quinta-feira, 22 de junho de 2017

Governo e prefeitura de São Luís vão implantar internet grátis na Praça Deodoro


Uma das principais praças de São Luís, a Deodoro, terá um ponto de internet grátis que será instalado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. A celebração de mais uma cooperação governo e prefeitura aconteceu nesta quarta-feira (21) durante reunião no Palácio de La Ravardière entre o prefeito Edivaldo, o vice-prefeito, Julio Pinheiro, e os secretários de estado 

Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia) e Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos). O ponto terá capacidade para atender, simultaneamente, cerca de 1.200 pessoas e integra a Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet), que é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Nós temos uma grande parceria com a prefeitura de São Luís e estamos aqui com o prefeito Edivaldo firmando esse compromisso da implantação da rede de internet gratuita nas imediações da Praça Deodoro. Isso é um trabalho de inclusão digital para todos os maranhenses e aqui especialmente para os ludovicenses que vão dispor de internet de qualidade”, disse o secretário Jhonatan Almada, que estava acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Emanuel Denner. Também participaram da reunião os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Tati Lima (Informação e Tecnologia) e secretário-adjunto José Rogério Rodrigues (Informação e Tecnologia).

Ao falar sobre a importância da cooperação firmada com a Secti, o prefeito Edivaldo disse que o governador Flávio Dino tem sido um grande parceiro da cidade e da população de São Luís. “Hoje nós estamos aqui ao lado dos secretários Jhonatan Almada e Márcio Jerry, que representam o Governo do Estado, neste momento tão importante, que vai nos dar a oportunidade de ampliar esses serviços de internet gratuita dentro da cidade com mais um ponto sendo levado à Praça Deodoro com a oportunidade de atender milhares de pessoas”, destacou o prefeito.
Ampliação
Outros pontos deverão ser instalados a partir da cooperação governo e prefeitura. Serão priorizados espaços como as praças revitalizadas pela prefeitura em bairros como Cohatrac e Cidade Operária.
A universalização do acesso à internet, segundo apontou o secretário Marcio Jerry, é uma política muito importante e representa um avanço para São Luís. “Vivemos no mundo em que os cientistas chamam de sociabilidade midiática, ou seja, o mundo é muito midiatizado e a internet ocupa um espaço fundamental nesse processo. Então é muito importante a ampliação da parceria Governo do Estado com a prefeitura e nesse ponto específico que é o da ampliação de acesso à internet de qualidade à população”, disse Márcio Jerry.

O Wi-Fi que será instalado na praça terá um raio de 400 metros ao redor do totem, segundo destacou a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima. “Então muita gente vai poder acessar os serviços públicos, obter informações por meio de uma internet gratuita e de alta velocidade”, enfatizou.
A ferramenta, segundo o vice-prefeito Julio Pinheiro, também é um vetor de desenvolvimento. “O Governo Estado e a Prefeitura de São Luís compreendem a necessidade de fazer com que a população tenha acesso a essa ferramenta. A comunicação serve como um instrumento fundamental para se avançar no dialogo social”, disse o vice-prefeito.

Mais informações

A Maranet é a rede de internet gratuita ofertada com o objetivo de ampliar o acesso e a inclusão digital dos maranhenses. A internet é fornecida diretamente pelo Governo do Maranhão ou por organizações e empresas parceiras em locais públicos de grande circulação de pessoas, tais como praças, feiras e mercados. Democratizar o acesso à internet no estado é a missão da Maranet.
A rede integra o programa ‘Cidadania Digital’ do Governo do Maranhão, que conta ainda com o ‘Ponto do Saber’, que consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em escolas, associações ou outro espaço físico mediante acordo prévio com a Secti.

O Wi-Fi Grátis começou a ser instalado em São Luís em 2015 e já está implantado nos bairros Cidade Operária (entorno da Feirinha), Anjo da Guarda (entorno da Feirinha), Praia Grande (Rua Portugal à Praça Nauro Machado) e entorno do Iema Estaleiro-Escola no Sítio do Tamancão/Anjo da Guarda. Além de São Luís, a rede está instalada ainda nos municípios de Vitória do Mearim, Pinheiro e Pindaré-Mirim beneficiando milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz