Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Solenidade marca o encerramento da formação continuada dos agentes comunitário de saúde


Um curso voltado para os Agentes Comunitários de Saúde que trabalham no município de Igarapé do Meio, iniciou no mês de março do ano corrente (2017) e teve sua solenidade de encerramento na última quarta-feira (26), no prédio da câmara municipal de vereadores daquele município. A secretaria municipal de saúde promoveu a capacitação com o objetivo de agir preventivamente no quesito saúde e social das famílias igarapeenses.

Maria Leonete de Brito, a ‘Netinha’ foi chamada para compor a mesa representando seus colegas agentes comunitários de saúde, onde em sua fala lamentou por aqueles colegas que não participaram da formação. “Gostei muito de ter participado da formação e educação continuada, foi proveitoso e é uma pena para quem não participou.”, disse ‘Netinha’. “Esperamos que venha muito mais.”, finalizou ela.

Os agentes comunitários de saúde durante quatro meses de formação receberam orientação sobre saúde bucal, caderneta de vacina da criança, adolescente, adulto e idoso, ações em vigilância sanitária, primeiros socorros – modulo I, visita domiciliar focando no processo saúde doença e eles tiveram a pratica da educação em saúde no processo saúde doença, controle da Hanseníase e da Tuberculose, aprenderam a importância do Pré-natal, sobre infecções Sexualmente Transmissíveis e outras orientações, tudo para desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania. “Esse momento de solenidade representa uma conquista e um grande avanço nos serviços de saúde prestados em nosso município. A formação surgiu da necessidade de sempre qualificar nossos profissionais dentro da temática do ministério da saúde.”, disse Suely da Silva, secretária municipal de saúde.


Bolsa, camisa manga longa, camisa manga curta, calça/saia, boné, balança digital, fita métrica de 2m, termômetro digital, protetor solar, prancheta, balança tipo mola com suporte suspensório, estadiômetro infantil horizontal para medição de recém-nascido, caneta e lápis com borracha.Almeida Sousa parabenizou a equipe da secretaria, bem como os agentes por se dedicarem e estarem sempre abertos ao novo saber. “Como já foi colocado aqui por nossa secretária municipal de saúde, essa formação capacitou-os para o fortalecimento na prevenção de doenças, evitando desta forma que o indivíduo busque o hospital municipal.”, falou o prefeito. O coordenador Claudivan disse que a prioridade da gestão é servir ao povo igarapeense na oportunidade agradeceu a participação dos agentes. “Eu sinto um orgulho em ver o esforço dos que participaram dessa formação e digo aos que não participaram se espelhem nos que participaram.”, falou o instrutor do curso. Cada agente comunitário de saúde recebeu um certificado de conclusão e receberam um kit com os seguintes itens:

Estiveram presentes no evento além do prefeito Almeida Sousa, vereadores, secretários e coordenadores, o vereador  de Santa Inês, sargento Oliveira e comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz