Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Merenda escolar balanceada garante alimentação saudável nas Unidades de Ensino no Municipio de Nova Olinda do Maranhão



Além de oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão também garante uma merenda balanceada e rica em nutrientes elaborada por uma equipe composta pornutricionistas e técnicas em nutrição. A preocupação em proporcionar refeições saudáveis é tão grande que todos os alimentos comprados são inspecionados pelas nutricionistas, que verificam a qualidade dos produtos. Existe ainda um cuidado especial em oferecer frutas, verduras e legumes da estação, que além de ter maior valor nutritivo, possuem preços mais em conta.
A nutricionista faz visita as escolas a cada 15 dias e as técnicas em nutrição uma vez por semana, para inspecionarem a armazenagem e a preparação dos alimentos, a higiene e o manuseio. O cardápio, que é preparado por uma merendeira e duas auxiliares de merendeiras, é composto de arroz e feijão, uma salada, uma carne e um complemento. A equipe de nutricionistas e técnicas em nutrição também controlam e orientam as crianças sobre o desperdício, que segundo a nutricionista.
A equipe também faz uma avaliação antropométrica, efetuando uma relação peso altura das crianças. Os estudantes que precisam de uma atenção especial são encaminhados as unidades básicas de saúde.
Uma variedade de frutas, verduras e outros alimentos que são fonte de nutrientes necessários para nosso dia a dia fazem parte do cardápio escolar que tem o objetivo de contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes. Também pretende inserir o hábito de práticas alimentares saudáveis pelo aluno, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
A Secretaria de Educação Maria Goreth, fala da importância de uma merenda de qualidade ao alunos da rede Municipal de Nova Olinda Maranhão ,formação continuada de merendeiros com uma temática anual é outra ação realizada com vistas a promoção e garantia da segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar, além do ensino de técnicas utilizadas na gastronomia para deixar a merenda mais bonita e saborosa. “Este ano nós planejamos focar nas atividades práticas, utilizando a alimentação frutas e legumes cultivados no próprio município, ainda “ressalta” que o custo e a qualidade do alimento e de uma qualidade maravilhosa.
Desde o inicio de janeiro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação visita as unidades escolares do município três vezes na semana. Eles fiscalizam a estrutura, higiene da cozinha, preparo, manipulação de alimentos, estoque, e se o cardápio balanceado elaborado pelos especialistas é seguido as normas do ministério da Educação .Todos os alimentos utilizados na merenda são ricos em nutrientes e elaborados conforme recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar . Todas as escolas da rede recebem o monitoramento diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz