Páginas

quinta-feira, 23 de março de 2017

Governo do Estado, ministra de Direitos e Humanos e deputado Weverton Rocha entregam kits a Conselhos Tutelares



Numa iniciativa conjunta dos Governo Estadual e Federal e do deputado federal Weverton Rocha, Conselhos Tutelares de 20 municípios maranhenses receberam kits de equipamentos para melhorar a atuação na defesa de direitos de crianças e adolescentes. A solenidade, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio Henrique de La Rocque, contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois.
A medida, fruto da ação articulada, reforça a preocupação do Governo do Estado de implementar ações que fortaleçam a atuação dos Conselhos, considerada pela gestão de fundamental importância na mobilização social. O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Francisco Gonçalves, ressalta que crianças e adolescentes são prioridades absolutas da atual gestão estadual.

“É uma necessidade estrutural, para que os conselhos tutelares possam efetivamente cumprir com suas funções de garantia dos direitos de crianças e adolescentes do Maranhão. Essa entrega hoje é um esforço que envolve tanto a atuação do Executivo Estadual, Governo Federal e o Legislativo, através de emenda do deputado estadual Weverton Rocha”, explicou Francisco Gonçalves.
A ministra Luislinda Valois acredita que estes investimentos em políticas públicas infanto-juvenis são necessários para trazer dias melhores para o País. “O objetivo é cuidarmos das nossas crianças que serão os comandantes desse pais no futuro, quem não cuida das crianças, não tem um futuro gratificante. E nosso objetivo é trazer esses meios para que os conselheiros tenham melhores condições para desenvolver o trabalho”, relatou a ministra de Direitos Humanos.

No kit, entregue aos 20 municípios, contém um veículo, cinco computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro. O deputado federal Weverton Rocha contou que esforços não tem sido medidos para, através do seu mandato, assegurar condições para que conselheiros e conselheiras possam desempenhar melhor suas funções.

“Neste momento difícil que nós estamos vivendo no Brasil não podemos deixar de ver o dia-a-dia e lembrar que existe toda uma demanda reprimida aqui no estado do Maranhão, quanto à questão do apoio à política da criança e do adolescente. O apoio aos Conselhos Tutelares é uma das metas do nosso mandato e temos feito esse trabalho. Nós e o Governo do Estado temos dado as mãos para apoiar os nossos munícipes”, pontuou Weverton.

O presidente da União de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão (Unicectma), Darlan Mota, é conselheiro tutelar de São Luís, e relata que em várias cidades do estado há um trabalho precarizado, sem equipamentos, condições e estruturas. “Esse kit vem somar e fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente, já que em conselhos que a gente tem visitado encontramos conselheiros atendendo em seus veículos, em bicicletas e até a pé”.

Os municípios contemplados são: Amarante do Maranhão, Açailândia, Axixá, Brejo, Buritirana, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Godofredo Viana, Icatu, Igarapé Grande, Itinga do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Miranda do Norte, Mirinzal, Paulino Neves, Pedreiras, São Félix de Balsas, São João do Carú e Trizidela do Vale.

Além de prefeitos e conselheiros tutelares dos 20 municípios, estiveram presentes no evento o secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Elisângela Cardoso, o deputado estadual Fábio Macedo e o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Tema Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Diniz