Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

“O Maranhão está no rumo certo”, diz secretário Márcio Jerry em entrevista


O secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, concedeu entrevista à Rádio São Luís nesta sexta-feira (24), e fez um balanço de 26 meses do Governo do Estado sob a administração do governador Flávio Dino. “É um Governo que tem muitas marcas importantes. E nós temos visto fatos concretos que mostram inequivocamente que o Maranhão está em boas mãos, no rumo certo, recuperando anos e anos de descasos que fizeram com que as políticas públicas fossem desprezadas”, destacou Jerry.

Durante a entrevista, o secretário abordou temas como segurança, educação, saúde, infraestrutura, entres outros, respondeu perguntas de ouvintes, enfatizou que o Governo do Estado trabalha em ritmo intenso e garante realizações todos os dias em todas as regiões do Maranhão. “Isso faz com que a gente tenha, em meio a essa grave crise brasileira, o Maranhão como um estado que tem um diferencial muito grande hoje do resto do Brasil, exatamente pela capacidade de gestão que vem sendo demonstrada pelo governador Flávio Dino”, reiterou.

Segurança Pública

Na entrevista, o secretário Márcio Jerry explanou que a área da segurança pública é um problema, hoje, no país inteiro, mas no Maranhão os investimentos do Governo têm diminuído os índices de criminalidade e o tráfico de drogas. Ele citou a instituição do programa Pacto Pela Paz, que montou um gabinete permanente com outros órgãos do judiciário e da sociedade civil para debater políticas públicas na área da segurança, como instrumento de progresso.

Jerry elencou, ainda, a incorporação de mais 2.500 policiais, a aquisição de mais de 600 novas viaturas, a promoção de cerca de quatro mil profissionais, além da formação para outros três mil. Ele também citou as mudanças ocorridas no sistema penitenciário, outrora destaque negativo até em âmbito internacional. “Muitos internos com atividades de educação, fazendo processo efetivo de ressocialização. Temos na segurança pública muitos avanços importantes. Não é discurso, é fato concreto. São mais policiais, mais viaturas, mais equipamentos, muito mais combate ao tráfico e ao crime”, reiterou o secretário.

Educação

Na área da educação, o secretário Márcio Jerry realçou que os êxitos obtidos nos primeiros meses de Governo já colocam Flávio Dino como o governador da educação. Ele explicou que em 26 meses são mais de 500 escolas recuperadas e construídas no âmbito do programa Escola Digna, que também está substituindo estruturas de palha, bairro e taipa por alvenaria. Serão 300 até o final de 2018. “Se governos passados tivessem cuidado das escolas a gente poderia estar construindo escolas novas. Estamos construindo, mas também é preciso dar conta daquelas que estão precisando de reconstrução”, esclareceu.

Jerry também lembrou as escolas de tempo integral, na qual o Maranhão passou de nenhuma para 18 em pouco tempo, além dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), ensino técnico em tempo integral. Ainda no âmbito da valorização da educação, o secretário destacou que o Maranhão pagará o maior salário para professores do país, além das progressões, dobra de matrícula e incentivos, e realizou eleição direta para gestor. Ele frisou também o ‘Sim, Eu Posso’, programa que alfabetizou mais de 10 mil maranhenses. “Além do Bolsa Escola, que beneficia mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes para a compra do material escolar”, pontuou.
Mais IDH

Plano de Ações ‘Mais IDH’ é uma das marcas mais fortes do Governo e é uma política de médio e longo prazo, afirmou o secretário. Para ele, já há resultados no âmbito da agricultura familiar nos 30 municípios de menor índice do Maranhão, além de ações como construção de casas populares, escolas, cozinhas comunitárias, sistemas de abastecimento de água, e a atuação da força estadual de saúde. “O tema do ‘Mais IDH’ é importante porque é um dado irrefutável muito grande. A riqueza do Maranhão foi amealhada durante muitos anos. O estado é 16º PIB do Brasil e o 26º IDH. É isso tudo que em pouco tempo o governador está revertendo”, sublinhou.
Saúde

Na saúde, Márcio Jerry explicou que os desafios são imensos. “Foi preciso fazer uma reinvenção do sistema de saúde para que a gente possa pactuar as relações dos municípios com o Maranhão”, disse Jerry.

A reconstrução do sistema de saúde passou pela abertura de cinco novos hospitais macrorregionais – Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal – e a recuperação da rede física nos municípios, além da construção de unidades em outras cidades e foco na atenção básica. Ele lembrou a ampliação do atendimento oncológico desde o início do Governo, e a construção dos Hospitais da Criança e do Servidor. “Há um conjunto bem articulado de ampliação dos serviços de saúde com qualidade”, falou.

Infraestrutura e gestão

O secretário falou ainda das obras de infraestrutura que estão ocorrendo em todo Maranhão, e destacou a pavimentação de estradas, além das ruas e avenidas dos municípios que, em 26 meses, já beneficiou 150 cidades e mais da metade da população maranhense. “Se você bota o olho no Maranhão pode enxergar máquinas e homens trabalhando na infraestrutura do nosso estado em todas as regiões”, destacou.


Durante a entrevista, Márcio Jerry realçou também temas como a responsabilidade fiscal e os salários em dia dos servidores, parcerias com as prefeituras, governabilidade, entre outros assuntos levantados pelos ouvintes. “Podem confiar que o nosso estado está em boas mãos, no rumo certo, são muitas realizações. O governador Flávio Dino foi eleito para fazer mudanças e está fazendo. Muita coisa boa tem sido feita com muita determinação, honestidade e respeito pelo nosso povo. E assim vai continuar”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz