Gostaria também de parabenizar toda a equipe do INCRA que estiveram presente, bem como os deputados estaduais e federais e toda a equipe, pois então foi um momento de grande importância para nossa Nova Olinda do Maranhão”, disse a Prefeita.

O superintendente regional do Incra no Maranhão, George Aragão, destacou o esforço da autarquia no Estado para implementar a política de titulação de lotes da reforma agrária. Ele elogiou o comprometimento da equipe técnica da Superintendência e disse que os servidores do instituto superaram grandes obstáculos para que 1.031 Títulos de Domínio pudessem ser emitidos em um curto espaço de tempo.

“Há mais de uma década, não era expedido um só Título de Domínio no Maranhão, o que gerava intranquilidade entre os assentados. Hoje estamos entregando mais de mil documentos. Isso só ocorreu graças ao comprometimento dos técnicos do Incra e ao apoio que tivemos da direção nacional. Foram inúmeras as dificuldades, mas o empenho de todos os servidores permitiu beneficiar 1.031 famílias. E isso é apenas o começo. Vamos realizar novas entregas em breve, aumentando o número de assentados donos de seu pedaço de terra”, disse Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz