Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

Prefeita de Satubinha participa do “Programa Avança”


A prefeita Dulce Maciel esteve presente no evento organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Educação, para assinar o termo de compromisso com  Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa de regularização de Fluxo Escolar (Avança) para aumentar a taxa líquida de escolarização das redes públicas de ensino fundamental no Município de Satubinha e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais de demais municípios maranhenses.
 “Esse projeto de parceria entre o Governo do Estado e os Municípios é muito importante para garantir o desenvolvimento da zona rural do nosso estado, que por tanto tempo foi esquecida. Hoje Satubinha mostra grande crescimento em relação às outras comunidades. Nosso município hoje compõe o plano mais IDH e tem recebido diversas ações do Governo para contribuir com a melhoria de seus índices. E o ‘Avança’ chega neste momento para contribuir, para que possamos acabar com esta disparidade entre a idade e a série dos alunos. Esse tipo de parceria é fundamental para que os municípios possam mudar a realidade de pobreza e baixos indicadores sociais” elogiou a Prefeita.

O Governador Flavio Dino se manifestou explicando que: "para corrigir um dos principais problemas educacionais do Maranhão é preciso dedicação da equipe estadual e prestígio dos professores municipais, que serão os principais protagonistas desse processo de correção de fluxo escolar. “Temos que dar conta dos desafios mais elementares, e, ao mesmo tempo, dos mais complexos. Temos uma reforma do ensino médio a implementar, temos que aumentar a população universitária que é a menor no país. Praticamente dobramos o número de bolsas de pós-graduação no nosso estado. De modo que nós temos um olhar para todas as dimensões do ensino”, enfatizou Flávio Dino, lembrando que nos municípios do ‘Mais IDH’ muitas escolas de taipa e barro estão sendo substituídas por estruturas de alvenaria.

“Nós estamos muito empenhados para concretização desse projeto para desenvolver as ações nestes municípios, a Seduc, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, fará a seleção dos professores e capacitará esses profissionais para que sejam mediadores de intervenção pedagógica com os alunos das redes municipais. A Secretaria dará suporte com fornecimento de material de apoio didático aos estudantes, incentivo financeiro para professores participantes, orientação às Secretarias Municipais para organização das turmas de regularização de fluxo, além de realizar acompanhamento e monitoramento do programa, com a inserção de Articuladores Pedagógicos Municipais e Regionais”, disse o Secretário de Educação Felipe Camarão.


O convenio alcançará 31 municípios que foram escolhidos para implantação do programa possuem as menores taxas de escolarização. São eles: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá Do Maranhão, Arame, Araioses, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Belo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro, Satubinha, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Itapecuru Mirim e Codó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz