Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

Nova Companhia do Corpo de Bombeiros atende Vale do Pindaré



Com a inauguração, na última semana, da sede da 9ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, Governo garante cuidados à cidade de Santa Inês e região

Responsável por atender uma área de 19 cidades do Vale do Pindaré, a 9ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros MIlitar (CIBM), inaugurada na última semana pelo Governo do Estado. Mais de 200 mil pessoas passam a contar com o apoio em ações de salvamento em altura, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, atendimentos a ocorrências envolvendo produtos perigosos, defesa civil e atividades de prevenção a acidentes e incêndios.

A nova unidade se junta as unidades de Trizidela do Vale, Porto do Itaqui, São José de Ribamar e Açailândia que estão em pleno funcionamento e fazem parte plano de reestruturação e expansão do efetivo operacional iniciado pelo Governo do Estado com a aprovação, no ano passado, da Lei de Organização Básica (LOB) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), aguardada desde 1996.

Comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Coronel Célio Roberto, explica que inauguração marca uma nova fase para salvamento no estado. “Esta Unidade do Corpo de Bombeiros vai trazer mais segurança para Santa Inês e cidades vizinhas. Agora a corporação vai conseguir diminuir o tempo de reposta para salvamento de vítimas de acidentes, regastes, combate a incêndio e também para ações de defesa civil”, conta.

A unidade recém-inaugurada dispõe de uma ambulância de suporte básico, para prestar primeiros socorros em acidentes e dar suporte em transferência de pacientes; um auto bomba tanque (ABT), o caminhão de combate à incêndio; uma Auto Rápido (AR), que faz captura de animais e resgates em altura, além de uma equipe de pelo menos 25 oficiais do Corpo de Bombeiros atuando 24h na região.
A Companhia é a primeira da região e iniciou suas atividades registrando bons números. “Somente no período de carnaval, foram quatro transferências entre os Hospitais de Pindaré-Mirim e Santa Inês, socorro de vítima de arma branca, combate a incêndio em estabelecimento comercial e um socorro de vítima com fratura, ocorrências de difícil resolução sem a nova Companhia na região Além dessas ações atualmente estamos realizando o monitoramento do Rio Pindaré por conta das fortes chuvas que tem elevado o volume do rio”, explica a comandante do 9º CIBM, capitã Erica Lindoso.
Estrutura
O prédio localizado na Avenida Castelo Branco, 4258, BR-316, passou por reforma que incluiu manutenção das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias; instalação de equipamentos de refrigeração; além de pintura e dispositivos de segurança como extintores.
Além de acomodações mais adequadas para os bombeiros, o prédio conta ainda com alojamentos, refeitório, cozinha, banheiros, salas de administração e atendimento ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz