Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

"Todos por São Luís" oferece capacitação para moradores do bairro João de Deus e adjacências


Mais de 20 cursos de capacitação estão sendo desenvolvidos no bairro João de Deus e áreas adjacentes como parte da programação da 43ª edição do programa "Todos por São Luís", promovido pela Prefeitura da capital. A primeira-dama e coordenadora geral do programa, Camila Holanda, visitou nesta quarta-feira (19), algumas oficinas.
Pela manhã, Camila Holanda esteve na sede da Associação Comunitária Espaço de Vida, na Rua São Pedro, acompanhando a conclusão da oficina de pães, doces e salgados. No sábado (22), a programação alcança a culminância com extensa ação social, reunindo secretarias municipais no bairro João de Deus, que este mês comemora 37 anos de fundação. 
"Além do estreitamento da relação entre Prefeitura e comunidade, com deslocamento de diversos serviços da administração pública municipal, o programa 'Todos por São Luís' oferece oportunidade de renda extra e emprego, melhorando a qualidade de vida das famílias com as oficinas de capacitação", disse Camila Holanda.
A primeira-dama destacou que a procura por oficinas de culinárias registra uma curva crescente. Está entre as mais procuradas pela oportunidade que o aprendizado propicia aos participantes, muitas vezes encaminhando-os para a formalização de empreendimentos individuais. As oficinas ofertadas nesta edição foram definidas em encontros prévios entre as lideranças dos bairros que compõem a área do João de Deus e a coordenação do programa. São estas lideranças que determinam os locais de realização das capacitações.
Durante a semana, várias capacitações estão sendo oferecidas, a exemplo das oficinas de origami, informática básica, arranjos florais, chaveiro, porta retrato, porta toalha, enfim, cursos que permitem confecção de peças artesanais e produtos de culinária para consumo e comercialização. Nesta edição, as oficinas estão sendo realizadas na sede da Associação Comunitária Espaço de Vida, Igreja Católica, Creche Vovozinha (Escola Rosa Sena), Jardim Chapeuzinho Vermelho, Igreja Fonte e Vida, Igreja Evangélica Missionária do Jardim Conceição e Associação de Moradores do São Bernardo.
PÃES
Em dois dias, 25 moradoras do João de Deus, Residencial João Alberto, Vila Conceição e outras localidades participaram do curso de pães, doces e salgados. A capacitação foi oferecida por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Segundo Ricardo Thabas, coordenador da oficina, a Semapa deslocou uma equipe de técnicos para ministrar o curso com turmas em dois turnos. Além dos orientadores, a secretaria também ofereceu o todo material utilizado pelos participantes nas oficinas.
Integrante do quadro da associação comunitária, Denise Gaby Rocha, está desde a fundação da entidade em 2006, atuando para qualificar o maior número de moradores para o mercado de trabalho formal e informal. "Essas oficinas oferecidas pelo 'Todos por São Luís' atende nossa linha de atuação, principalmente na área do artesanato e panificação. A comunidade tem participado e aprovado o programa como um todo", disse Denise Gaby Rocha.
Maria das Graças Castro Batista Ramos, moradora da Rua São Camilo, no João de Deus, participou pela primeira vez de uma oficina do programa "Todos por São Luís". Há 20 anos trabalhando com doces e salgados, Maria das Graças viu uma oportunidade de reciclar conhecimentos. "Vim em busca de aperfeiçoar meus conhecimentos, em busca de novidades da área. Mesmo porque esses cursos custam caro e aqui é de graça, vale à pena. É muito bom conhecer também pessoas que trabalham no mesmo ramo", comentou.
O "Todos por São Luís" é realizado pela Prefeitura há quatro anos. Nesta edição do programa no bairro João de Deus, a coordenação acrescentou o curso de reaproveitamento de alimentos, aplicado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz